O que é a Norma Euro 7?
Estabelecida pela regulamentação da União Europeia, a norma Euro 7 irá regular as emissões poluentes dos automóveis, furgões comerciais e veículos pesados, camiões e autocarros, à venda nos países da União Europeia.
Boas notícias, e no caminho certo para a sustentabilidade do nosso planeta! É assim que pretendemos entrar já a partir de 2024, com a norma Euro 7 em vigor no combate às emissões poluentes no sector automóvel.
Assim, ao ser aplicada a partir de 2024, espera-se uma redução significativa da poluição atmosférica e das emissões de gases nocivos antes de 2035.
As principais Vantagens
Segundo a União Europeia, esta norma beneficia os europeus, melhorando drasticamente a qualidade do ar para… 2050. Data que se estima que ainda haverá 20% de veículos leves e 50% de veículos pesados com motores de combustão em circulação, segundo a Comissão Europeia.
Com a monitorização das emissões de travões e pneus promovida pela Norma Euro 7, as empresas ligadas a este setor vão investir em novas tecnologias que, claro, vão aumentar os preços e as margens de lucro, ou seja, as poeiras dos travões vão ficar limitadas a 7 mg/km de NOx até 2035 e 3 mg/km em 2050. Para os travões, não há, ainda dados para os limites de emissões.
As principais Desvantagens
Os construtores de pesados vão ser os mais penalizados. A redução dos limites de emissões em 78% de 400 mg/km para 90 mg/km de NOx são dramáticos. Ou seja, os veículos pesados vão passar a custar ainda mais – este custo será passado, diretamente, ao cliente – encarecendo, mais, os transportes. Portanto, um dos maiores lesados será a indústria dos veículos pesados. Ainda que seja um passo importante para a sustentabilidade, também nós, consumidores, vamos sentir na carteira esta mudança. Espera-se que a Norma Euro 7 aumente o valor de cada modelo em cerca de 304€, por isso passará a ser mais caro para quem pretende comprar um carro.
Principais Benefícios
A Norma Euro 7 implicará em impactos e benefícios significativos na indústria automóvel, no meio ambiente e na sociedade.
- Redução da poluição atmosférica: estabelece limites mais rigorosos para as emissões de poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOx), partículas finas (PM) e hidrocarbonetos não metano (HCNM)
- Veículos mais sustentáveis: com limites mais rigorosos, especialmente para veículos movidos a diesel, estima-se que haverá uma redução no número de carros a diesel a circular na estrada. Isto abrirá espaço para veículos elétricos e híbridos, que contribuem para a redução das emissões de gases
- Melhoria da segurança dos veículos: A Norma Euro 7 vem também estabelecer requisitos mais rigorosos para a segurança dos veículos. Com o avanço da tecnologia e a adoção de sistemas de segurança mais avançados, os carros estarão mais preparados para proteger os ocupantes em caso de acidentes e para prevenir colisões por meio de sistemas de assistência à condução.