No dia 28 de julho, Mercúrio ingressa em Virgem, o seu domicílio de Terra, onde tem um período retrógrado (entre 23 de agosto e 15 de setembro) que prolonga este trânsito até 5 de outubro.
Mercúrio a transitar em signos de Terra tende a direcionar o nosso pensamento, comunicação, aprendizagem, intercâmbio e interação para questões concretas. Quando se encontra em Virgem, pede-nos que prestemos atenção à aplicação eficiente dos nossos recursos mentais e à utilidade prática das nossas formas de expressão.
O trânsito de Mercúrio nesta sua regência predispõe a que baseemos a nossa expressão no raciocínio lógico e na análise crítica, recorrendo ao método, à técnica e ao detalhe. A paciência e o rigor devem, no entanto, ser conjugados com o sentido prático e a noção de funcionalidade, para não nos perdermos com pormenores insignificantes.
Como a nossa capacidade de atenção ao detalhe é aumentada, podemos perder um pouco a visão de conjunto, pelo que, é importante que nos concentremos no trabalho que estamos a efetuar, mantendo presente o resultado concreto que pretendemos obter no final.
Este é um período favorável para realizarmos trabalhos manuais, sobretudo enquanto Mercúrio estiver direto, ou estudos técnicos. Mercúrio em Virgem também potencia a nossa capacidade de introspeção, propiciando a que examinemos o modo como aplicamos a nossa energia mental e aperfeiçoemos as nossas formas de expressão, sendo a fase retrógrada a mais adequada para tal.
Uma questão interessante para nos colocarmos, durante este trânsito, é a seguinte: “O modo como estudamos, comunicamos e interagimos produz os resultados práticos que pretendemos?”