Quantcast
DicasFormação & Carreira

Dicas para aproveitares o teu estágio ao máximo

estágio

Todos os jovens devem aproveitar a aprendizagem que um estágio garante. Termos a oportunidade de realizar um estágio pode ser mesmo decisivo para o nosso futuro. 

Um estágio é uma experiência distinta, que nos permite viver diversos desafios que nos fazem crescer, obtendo um conjunto de conhecimentos que serão uma mais-valia num contexto profissional. 

Existem diferentes tipos de estágios, mas todos acarretam dificuldades que somos convidados a superar. Os ensinamentos obtidos com a superação desses desafios serão benéficos a curto, médio e longo prazo. Um estágio bem aproveitado poderá ajudar na construção de uma carreira duradoura.

Anualmente, há diversas empresas a acolher jovens talentosos para realizarem estágios. O mínimo esperado é que eles sejam bons estagiários, executem bem as tarefas, que cumpram as suas horas com total dedicação. No final, se não integrarem os quadros da empresa, como normalmente acontece, ficam a experiência e a aprendizagem como retorno. 

10 dicas para aproveitares o teu estágio ao máximo

No presente artigo, iremos apresentar um conjunto de dicas que permitem que qualquer jovem possa dedicar-se ao seu estágio com a melhor estratégia

Estas dicas irão permitir que aprenda ao máximo com a experiência, evolua continuamente e obtenha conhecimentos. Toda a informação e aprendizagens permitirão que o estagiário se destaque e se prepare da melhor forma para a sua carreira. 

1. Ter a mentalidade certa

Não se pode encarar a experiência do estágio pelo simples desempenho do papel de um mero estagiário. A pessoa que embarca neste desafio deve pensar que será um futuro colega. 

A abordagem mental faz a diferença. Poderá permitir que o estagiário integre os quadros. Se tal não acontecer, certamente criará um impacto que fará com que seja lembrado. Nunca se sabe o que o futuro reserva. Se no imediato não surgirem vagas, pode ser que a oportunidade surja pouco tempo depois. 

2. Criar boa reputação

É fundamental trabalhar na construção de uma boa reputação durante o estágio. Como se disse na etapa anterior, ter a mentalidade certa seguramente ajuda. Para se criar uma boa reputação, é necessário estar preparado para os desafios. 

Encarar as ações do quotidiano como um momento para mostrar capacidade de superação. Realizar pequenas ações de qualidade permite criar a ideia de que se é a pessoa indicada para a função, para integrar a equipa de trabalho.

3. Ser profissional

Ter um comportamento profissional exige não só a quem procura garantir um lugar na empresa após o estágio, como a quem pretende criar uma imagem de alguém competente que pretende criar uma boa carreira. 

Naturalmente, garantir a pontualidade é o mínimo que se deve exigir de si mesmo. Demonstrar organização, conseguir cumprir deadlines,… é fundamental. Contudo, caso se prevejam dificuldades em cumprir, comunique com antecedência que os prazos poderão ser desrespeitados. Será sempre melhor do que informar no momento da falha.

No momento de entregar o trabalho, deve demonstrar-se qualidade. Um trabalho escrito não deve apresentar erros ortográficos. No momento de fazer uma apresentação, o profissionalismo do estagiário deve ser evidente.

Um bom profissional deve fazer por ganhar a confiança da sua equipa de trabalho. Ter atenção aos pormenores ajuda a que confiem em delegar mais responsabilidades no estagiário. 

Quando uma equipa desconfia das qualidades de um estagiário para cumprir com tarefas menores, dificilmente dar-lhe-á a oportunidade de assumir a responsabilidade por tarefas maiores.

4. Ser proativo e curioso

O estagiário deve demonstrar proatividade. Mesmo que não saiba tudo, não consiga superar todos os desafios encontrados, há que agir. Se a tarefa já foi concluída, não se pode ficar de braços cruzados. Ninguém irá aplaudir. Não se pode agarrar ao telemóvel ou estar desocupado. Há que ser proativo. 

Demonstrar iniciativa é uma qualidade que é bastante valorizada no mercado de trabalho.

Perguntar aos superiores hierárquicos se há algo mais que se possa fazer com o tempo livre que tem em mãos. 

Revelar uma curiosidade genuína é outro trunfo de um estagiário. Questionar de forma pertinente determinadas temáticas será bem acolhido, se não for exagerado. Querer saber como funciona outro departamento da empresa, por exemplo, demonstra interesse em integrar-se. 

O estagiário deve demonstrar com a sua atitude que pretende investir no seu desenvolvimento e que não se cinge a “cumprir horário”. Pretende mesmo vestir a camisola e contribuir para o sucesso da empresa.

5. Procurar uma integração plena

Deve fazer-se um esforço para estabelecer relações mais aprofundadas com os colegas. Ter esse conhecimento da equipa poderá ajudar a que o estagiário se sinta verdadeiramente integrado. 

Comunicar com os colegas regularmente será decisivo para o estagiário conseguir integrar a equipa. Para ser bem sucedido, deve partilhar os seus êxitos, confidenciar as suas derrotas e ousar pedir conselhos ou ajuda, sem hesitar, sem receios.

Certamente que quando há essa integração plena, torna-se mais fácil empenhar-se a 100%. O ambiente de trabalho ficará mais saudável, com os colegas a servirem como uma fonte de apoio e de encorajamento.

6. Adaptar-se ao contexto

Diferentes empresas apresentam MO’s (modus operandi) distintos: as suas formas de atuar. Por isso, o estagiário não deve esquecer-se de que se deve adaptar à cultura da empresa que lhe proporcionou o estágio. 

Independentemente da cultura distinta de outras empresas que conheça ou do conhecimento passado por via de amigos, colegas, familiares, o estagiário deve valorizar a empresa em que inicia a sua carreira profissional.

7. Construir um portfólio

Se o estagiário começa desde cedo a organizar as tarefas realizadas num portfólio demonstrará grande capacidade de organização, algo que poderá ser bastante útil no estágio, mas também para o seu futuro.

8. Obter feedback

O estagiário deve procurar feedback do seu trabalho, não só junto dos colegas que partilham o ambiente de trabalho, como dos seus supervisores hierárquicos. 

Essa atitude proativa demonstra interesse em melhorar qualidades e vontade de trabalhar sobre as próprias lacunas. Com essa valiosa informação, o estagiário poderá melhorar a todos os níveis, tornando-se um profissional mais competente.

9. Ser otimista e determinado

Ser otimista pode ser decisivo na demonstração de qualidades. Não só permite ter o espírito positivo perante desafios exigentes, como contribui para manter a determinação, concentrando-se nas tarefas a realizar, na procura do sucesso. Ver o copo meio-cheio permite-nos continuar a manter os nossos esforços no sentido de alcançar novos objetivos

10. Valorizar a recompensa

Nem só de trabalho se vive. Portanto, para recompensar o esforço feito, há que receber um mimo. Dar uma prenda a si mesmo por um trabalho bem-feito ajuda-nos a mantermo-nos motivados para continuar a dar tudo durante o estágio.

As dicas partilhadas no presente artigo ajudam qualquer estagiário a fazer boa figura. É importante avançar para o estágio com um plano para se manter motivado. Serão muitos os desafios a superar. Por isso, nem sempre se está totalmente entusiasmado quando não se está com a atitude certa.

Encare o estágio como uma verdadeira experiência de trabalho de modo a aproveitar bem esta oportunidade de desenvolver competências e obter conhecimentos que serão uma mais-valia para o futuro.

Related posts
CarreiraFormação & Carreira

Vantagens de estudar no estrangeiro (e também desvantagens…)

CursosFormação & Carreira

Cursos para desempregados: conheça as opções disponíveis

DicasFormação & Carreira

Riscos e vantagens de contratar um freelancer para a empresa

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Home Office com saúde: dicas para quem trabalha em casa