Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

plantas de interior

As plantas são seres vivos. Por isso, para se assegurar a sua sobrevivência, torna-se fundamental ter alguns cuidados. A rega regular e a receção de luz solar revelam-se elementos essenciais. Contudo, entre o vasto leque de plantas de interior que se pode ter por casa, há alguns exemplares que não requerem luz solar abundante. Por isso, são perfeitas para locais ou ambientes nos quais não há luz solar natural direta. 

Estas plantas são as mais indicadas para decorar casas ou apartamentos exíguos, pois conseguem viver bem em ambientes mais escuros e sem fontes diretas de luz solar. Portanto, estas plantas servem perfeitamente para colocar em espaços mais sombrios em que encontre aquele spot ideal para elas poderem brilhar, dando vida à divisão.

A seleção de plantas que iremos partilhar contigo é perfeita para quem não tem tempo ou paciência para as mimar. São plantas fáceis de tratar e de cuidar. As plantas que iremos identificar até podem ser regadas com períodos de intervalo mais alargados.

1. Violeta africana

Como o nome indica, esta planta vem da África Oriental. A violeta africana encanta os amantes da decoração e trata-se de uma planta perfeita para interiores. Esta planta, também conhecida como Saintpaulia, é boa de se ter por casa, porque não tem de ficar diretamente exposta ao sol. 

A violeta africana tem uma textura fofa e carnuda. Um dos seus destaques está nas coloridas flores aveludadas. Esta planta adapta-se perfeitamente ao interior das casas. No entanto, deve ser mantida afastada de correntes de ar. Caso contrário, as folhas podem murchar.

2. Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

Esta planta originaria da América Central é perfeita para decorar a sua casa. O lírio-da-paz é uma planta bastante popular devido às suas flores. Estas são plantas ótimas para decoração e ornamentação.

A folhagem verde brilhante desta planta contrasta com a flor branca que apresenta. O lírio-da-paz pode ser colocado em entradas e quartos, por exemplo. Trata-se de uma planta de sombra, que não necessita de luz solar direta e que consegue florir sem grande exposição ao sol. Vive bem num ambiente com pouca/média luminosidade.

Como se tratam de plantas tóxicas, requerem atenção quando se tem animais de estimação ou crianças por casa.

3. Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)

São muitas as pessoas que gostam de ter por casa esta planta nativa da África tropical. A zamioculca implica poucos cuidados. Apesar de apreciar a luminosidade do sol, não é muito exigente com a luz solar ou com a rega. 

Esta planta consegue sobreviver em ambientes mais sombrios. Outra característica interessante da Zamioculcas é ser bastante resistente a pragas ou fungos. Contudo, deve ser colocada fora do alcance de crianças ou dos animais de estimação por ser tóxica.

4. Fetos (Pteridium aquilinum)

Esta planta é conhecida por nomes muito distintos, nomeadamente feteira, samambaia, feto-comum, feiteira ou feito. Pode colocar esta planta em qualquer divisão da sua casa, em espaços onde não haja luz solar direta. 

A rega consiste na única exigência dos fetos para crescerem de forma saudável. Eles adoram água. No entanto, não se pode exagerar. Estas plantas podem servir como decoração em casas com crianças e animais de estimação. Os fetos são inofensivos. Não são tóxicos, nem perigosos.

5. Figueira-benjamim (Ficus Benjamina)

Esta planta é originária da Ásia, sendo conhecida por outros nomes, nomeadamente fícus-benjamim, ou figueira, simplesmente. Esta planta é quase uma pequena árvore. Por isso, implica ter um espaço mais amplo. 

No entanto, se a sua casa tiver essa possibilidade, esta opção é fantástica. Trata-se de uma planta que não requer muita luz. A luz solar direta pode queimar as suas folhas. 

Caso haja crianças e animais domésticos na sua casa, deve optar por outras, pois trata-se de uma planta tóxica.

6. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)

Os verdadeiros amantes de plantas de interior enaltecem esta planta originária da região tropical da África ocidental. Ela tornou-se num verdadeiro clássico para se ter por casa. 

A Espada de São Jorge é reconhecida como uma planta protetora. Ela atua como uma barreira, protegendo a casa e os seus habitantes de energias negativas. Esta planta deve ser mantida fora do alcance de animais domésticos e crianças por ser tóxica.

7. Bambu da sorte (Dracaena sanderian)

Esta planta apresenta grande resistência, sendo flexível e versátil. O bambu da sorte é uma planta perfeita para se ter por casa, por ser de fácil manutenção, bastando uma rega semanal. É fácil de cuidar e desenvolve-se naturalmente com facilidade.

A necessidade de luz solar é escassa. Ela deve ser resguardada da luz solar. O bambu da sorte prefere receber a luz de forma indireta. No entanto, por se tratar de uma planta ligeiramente tóxica para cães e gatos, é recomendado manter o bambu da sorte fora do alcance.

8. Bromélias (Bromeliaceae)

Estas plantas têm preferência por ambientes mais quentes e com elevada humidade. As bromélias têm origem tropical. Elas servem perfeitamente para decorar um apartamento. São plantas de interior, fáceis de cuidar, que não requerem luz solar em abundância.e não crescem em demasia. 

Esta planta é bastante comum, muito fácil de se encontrar à venda e é bastante indicada para decorar uma casa. Como necessita constantemente de humidade, revela-se fundamental não deixar as bromélias secar.

Pode ter em casa esta planta, mesmo com crianças e animais de estimação, pois trata-se de uma planta totalmente inofensiva.

9. Costela de Adão (Monstera deliciosa)

Pode escolher colocar esta planta na sua casa, porque se trata de um ser vivo que se dá bem no interior e sobrevive sem receber luz em abundância. 

A Costela de Adão consiste numa espécie tropical trepadeira, nativa do México. Esta planta também é conhecida como Monstera deliciosa por apresentar um fruto comestível. Tem uma bela e exuberante folhagem, mas as suas folhas são tóxicas. Por isso, se tem animais de estimação e crianças, deve manter a planta fora do seu alcance.

10. Jiboia ou hera-do-diabo (Epipremnum aureum)

Esta planta apresenta folhas de cor verde-escura com manchas amarelas e revela-se uma das plantas de interior mais fáceis de tratar. 

A Jiboia ou hera-do-diabo revela-se uma planta resistente, que sobrevive sem luz solar direta, tem pouca necessidade de luz solar direta, não sendo necessário estar sempre a ser regada. Basta regá-la, quando a terra se apresenta seca. 

Estas plantas devem ser mantidas fora do alcance de crianças e de animais de estimação por serem tóxicas.

Related posts
DicasLifestyle

Truques para limpar o filtro do ar-condicionado

Casa & Decoração

Truques eficientes para limpar os armários da cozinha

DicasLifestyle

Dicas para manter o frigorífico e o congelador impecáveis

Casa & DecoraçãoDicasLifestyle

As melhores dicas para evitar entupimentos em casa