Estás a par das futuras mudanças na carta de condução e regras de trânsito? Nós ajudamos-te neste artigo!
Vão ser efetuadas mudanças na carta de condução, bem como nas regras de trânsito, sendo que a legislação de cada país da União Europeia ainda vai ter de sofrer algumas alterações para as mesmas entrarem em vigor.
Com esta diretiva, a Comissão Europeia tem como objetivo reduzir para cerca de metade as vítimas mortais e os feridos graves nas estradas do continente europeu até ao ano de 2030, procurando ainda alcançar zero mortes até 2050.
São estas as futuras mudanças na carta de condução e leis da estrada na União Europeia a ter em atenção:
- Nos dois primeiros anos de carta de condução, a tolerância passa a ser zero no que toca aos níveis de álcool no sangue durante a condução. Atualmente, a taxa de alcoolemia está nos 0,2 g/l no regime probatório, isto é, nos três primeiros anos;
- A formação será revista e adaptada para os veículos com Emissão Zero;
- Com uma maior consciência ambiental e uma forte escassez de chips em mente, a carta de condução digital será uma das apostas da Comissão Europeia, facilitando ainda o reconhecimento do documento entre os diversos estados-membros;
- Serão realizadas alterações nas avaliações médicas, de modo a torná-las mais efetivas;
- A diretiva ditará que os jovens a partir dos 17 anos de idade poderão “adquirir experiência graças a um sistema de condução acompanhada”, obtendo uma carta de condução que lhes permitirá uma circulação acompanhada nas estradas da União Europeia”.
- Quem tiver mais de 18 anos poderá tirar a carta de condução de veículos pesados;
- O peso máximo para veículos de categoria B será ajustado para 4150kg;
De recordar que toda esta legislação será “apenas” aplicada ao nível dos territórios da União Europeia.