Por Cláudia Matias.
Vénus ingressa em Caranguejo, no dia 7 de maio, e transita este signo de Água até 5 de junho.
Vénus em signos de Água predispõe à valorização das ligações emocionais. No signo regido pela Lua, a procura de conexão emocional associa-se às necessidades de nutrição, proteção e segurança afetiva, bem como ao senso de pertença a um núcleo (família, comunidade, etc.).
Vénus em Caranguejo tende a aumentar o nosso romantismo, sensibilidade emocional e empatia. Por outro lado, se sentirmos que a recetividade dos outros não é suficiente para nos deixar confortáveis, podemos retrair a expressão dos nossos sentimentos, gostos ou valores.
Ao entrar em Caranguejo, Vénus faz quincôncio a Plutão (em Aquário) e trígono a Saturno (em Peixes); enquanto a Lua em Sagitário faz quadratura com Saturno. Tal indicia uma dificuldade em conciliar a intensidade das nossas emoções com a necessidade de segurança afetiva, que pode traduzir-se numa postura mais cautelosa, ou mesmo receosa, nos nossos relacionamentos.
Com a Lua em Sagitário, também podemos ter tendência a procurar segurança emocional mais na nossa liberdade individual do que nos nossos laços afetivos, o que pode ser um movimento positivo, desde que seja equilibrado e não represente uma fuga a estabelecermos relações.Durante o trânsito de Vénus em Caranguejo, podemos colocarmo-nos questões como estas: “Como valorizamos a sensibilidade emocional, nossa e dos outros?”, “Que importância tem a segurança afetiva nas nossas relações?”, “Procuramos proteger e nutrir emocionalmente (ou ser protegidos e nutridos por) as pessoas de quem gostamos?”.