O automóvel é um companheiro de rotinas. Por vezes, por estarmos com ele há muito tempo, surge afeição e custa-nos trocá-lo. Mesmo que não seja o carro mais belo, ou seja mesmo dos carros mais feios do mundo, não deixa de ser algo que desperta em nós diversas memórias.
Não é incomum alguém herdar um carro ou aproveitar a oportunidade de um bom carro a bom preço, mesmo que o carro em questão não seja o modelo mais atrativo.
Dizem que há carros para todos os gostos. Contudo, entre os carros mais feios do mundo, podemos encontrar alguns veículos que parecem destinados à rejeição. No entanto, o seu aspeto até acaba por torná-los distintos, surgindo adeptos da sua singularidade.
Lista dos carros mais feios do mundo
Será que gostaria de ter na sua garagem um dos carros mais feios do mundo? Se a beleza é uma questão de gosto, a fealdade também deve ser. Nesta lista, encontrará modelos singulares…
Idealmente, os designers de automóveis devem projetar carros que conjuguem estilo e sentido prático. Ao longo da história, muitos carros foram produzidos sem cumprirem com esse requisito.
Alguns desses veículos apresentavam um aspeto incomum. Frequentemente, revelavam uma beleza questionável… Reunimos uma lista com automóveis tão estranhos que muitos os colocam nas listas dos carros mais feios do mundo!

1. Fiat Multipla
Este veículo da Fiat revela-se um autêntico campeão no campeonato da “fealdade” automóvel.
Além de revelar uma silhueta que se assemelha a uma caixa de sapatos sobre rodas, o Fiat Multipla apresenta faróis estranhamente posicionados, o que lhe confere um “look” impressionante, no pior dos sentidos. Apesar de ser uma viatura bastante prática, até pela configuração de seis lugares, não será um carro de sonho para ninguém.
2. Citroën AMI 6
Apesar do Citroën AMI 6 de 1961 ser um carro feio, esteve em comercialização ao longo de uma década. Na época, a viatura até foi elogiada pela originalidade e inovação. No entanto, atualmente, ninguém arriscaria fazer o mesmo.
O carro tem uma silhueta bastante estranha. Foi batizada de “Linha Z”. Outra característica incomum deste automóvel está no óculo traseiro invertido. Este carro tinha as suas mais-valias. Mesmo quando chovia ele mantinha-se limpo.
Outra qualidade do Citroën AMI 6 de 1961 é o espaço que concede, seja na sua bagageira de abertura convencional que apresentava boa capacidade, seja nos bancos traseiros que dispunham de muito espaço.
3. Peugeot 1007
Este carro poderia ter parecido uma boa ideia. Contudo, deixa muito a desejar pelo seu aspeto incomum. O Peugeot 1007 é uma proposta de algo diferente, comprovando que a originalidade pode não ser sempre o melhor caminho. Não se estranha que a Peugeot nunca mais tenha apostado neste conceito…
4. Nissan Cube
O nome do carro já revela muito do aspeto deste carro. Ninguém se sente agradado com a ideia de conduzir um cubo de gelo. Este carro é quase um cubo sobre rodas. A estética de design excêntrico do Nissan Cube não terá conquistado muitos adeptos.
5. Chrysler PT Cruiser
Este modelo apresenta um design retro. O automóvel parece saído de outras eras. Uma memória dos anos 30. O modelo revelou-se uma tentativa falhada de resgatar o charme dos carros clássicos americanos. No entanto, esta viatura tem um aspeto tão estranho que não conquistou muitos adeptos.
Apesar de muitas pessoas apostarem em coisas com charme nostálgico, esta viatura parece até afastar esses fanáticos pelo antigo. O Chrysler PT Cruiser é uma relíquia do passado de design tão assustador que o melhor é que se mantenha perdido por lá.
6. SsangYong Korando (1996)
Naturalmente, um carro com este aspeto tinha de estar na lista dos carros mais feios. A marca sul-coreana SsangYong tornou-se popular devido aos carros de desenho exótico que apresentou ao longo dos anos.
Com este modelo, não só manteve a tradição como acertou no nome. Quem conduz esta viatura singular sente-se mal, fá-lo corando, porque tem vergonha do seu aspeto.
Inicialmente, Korando foi lançado como um Jeep Willys feito sob licença. Posteriormente, em 1996, passou a apresentar uma carroceria totalmente nova. No seu design, destacava-se a traseira e as laterais típicas dos 4×4 da época, além da intrigante dianteira com uma grade estreita e com dois faróis.
7. SsangYong Rodius
Outro modelo exótico da marca sul-coreana SsangYong é o Rodius. Esta viatura apresenta um design questionável e um formato desajeito que parece ter sido projetado após um almoço bem regado.
A traseira do SsangYong Rodius parece ter sido colada de outro carro. As linhas dissonantes deste modelo parecem ter sido inspiradas num acidente. Este carro consegue chocar até os mais indiferentes, mesmo os que não gostam de carros.
8. Sbarro Autobau
Este carro foi projetado pelo italiano Franco Sbarro. Apesar de ter sido concebido por este lendário designer de automóveis, esta viatura comprova que a inspiração não surge todos os dias.
O Sbarro Autobau é um automóvel construído como homenagem a Fredy Lienhard, o piloto suíço que venceu a prestigiada prova das 24 horas de Daytona (em 2002).
9. Aston Martin Lagonda
O nome da marca pode estar associado a carros desportivos elegantes. Contudo, este modelo da popular Aston Martin não faz jus à tradição. O Lagonda é um carro com um
um design angular e futurista que pode ter sido bom para integrar um filme de ficção científica dos anos 80.
Contudo, atualmente, parece mais destinado a ser devorado por uma anaconda… Naturalmente, com este aspeto, o Lagonda revelou-se um fracasso comercial.
10. Pontiac Aztek
O aspeto desta viatura é tão mau que muitos compreendem instantaneamente o seu lugar nesta lista dos carros mais feios. O design deste carro lançado em 2001 naturalmente não agradou ao público.
O aspeto tão singular quanto controverso pode não ter gerado muitos fãs. Contudo, até gozou de alguma fama devido ao surgimento na popular série “Breaking Bad”, pois o personagem Walter White conduziu este modelo.
Como se viu ao longo do artigo, o bom gosto não está sempre presente no momento de criar um design inovador. Mesmo grandes marcas caíram na tentação de fazer algo tão estranho que as fez conquistar um lugar na lista dos carros mais feios da história do ramo automóvel…
A ideia de fazer diferente, frequentemente, peca por excesso de criatividade ou falta de inspiração (ou de talento?) dos designers de automóveis. Gostaria de ter um carro destes?
