No nosso país, é possível realizar algumas viagens de carro fascinantes. Fazer uma Road Trip tornou-se uma tendência devido à forte influência que o cinema americano teve (tem e terá) nos portugueses. Embora existam várias estradas no nosso território que merecem rasgados elogios internacionais, há uma que se destaca pela sua extensão, sendo até comparada a uma estrada americana bastante popular. É a “Rota 66 de Portugal”.
O exemplo americano
A revista internacional Condé Nast Traveller tornou-se numa referência para muitas pessoas que adoram viajar. A grande reputação desta revista na área das viagens é evidente. Tornou-se numa autoridade na matéria, uma fonte credível para diversos viajantes.
A versão espanhola da Condé Nast Traveller publicou um artigo intitulado La “Ruta 66 de Portugal” através de siete paradas imprescindibles. Esse artigo compara a nossa Estrada Nacional 2 com a icónica Rota Americana 66, uma referência mundial para quem procura realizar road trips memoráveis.
Hollywood apresenta com frequência o fascínio das road trip. Não é incomum o mundo do cinema revelar filmes em que uma família se reúne para realizar um passeio por longas estradas, indo em direção a nenhum destino em particular, viajando pelo prazer de viajar.
Sem planos, sem organização, as famílias viajam e desfrutam do momento, das conversas, do convívio, da paisagem que é apresentada.
Ao longo do percurso, encontram-se pontos turísticos, seja um parque, uma floresta, um parque de diversões, um museu. A aventura está no processo de descoberta que se realiza. Ora, esta experiência enriquecedora pode ser vivida em Portugal.
Características da Rota 66 de Portugal
A origem desta Estada Nacional remonta ao ano de 1945. Em Portugal, a Estrada Nacional tem uma longa história. Desde o momento da sua criação, a EN2 tornou-se numa referência para os portugueses, um ícone da faixa central de Portugal. Desta forma, compreende-se que a realização de uma Road Trip por esta estrada se revela numa experiência fascinante.
Ao longo do percurso, viverá diversos momentos fantásticos. Em cada solavanco, verá uma oportunidade para uma fotografia digna de um quadro. Cada subida representará uma aventura. Cada curva da estrada servirá como um apelo à reflexão ou à memorização de uma experiência única.
Ao longo do percurso pela EN2, podemos atravessar boa parte do território português, permitindo uma deslocação de norte a sul do país ou o inverso, funcionando como uma espécie de espinha dorsal de Portugal que possibilita que o interior português seja resgatado do esquecimento.
A Estrada Nacional 2 estende-se de Chaves (situada na província histórica de Trás-os-Montes e na fronteira com a Galiza Espanhola) a Faro, na região do Algarve. Ora, no total, este percurso representa quase 740 km, o que faz da EN2 a estrada mais longa do país.
Esta estrada portuguesa permite-nos conhecer muito do nosso país, pois a EN 2 passa por 11 distritos e 35 concelhos.
Paisagem rica e muitas atrações
Ao longo da EN2, poderá viver uma experiência bastante agradável, contemplando uma paisagem diversificada com pormenores verdadeiramente arrebatadores. Além da beleza dos cenários que nos acompanham ao longo do percurso, há um conjunto de atrações imperdíveis. Por isso, iremos sugerir algumas paragens estratégicas de modo a não perder os seus melhores pontos de interesse.
Esta estrada icónica permite-nos conhecer o que não é destacado nos guias turísticos que tendem a apresentar Lisboa, Porto e outras grandes cidades, esquecendo que Portugal não se esgota dos destinos mais populares.
A verdadeira portugalidade está espelhada nas suas belas aldeias, nas respetivas ruelas, na gastronomia local, nas atrações, nas pessoas que vivem um quotidiano distinto, autêntico.
Pontos de interesse imperdíveis
Eis algumas das paragens estratégicas que tem de realizar se se aventurar pela “Rota 66 de Portugal”. São pontos de interesse que tornarão a viagem numa experiência memorável!

1. Chaves
Chaves representa o quilómetro 0 da EN2, existindo no centro de uma rotunda um marco de pedra que simboliza isso mesmo. Nesta cidade, há a destacar o passado romano de Aquae Flaviae, uma cidade antiga que emergiu devido à riqueza das águas termais locais.
- Outros pontos de interesse: Museu das Termas Romanas de Chaves; ponte romana de Trajano; torre de menagem.
2. Peso da Régua
Destino encantador, situado nas margens do Douro. Peso da Régua está intimamente ligado à produção do vinho do Douro, o que se verifica nas suas paisagens deslumbrantes.
- Outros pontos de interesse: Museu do Douro.
3. Lamego
Este destino, presente no distrito de Viseu, não está muito distante de Peso da Régua, sendo também merecedor de uma visita. Uma das suas atrações é a Sé de Nossa Senhora da Assunção à cabeça.
- Outros pontos de interesse: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Castelo de Lamego.
4. Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto proporcionam uma experiência extremamente agradável ao mundo rural, apresentando-nos destinos bucólicos difíceis de esquecer pela imensa beleza que apresentam.
Estas aldeias conjugam uma arquitetura tradicional com um património natural incrível. Uma das mais populares é o Talasnal, mas outras opções também conseguem proporcionar momentos inesquecíveis.
- Outros pontos de interesse: Casal Novo, Chiqueiro, Candal, Cerdeira, Aigra Velha.
5. Picoto da Melriça
Este destino inusitado destaca-se por se tratar do centro geodésico de Portugal. O monumento em forma de pirâmide, que se ergue no topo da elevação, assinala essa curiosidade.
- Outros pontos de interesse: Miradouro do Picoto da Melriça.
6. Viana do Alentejo
Esta vila portuguesa é uma pérola turística perdida no distrito de Évora. Apesar de não estar dentro do raio do turismo da região do Alentejo, não faltam razões para visitar Viana do Alentejo.
- Outros pontos de interesse: o castelo e a Igreja Matriz de Viana do Alentejo no seu interior.
7. Faro
O final desta maravilhosa aventura pela EN2 é feito na capital do Algarve, um destino de sonho para quem realiza as férias de verão. As praias de Faro são uma atração paradisíaca que atrai inúmeros turistas na estação mais quente do ano.
- Outros pontos de interesse: passear pelas ruas da cidade velha circundada pela antiga muralha.
Caso pretenda realizar a “Rota 66 de Portugal”, pode recorrer a esta informação para organizar o percurso. Seguramente que terá a oportunidade de viver uma experiência memorável. Não será necessário realizar as 7 paragens recomendadas, mas seguramente que não haverá arrependimento se seguir essas indicações!…
