Greta, o nome da nova livraria em Lisboa, nasceu primeiro no online, em 2022, desde então tem reunido, inclusive em debates literários, uma comunidade de mulheres trans e cis, feministas e activistas, interessadas em ler e promover a literatura no feminino, de várias áreas (ficção, banda desenhada, livros infantis, história, estudos de género, poesia), e também revistas, zines e artes gráficas.
Foi no mês passado que Greta abriu portas ao público em Lisboa, nos Anjos, no início do mês de Setembro, pelas mãos de Lorena Travassos, fotógrafa e professora de Cultura Visual/Fotografia, que anseia brevemente por tornar também a livraria numa editora.
A Greta teve início graças às pessoas (grande maioria de mulheres, na verdade) que queriam uma livraria feminista e viram a necessidade de apoiar a produção de livros escritos por mulheres, bem como a discussão sobre o feminismo, sem estereótipos, em Lisboa.
Neste espaço, haverá também espaço para mais debates, workshops e lançamentos de livros. Greta é mais do que uma livraria, para além de dedicada exclusivamente a obras produzidas por mulheres, é também um “clube”, no qual, através de uma assinatura anual, os seus membros poderão receber livros em casa.
A prioridade é “disponibilizar livros que foram publicados em pequenas editoras ou por autopublicação e que, por isso, não estão disponíveis nas grandes livrarias”, lê-se na página.
O objetivo é refletir “os problemas de género” da atualidade e “tornar acessível a publicação de grande qualidade que está sendo produzida [sobre o tema], mas que não tem espaço”.
Ainda que seja uma livraria com livros produzidos somente por mulheres, Greta é um espaço aberto a todo o público, que procure “um mundo mais justo e ético”, segundo Lorena.
A livraria assume-se como “um lugar seguro para o encontro e debate de temas que sejam remetidos às comunidades LGBTQIA+, imigrantes e afrodescendentes de todos os lugares do mundo’’.
Quando estiveres a passear por Lisboa, não deixes de visitar a livraria localizada nos Anjos.
Livraria Greta,
Morada: Rua Palmira, 66 (Anjos).
Seg-Sex 13.00-20.00, Sáb 10.00-14.00.