A embraiagem só deve ser usada quando necessário para mudar de velocidade. No entanto, apoiar o pé na embraiagem é um erro muito comum. Por isso, neste artigo, mostramos-te como cuidar da embraiagem e quais são os danos que conduzir com o pé na embraiagem pode provocar no automóvel.
Conduzir com o pé na embraiagem é um dos erros de condução mais comuns, especialmente para os condutores novatos. É um ato muitas vezes involuntário, mas que pode ser muito prejudicial para a embraiagem.
Outro erro comum na utilização da embraiagem acontece quando não pressionas totalmente a embraiagem quando mudas de velocidade. Este erro provoca fricção desnecessária.
Por isso, sempre que mudares de velocidade, deves carregar na embraiagem até ao fundo, ou seja, até o pedal tocar na lata. Para isso, não te esqueças de encontrar uma posição de condução ideal.
Outro cuidado a ter no uso da embraiagem é a forma como engrenas as mudanças. Esta ação deve ser tão suave quanto possível, para não sobrecarregar todo o sistema. Quanto mais bruscas fizeres as mudanças, mais curta será a vida da embraiagem e da caixa de velocidades.
Apoiar o pé no pedal da embraiagem
Se reparares, no lado esquerdo do pedal da embraiagem, existe um local para apoiar o pé. É aí que deves manter o pé esquerdo quando não estás a mudar de velocidade. Se deixares o pé no pedal, a embraiagem escorregará, aumentando o desgaste.
O que conduzir com o pé na embraiagem faz ao automóvel?
- Desgaste prematuro: o disco de embraiagem pode desgastar-se mais rapidamente devido ao atrito constante causado pelo pé na embraiagem. Isto obrigará à sua substituição mais cedo do que o normal;
- Sobreaquecimento: a utilização constante da embraiagem pode provocar um aumento da temperatura do sistema, levando potencialmente a problemas de sobreaquecimento que podem até queimar a embraiagem, em casos mais graves;
- Maior consumo de combustível: uma condução ineficiente com o pé na embraiagem pode resultar num aumento no consumo de combustível, já que o motor estará a operar de forma menos eficiente;
- Desgaste nos sincronizadores da caixa de velocidades: a utilização incorrecta da embraiagem pode resultar em mudanças de velocidade erradas, levando a um desgaste excessivo dos sincronizadores da caixa de velocidades e dificultando a mudança de velocidade;
- Desgaste nas peças relacionadas com o pedal: o uso constante do pé no pedal da embraiagem pode causar desgaste nas peças e molas associadas ao sistema, resultando em problemas no funcionamento do pedal.