Quantcast
AutomóveisCarros Elétricos

Guia completo de carregamento de carros elétricos em casa

carregamento de carros elétricos

Ter um carro elétrico tornou-se uma tendência. Comprar este tipo de carro é considerada uma boa decisão por muitos especialistas, porque trata-se de um veículo que acarreta diversas vantagens, comparativamente com os veículos a combustível. Atualmente, já é possível fazer o carregamento de carros elétricos em diversos locais, de norte a sul do país. No entanto, também pode ser feito no conforto da sua casa. Preparamos este guia completo de carregamento de carros elétricos para que possa saber tudo o que necessita para ter o seu carro sempre carregado. 

Carregamento de carros elétricos em casa

Realizar um investimento num posto de carregamento doméstico adequado para carregar o carro elétrico em casa em segurança revela-se uma decisão sensata. Os especialistas recomendam-no, porque se trata de um equipamento que permite garantir que se faça um carregamento com rapidez e com toda a comodidade.

Este tipo de equipamento é de fácil instalação e assegura um carregamento seguro do carro elétrico. A segurança está acima de tudo e este modelo permite-te ter o carro sempre pronto a andar sobre rodas.

Caso tenhas investido num carregador para a tua casa, tem o cuidado de compreender as diferenças nos modelos. O tempo de carregamento para assegurar os 100 km de autonomia varia consoante a potência do equipamento, podendo demorar entre 40 minutos a 4 horas.

A realização de carregamentos em casa/garagem é uma possibilidade que todas as pessoas que têm carro elétrico devem considerar. Mas é necessário dominar alguns conhecimentos para realizar este procedimento de forma adequada. 

É indispensável compreender que as tomadas domésticas comuns e a corrente dita convencional (2,3 kW) são insuficientes e até pouco seguras. Não podes recorrer a esse tipo de tomadas para fazeres o carregamento do teu carro elétrico.

Por isso, se pretende carregar o carro elétrico em casa de forma rápida, eficaz e segura, é fundamental recorreres a uma solução técnica adequada para fazeres o carregamento, com a potência requerida para o efeito.

É possível carregar um carro elétrico em qualquer tipo de casa?

Quem habita uma moradia não tem problemas em fazer o carregamento de carros elétricos em casa. Acontece até quando a habitação não tem garagem própria. Geralmente, basta estacionar junto a casa e fazer chegar ao local uma tomada elétrica.

Também é fácil fazer um carregamento doméstico quando se vive em apartamentos com garagens individuais (as chamadas boxes), desde que haja pontos de eletricidade alimentados pelo quadro elétrico associado ao apartamento.

Para carregares o teu carro elétrico no teu condomínio, deves identificar o tipo de:

  • estacionamento em que se enquadra (garagem individual (box) ou lugar de estacionamento);
  • alimentação elétrica da instalação (se é a partir da fração do seu apartamento ou a partir do quadro de serviços comuns do condomínio);
  • utilização do carregador (se é exclusivo ou partilhado).

Este aspeto é mais problemático nas casas com garagens coletivas, em que há lugares de estacionamento reservados, havendo três soluções possíveis nestes casos, nomeadamente: 

  • Existir uma tomada ligada ao quadro elétrico do apartamento do condómino. Trata-se de uma imposição legal em edifícios mais recentes;
  • Fazer a instalação de um cabo (quando tecnicamente possível) que permita ligar o lugar de estacionamento ao apartamento do condómino;
  • Recorrer à energia elétrica comum do condomínio. Nesta situação, o condómino utilizador deve assumir os custos energéticos perante um acordo com o condomínio. Pode saber-se qual o valor que deve ser pago ao condomínio através da instalação de um contador de energia elétrica que fique associado à tomada do carregamento. 

O carregamento de carros elétricos, através de uma tomada doméstica, não é possível noutro tipo de habitação, como nos edifícios sem garagem. Não é uma solução viável usar uma extensão desde casa até ao local onde se estacionou o carro.

Soluções de carregamento doméstico 

Já existem no mercado soluções próprias para fazer o carregamento de carros elétricos em casa, com toda a comodidade e segurança. Partilhamos as mais populares.

Wallboxes

Uma das soluções de carregamento doméstico mais apreciadas são as wallboxes. Elas tratam-se de um dispositivo que pode ser comprado e/ou alugado.

A compra ou o aluguer desta estação de carregamento doméstico depende do CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) escolhido para realizar os carregamentos do carro elétrico, na casa ou na garagem. 

No mercado, podemos encontrar diversos tipos de wallboxes com diversidade nas potências. O investimento também varia se a compra incluir cabo ou tomada. 

Atualmente, boa parte das opções comercializadas apresentam apps específicas que permitem o acesso a várias vantagens. Por exemplo, permitem a gestão dos carregamentos através do smartphone.

Tomadas e fichas para carros elétricos

Atualmente, podemos encontrar várias tomadas, fichas e cabos destinados a realizar o carregamento de veículos elétricos. Estes itens que se encontram no mercado foram concebidos especificamente para garantir um carregamento de carros elétricos eficaz e seguro em casa.

É sensato recorrer a técnicos qualificados na instalação destes equipamentos. Os carregamentos realizados nos equipamentos com mais potência são mais rápidos. Contudo,  têm a desvantagem de implicar um consumo elétrico superior.

No momento de comprar um modelo deste equipamento, tem em consideração o indicador de consumo para controlares melhor os custos associados ao carregamento. 

Cuidados a ter com as tomadas

Deve evitar-se recorrer às tomadas convencionais no momento de fazer o carregamento de carros elétricos. Em média, estas tomadas carregam a 10 amperes. Por isso, para carregar o equivalente a 100 km de autonomia, demoram cerca de 6 a 8 horas.

Elas são potencialmente perigosas, porque não se encontram devidamente preparadas para assumir essas funções. Elas não foram concebidas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas.

O que é necessário para fazer o carregamento caseiro do carro elétrico

Há alguns requisitos mínimos para conseguires carregar o teu carro elétrico em casa. Toma nota dos mais importantes:

  • Ter um ponto de carregamento instalado e acesso ao mesmo, devendo este encontrar-se adaptado ao modo de carregamento do carro elétrico;
  • Ter um cabo de carregamento compatível com o modo de carregamento do seu carro elétrico, com o tipo de conector do carro elétrico e com o tipo de carregador;
  • Conectar uma das extremidades do cabo de carregamento ao carro elétrico e ligar a outra extremidade à tomada do carregador, caso o carregador seja do tipo tomada;
  • Em certos casos, poderá ser necessário usar um cartão RFID ou uma app no seu smartphone (dependendo do tipo de carregador que usar e do modo de autenticação) para poder dar início ao carregamento do seu carro elétrico;
  • Após o carregamento com autenticação ser iniciado, o cabo ficará bloqueado e não pode ser desconectado até que a carga do teu veículo elétrico seja interrompida ou terminada.

Qual o melhor horário para fazer o carregamento do carro elétrico?

O conhecimento do teu tarifário de eletricidade é relevante para identificares o melhor horário para realizares o carregamento do carro elétrico. Podes beneficiar em agendar o momento de carregar o veículo com base nesse conhecimento.  

Para quem tem opção de tarifa bi-horária ou tri-horária, há vantagens em carregar o carro elétrico durante a noite, porque essas horas são mais baratas. O carregamento do veículo irá ser incluído na fatura de eletricidade consoante as condições contratualizadas com o comercializador.

Quanto tempo demora o carregamento do carro elétrico em casa?

O tempo varia consoante o modo como se faz o carregamento do carro elétrico e qual o equipamento usado. Enquanto numa tomada convencional, o tempo necessário para assegurar 100 km de autonomia é de 8 horas, se optares por carregar o carro elétrico noutra tomada, num carregador, a potência do mesmo pode fazer variar entre 40 minutos a 4 horas.

É preciso realizar alterações à instalação elétrica para colocar um posto de carregamento?

Geralmente, para realizar a instalação de um posto de carregamento numa habitação, é necessário instalar os respetivos equipamentos de proteção no quadro elétrico e realizar a passagem do cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador.

  • Sem alterações: é necessário realizar uma avaliação ao local, antes de ser instalado um carregador. Poderá não ser necessário alterar as condições da sua instalação elétrica atual. Será positivo verificar a viabilidade técnica e a adequação da sua instalação elétrica. Convém ter em conta a potência disponível no local onde se deseja realizar a instalação do carregador. Ela deve superar a potência do carregador para assegurar que mantém o habitual consumo doméstico ao longo do carregamento do carro elétrico.
  • Com alterações: poderá ser necessário alterar a instalação elétrica (mudar o quadro elétrico, cabos ou disjuntor). Caso seja preciso, será necessário pedir um aumento de potência para que consiga fazer uso de uma potência de carregamento superior e que possa garantir que as necessidades de consumo da habitação são mantidas.
Related posts
AutomóveisManutenção

Por que é que o carro não pega? Principais motivos

AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados

AutomóveisDicas

O que fazer ao abastecer com o combustível errado

AutomóveisDicas

Dicas para não enjoar numa viagem de carro