Infelizmente com a chegada das chuvas acontecem mais acidentes na estrada e muitas das vezes o motivo é mesmo a aquaplanagem. Mas vamos explicar tudo.
O que é a aquaplanagem?
A aquaplanagem é, sem dúvida, umas das situações mais perigosas que pode ocorrer na estrada, e isto acontece porque ocorre uma acumulação de uma fina camada de água na estrada que faz com que o veículo flutue e perca toda a aderência ao piso.
O que acontece? O condutor perde o controlo do veículo podendo, em último caso, levar a um acidente.
Como prevenir a aquaplanagem?
- Modera a velocidade, principalmente em dias de chuva e quando consegues perceber que o piso está mais escorregadio. É importante também que fiques atento às poças de água na estrada.
- Evita caminhos onde saibas de antemão que pode haver uma maior acumulação de água. Se for caso de teres realmente de sair à rua, vê caminhos alternativos e que sejam mais seguros para a condução.
- Evita conduzir junto às bermas, onde há uma maior acumulação de poças de água. Assim, ao conduzires no centro da faixa de rodagem, evitas que as rodas do carro passem por essas poças, e prevines a aquaplanagem.
- Certifica-te que os pneus do carro estão em bom estado. O desgaste dos pneus torna o seu carro mais suscetível à aquaplanagem, uma vez que os relevos da borracha são essenciais para escoar a água e manter a aderência do carro à estrada.
- As primeiras chuvas após o verão limpam as estradas, soltando o óleo que se acumulou durante o ano. Podes ler mais sobre as primeiras chuvas aqui.
Como identificar se o carro está em aquaplanagem?
Se tal acontecer, vais sentir de imediato que o carro perdeu a aderência à estrada, irás notar uma elevação na aceleração do motor e uma leitura pouco exata no velocímetro. Se for o caso de estares a fazer uma curva, irás perder a tração nas rodas dianteiras,fazendo com que o carro se desvie do trajeto.
Ainda assim, infelizmente, por muitos cuidados que se tenha entrar em aquaplanagem é inevitável.
Por isso, caso isso aconteça, segue estes passos:
- Retira o pé do acelerador e reduz imediatamente a velocidade
- Carrega no pedal da embraiagem
- Segura o volante com as duas mãos, firmemente, e mantem a direção reta
- Em caso de colisão iminente, puxa o travão de mão
- Quando saires da zona alagada, roda ligeiramente o volante para os dois lados, para perceber se já tens aderência à estrada.
É por isso que a aquaplanagem é o motivo pelo qual, nos dias de chuva forte, existem tantos acidentes nas estradas portuguesas. Conduz com segurança e evita acidentes.