Enganar-se no momento de colocar o combustível pode revelar-se catastrófico. Sabemos que as distrações fazem parte do nosso quotidiano. Por vezes, por nos deixarmos guiar pelo piloto automático, outras por nos concentrarmos nas diversas solicitações com que somos confrontados. No entanto, abastecer com o combustível errado não consiste numa distração sem consequências.
Embora já tenha acontecido em todas as bombas de gasolina de norte a sul do país, colocar o combustível errado revela-se um problema que implica uma atuação célere. Descobre o que deves fazer, após abastecer com o combustível errado.
Dicas para evitar abastecer com o combustível errado
Hoje em dia, o preço do combustível é bastante elevado. Por isso, a distração de um abastecimento errado revela-se uma perda considerável de dinheiro. No entanto, além disso, poderá deixar o dia completamente estragado, porque a colocação do combustível errado pode originar vários danos no automóvel.
Independentemente do teu carro ser a gasolina ou a gasóleo, o funcionamento do motor do veículo só se manterá em condições, quando o abastecimento é feito com o combustível adequado.
Nos postos de abastecimento, podemos encontrar bastante sinalização. Logo, identificar os tipos de combustível que se encontram disponíveis no local tornou-se mais simples. Convém é estar atento.
Atualmente, os carros apresentam a indicação do combustível recomendado pelo fabricante. Regra geral, esses dados situam-se junto à entrada do depósito.
Para evitares abastecer com o combustível errado, deves sempre fazer por verificar qual é o combustível recomendado pelo fabricante e, então, escolher no posto de abastecimento a respetiva agulheta.
A atenção a estes pormenores deve ser reforçada, quando se troca de carro, mudando de um de gasolina para um de gasóleo ou vice-versa.
O que fazer ao abastecer com o combustível errado?
Abastecer o automóvel faz parte do quotidiano de muitas pessoas. Uma distração pode levar à colocação do combustível errado, o que pode ser bastante problemático, para o bolso e para o carro. Esse erro pode acontecer. Por isso, convém saber o que fazer para que o problema não ganhe outras proporções.
A colocação de gasóleo no depósito de um automóvel a gasolina é mais prejudicial do que o oposto. Isto é, colocar gasolina num carro a diesel. No entanto, ambas as possibilidades podem gerar danos.
A colocação do combustível errado é um engano comum e consiste num dos principais motivos para as avarias nos carros. Portanto, fica a saber como deves atuar para solucionar este problema e impedires, em tempo útil, prejuízos maiores.
Abastecer com (muito ou pouco) combustível errado
Um simples engano de troca de combustível pode gerar danos. Estes variam consoante a quantidade de combustível misturada no depósito ou a tecnologia usada no motor do automóvel.
Uma identificação célere do erro cometido revela-se preciosa. Caso te apercebas do erro, deves parar o abastecimento, imediatamente.
Muita quantidade
Se colocares o combustível errado numa quantidade considerável, a solução passa por solicitar um reboque, após dares conta do erro. O carro deve ser levado para o mecânico para o depósito do carro ser removido e limpo de forma adequada, para o combustível não danificar os restantes componentes do veículo.
Pouca quantidade
Num automóvel comum, que apresente um tanque de 50L, 10% equivale a meros 5L. Poderás atestar o resto do depósito com o combustível correto, se apenas tiveres abastecido o carro com 10% da capacidade do depósito, pois não será muito problemático fazer um abastecimento com menos de 5L do combustível errado.
Abastecer com combustível errado: veículo ligado ou desligado
Após abastecer o carro com o combustível errado, comportamentos distintos devem ser tidos, caso tenhas ou não ligado o carro.
Cenário 1: sem ligar o veículo
Caso tenhas abastecido com o combustível errado e tenhas identificado o erro antes de ligar o carro e de iniciar a marcha, deves manter a ignição desligada.
Neste caso, o combustível errado ficará aprisionado no depósito. Logo, ele não irá chegar ao motor. É fundamental mantê-lo preso, para não danificar o motor. Ligar o carro representaria criar danos no motor. Logo, custos dispendiosos.
Caso seja preciso mover o carro de lugar, não deves acionar a ignição. Deves fazer por deslocar o carro sem o ligar. Após perceberes o erro, deves informar os funcionários do posto de abastecimento no imediato. Além disso, deves contactar a assistência em viagem, para a informar do sucedido e para teres a ajuda de que precisas.
Deves pedir que o teu carro seja encaminhado para uma oficina, local onde se conseguirá remover o depósito. Então, haverá lugar à limpeza e descontaminação total do depósito.
Cenário 2: com o veículo ligado
Caso não te tenhas apercebido do erro de abastecer com o combustível indevido e tenhas iniciado a marcha com o carro, deves parar e desligar o veículo imediatamente.
Neste cenário, o problema é mais grave, porque só por a marcha ter sido iniciada, o combustível já foi puxado pela bomba injetora até ao motor. Os danos podem ser dispendiosos. Em determinados casos, podem mesmo revelar-se irreversíveis.
Sinais que ajudam a detetar o erro
O tempo demorado a identificar o erro pode variar, apesar de haver sinais no carro que indiciam que abasteceste com o combustível errado:
- Motor que emite sons incomuns;
- Excesso de fumo no carro;
- Falhas na aceleração do carro;
- Falhas no motor;
- Veículo a ir abaixo com frequência.
Mal identifiques o erro, deves imobilizar o carro e deves solicitar o apoio dos serviços de assistência em viagem para o automóvel ser encaminhado até à oficina que indicares.
Custos da reparação
A possibilidade do carro requerer reparações é elevada. Os custos podem variar consoante as necessidades. Há variáveis que podem encarecer o serviço, nomeadamente:
- o número e custo dos componentes mecânicos danificados;
- a tecnologia que se encontra presente no motor;
- a mão de obra / horas de trabalho.
O erro de não usar o combustível certo pode ter consequências muito distintas. O problema pode originar diferentes tipos de avarias, geralmente no motor, nos injetores, nos filtros, (entre outros componentes). Estes são elementos do carro que tendem a apresentar avarias, no caso de contatarem com o combustível errado.
Caso tenhas um carro com um motor mais resistente, remover o combustível e realizar uma limpeza do depósito poderá ser suficiente. Este tipo de reparações pode ser bastante dispendiosa, podendo facilmente superar os 1000 €.
Por isso, da próxima vez que fores abastecer o teu carro, concentra-te. Deves ter toda a atenção no momento de colocares o combustível adequado para o teu “bólide” para não teres de lidar com despesas significativas.