É necessário respeitar as regras quando viajas com animais no carro. Quer seja em férias, durante o fim de semana ou apenas para uma viagem rápida, é crucial dar prioridade à segurança dos teus amigos peludos, dos passageiros e dos outros condutores e peões.
O que diz a lei?
O Código da Estrada classifica os animais como carga. Portanto, é indispensável que ao viajar com animais no carro, garanta que a segurança e a condução não sejam prejudicadas.
No Decreto-Lei n.º 315/2003 pode ler-se que “o transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar, tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água, de forma a salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais”.
Há multa ao transportar animais de companhia?
Embora a lei não contenha disposições específicas sobre as condições necessárias para o transporte de animais de estimação, a condução segura deve ser sempre prioritária. Consequentemente, é ilegal viajar com animais de estimação soltos no veículo, e se não os transportar em condições de segurança pode resultar numa multa entre 60 e 600 euros.
Sugestões para viajar tranquilamente com animais no carro
Existem vários produtos para prender os teus animais no carro, mas nem todos são iguais. Alguns são mais restritivos do que outros e outros são mais protetores em caso de acidente.
Eis, algumas regras básicas para viajar com os teus animais no carro:
Escolhe o sistema de retenção correto
Ao viajar com animais no carro, não os deve deixar à solta, pois podem distrair o condutor, pondo em causa a segurança da condução. Um sistema de segurança para animais testado contra acidentes é a melhor forma de manter os animais seguros.
Certifica-te de que verificas as diretrizes de peso e tamanho do sistema de retenção para garantir que este se adapta ao teu animal de estimação de forma segura e confortável. Do mesmo modo deixa o teu animal de estimação habituar-se ao sistema de retenção antes de viagem. Eis, os principais tipos de sistema de retenção de animais:
- Caixa transportadora
Tanto para cães como gatos, são várias as caixas transportadoras existentes. Além de protegerem o animal, também defendem em caso de acidente. Deves escolher a caixa transportadora, conforme o peso e o tamanho do animal.
- Cinto de segurança
É uma boa opção, sobretudo, em viagens mais longas, pois evita que o cão ou gato fique limitado ao espaço da caixa transportadora durante muito tempo. Trata-se de um mecanismo que prende o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do carro.
- Rede ou grelha divisória
Esta opção é exclusiva para cães. Implica colocar a rede ou a grelha entre os bancos traseiros e a bagageira, de forma a evitar que o animal seja projetado para a frente. Ao isolar o cão na parte traseira do veículo, garante que o animal não interfere com a condução. Em comparação com as opções anteriores, não é tão eficaz em termos de segurança. Porém, para quem tem cães de grande porte, pode ser uma boa alternativa, pois estes exigem mais espaço.
Nunca coloques o animal no banco da frente
Tal como as crianças, os animais de estimação nunca devem ficar no banco da frente, mesmo com um sistema de retenção. Tanto pelo airbag, que pode matar ou ferir o teu animal de estimação, como pela distração que o banco da frente pode causar ao animal.
Nunca prender a coleira dos teus animais no carro
Os especialistas desaconselham que se prenda a coleira do animal de estimação à correia interna de uma transportadora ou de um cinto de segurança, devido ao potencial risco de fraturas no pescoço e de lesões nas vias respiratórias, em caso de travagem brusca.
Nunca deixes os teus animais andar com a cabeça para fora da janela aberta
Isto deve ser óbvio, nunca deves deixar o teu cão andar com a cabeça para fora de uma janela aberta, uma vez que isso pode levar a lesões oculares graves devido a detritos da estrada. Afinal, sabemos como os cães adoram fazer isto, mas não é de todo segura. Já que eles podem ser atingidos ou cair do carro.
Não alimentes os teus animais no carro
Os animais de estimação engasgam-se quando comem em viagem. Por isso, deves alimentar o teu animal de estimação pelo menos três horas antes de uma viagem. Dessa forma evitará problemas de estômago.
Cuidado com o calor
Visto que os carros podem tornar-se excessivamente quentes para os animais de estimação, mantém-nos bem ventilados. Além disso, nunca deixes o teu animal de estimação sozinho no carro, seja qual for a razão, em qualquer altura. Especialmente durante o verão, a insolação pode ser fatal e pode ocorrer em minutos, resultando em inúmeras mortes de animais de estimação todos os anos.