Viver a experiência de ter um carro roubado revela-se um evento extremamente doloroso. Um carro é muito mais do que um meio de transporte. A utilização diária do automóvel é uma importante mais-valia. É bastante valioso para as nossas rotinas poder utilizar um veículo que nos permite deslocações cómodas e rápidas aos destinos que necessitamos.
O carro também pode servir de palco para muitas histórias importantes da nossa vida. O primeiro beijo com a pessoa amada, uma saída com amigos, a deslocação de urgência para o hospital que salvou uma vida.
Por tudo isto e muito mais, o carro é frequentemente encarado como algo mais do que um mero de transporte. Naturalmente, saber que o nosso carro foi roubado revela-se um conhecimento extremamente violento.
Dicas para prevenir o furto ou roubo de carros
Ninguém quer ser roubado mas, diariamente, muitas pessoas lidam com esse facto. Apesar de não ser possível garantir muito do que nos acontece, com um comportamento adequado, podemos reduzir o risco do roubo do carro ao mínimo.
Se não queres lidar com a frustração de ter o carro roubado, deves descobrir o que tens de fazer para impedir que esse cenário se torne realidade.
Circule com as portas trancadas
Para evitar surpresas desagradáveis, deves manter as portas do carro trancadas, mesmo que estejas em movimento, sobretudo à noite, especialmente em zonas com semáforos, quando estás a circular. Idealmente, a circulação também deve ser feita com as janelas fechadas.
Estacionamento
O local onde se estaciona o carro deve ser bem escolhido. Um assaltante fica menos exposto perante um estacionamento perpendicular, tornando o local mais apetecível.
Se estacionar o carro em linha, qualquer pessoa mal-intencionada não terá tanta proteção. Assim, caso opte pelo crime, ficará mais exposta.
Não exponha objetos no carro
Esquecer o telemóvel ou o rádio no carro também pode servir para os amigos do alheio causarem danos. Um furto implicará sempre despesas desnecessárias. Além da perda dos objetos, o carro ficará danificado.
Nem sempre é possível levar connosco todos os objetos que possamos ter, como sacas, portáteis, casacos, óculos ou outros objetos. Por isso, se não for possível levá-los consigo, não deixe visíveis itens que possam ter valor ou que aparentem esconder itens potencialmente valiosos, como sacos.

Procure locais bem iluminados
Os criminosos procuram realizar os seus furtos em carros que se encontram em locais escuros e em espaços onde haja menos passagem de pessoas, nomeadamente becos ou baldios, que proporcionam as melhores condições para os amigos do alheio prosseguirem as suas más intenções.
Por isso, escolha estacionar em locais bem iluminados e onde haja frequentemente passagem de pessoas.
Opte por estacionar em parques fechados e vigiados
É muito mais seguro estacionar em parques de estacionamento com vigilância. Faça-o sempre que possível.
O veículo deve ficar estacionado o mais próximo possível dos seguranças. Idealmente, ser colocado sob o ângulo de visão de uma câmara de vigilância. É fundamental não deixar o bilhete de estacionamento na viatura. Será mais fácil levá-lo sem levantar suspeitas.
Não deixe o carro estacionado vários dias no mesmo local
Os carros que se encontram estacionados no mesmo local por muito tempo tendem a ser furtados ou roubados. A tentação nesse caso é grande, mesmo que o carro não apresente nada no interior. Se não utilizas o carro com frequência, pelo menos altera o sítio onde estacionas a viatura para protegeres esse bem.
Ter a chave por perto, sempre!
As chaves do carro devem estar sempre consigo, não na ignição. Tal deve ser feito mesmo em paragens rápidas, em que nos encontramos a uma curta distância da viatura. Nunca se deve esquecer da chave na ignição.
Tenha sempre isso na cabeça, mesmo quando surgirem problemas, nomeadamente “toques” no carro, seja a estacionar ou no trânsito. Os assaltantes sabem que é comum o condutor sair da viatura com a chave a ser deixada no interior. Por isso, recorrem a essa estratégia.

Evite usar o comando à distância
É melhor opção usar a chave física do que recorrer ao comando. Embora esta última possa ser uma solução cómoda, a verdade é que o código de frequência pode ser copiado. Assaltantes interessados em carros de alta gama recorrem a esse método para terem sucesso nos seus planos.
Instale bloqueadores no carro
A instalação de bloqueadores no automóvel ajuda a reduzir o risco de roubo. Embora não seja uma estratégia infalível, tende a resultar. Um bloqueador de volante pode ser uma boa estratégia. Apesar de se tratar de uma solução simples, estar visível para o assaltante, poderá demovê-lo das suas intenções.
Alguns dos bloqueadores mais modernos do mercado possibilitam um bloqueio da ignição ou da bomba de combustível, após o alarme disparar. Os mecanismos até podem funcionar, caso não haja alarme, por se detetar que o carro foi colocado em marcha sem a chave. Após o proprietário do carro receber um SMS, poderá ordenar o bloqueio do carro através do seu telemóvel.
Gravar um código nos vidros
Marcar os vidros com um código permite garantir uma proteção do carro, algo que poderá desmotivar os ladrões. A revenda do veículo no mercado paralelo fica dificultado com a presença desse código, pois será algo que permitirá à polícia fazer uma identificação da viatura com maior facilidade.
Instalar um sistema de deteção GPS
Apesar do sistema GPS não impedir que o roubo ocorra, no caso do carro ser roubado, o processo de recuperação da viatura ficará facilitado. Este sistema permite aumentar as probabilidades de se encontrar a viatura. Esta tecnologia, que complementa o sistema antirroubo do carro, já se encontra presente em muitos automóveis modernos.
