Muitas pessoas adoram o cheiro de carro novo. Esta experiência sensorial de sentir o perfume natural do carro é bastante valorizada pelos condutores. Esse cheiro pode até contribuir para melhorar a experiência de conduzir. Viajar nestas condições é um luxo, uma vivência mais confortável. Ora, com o passar do tempo, o cheiro a novo do carro perde-se, naturalmente. Contudo, com algumas estratégias, é possível recuperar e deixá-lo perfumado. Se quer deixar o carro a cheirar a novo, como se tivesse acabado de sair do stand de automóveis, deve aprender as dicas que os especialistas partilham sobre esta matéria.
1. Não comer, nem beber no carro
Não se deve comer dentro do carro, nem beber. Muitas pessoas sabem disso, mas ignoram essa “regra” dos bons costumes.
Naturalmente, quando se come ou bebe no interior do carro, caem migalhas, molhos, líquidos, entre outros alimentos. Portanto, resíduos de alimentos agarram-se aos bancos, aos tapetes e tecidos, entre outros.
A presença de migalhas por muito tempo promove a proliferação de bactérias e odores desagradáveis no interior do carro. Ora, por isso, revela-se sensato não comer nem beber no carro para impedir que se formem odores indesejados. Esta estratégia pode ser simples, mas é altamente eficaz para deixar o carro a cheirar a novo.
2. Fazer uma limpeza regular do carro
Uma boa forma do carro manter o cheiro a novo é fazendo uma limpeza regular. Limpar o interior do carro ao pormenor é uma etapa fundamental. Ao longo do tempo, acumula-se pó, sujidade e resíduos nos tapetes, gerando odores. O processo de limpeza dá trabalho, mas concede longevidade ao carro e valoriza-o.
A limpeza regular do carro permite eliminar partículas de pó e de germes, além de preservar o aroma fresco do carro. Faça a limpeza do painel, cuide dos vidros e dedique também uma atenção aos bancos.
Assim, recorrer a um aspirador de pó adequado para carros é uma estratégia eficiente. Passe o aspirador por todas as áreas, minuciosamente. Não se esqueça de lavar os tapetes.
Limpe bem os tapetes e estofos. Estes elementos também podem apresentar maus cheiros. Pode também levar o carro a um serviço de limpeza automóvel profissional. Estes espaços garantem uma lavagem completa.
3. Ligue o ar condicionado frequentemente
Os maus cheiros presentes no carro podem não estar associados aos maus hábitos dos condutores. A humidade dos dias mais frios pode originar mofo. Os odores surgem assim naturalmente.
Usar o sistema de ventilação do carro com regularidade é uma boa estratégia que permite que o ar possa circular e, assim, impede que a humidade fique acumulada no interior.
4. Use ambientadores
Este é um procedimento bastante comum. É uma forma prática de deixar o ambiente agradável. O ambientador com o formato de pinheiro é um dos mais populares. No entanto, há diversas alternativas.
5. Utilize difusores
Se quer que o carro apresente um cheiro a novo, como se estivesse a sair de stand, uma boa estratégia consiste em usar difusores. Este truque permite que o carro fique a cheirar bem. Existem muitos difusores no mercado com uma gama diversificada de essências. Por isso, poderá escolher um aroma do seu agrado.
6. Use um aromatizador de ambientes
Usar um aromatizador de ambientes é outra boa estratégia. O truque para o cheiro percorrer a totalidade do habitáculo consiste em adaptá-lo a uma zona bem ventilada, nomeadamente nas saídas de ar condicionado.
Há modelos de carros mais modernos que apresentam um pequeno compartimento no tablier, projetado especificamente para integrar um aromatizador. Normalmente, este engenho situa-se no interior do porta-luvas e encontra-se ligado à conduta do ar condicionado.
Esta estratégia discreta apresenta um cheiro agradável de uma forma simples. Basta acionar o ar condicionado, para a fragrância se tornar imediatamente percetível para quem está no interior do carro.
7. Substituir o filtro de habitáculo
É essencial ter um filtro de habitáculo em bom estado para assegurar que o ar que entra no carro é fresco e sem odores. Com o tempo, o filtro acumula pó, sujidades, odores do ambiente. Quando tal acontece, chega a hora de substituir o filtro.
Para fazer a substituição periódica do filtro, é recomendável seguir as indicações do manual do carro. Substituir o filtro de habitáculo irá melhorar a qualidade do ar interior. Este procedimento impedirá que surjam os maus cheiros, mas também reduzirá alérgenos no ar (como poeira e pólen). Por isso, substituir o filtro de habitáculo manterá o sistema de ar condicionado mais eficiente.
É uma boa estratégia fazer por manter o filtro de habitáculo do carro em boas condições. Se o filtro estiver sujo, podem usar-se ambientadores, com cheiro agradável, mas não terá o efeito desejado.