Depois de tirar a carta, o que os mais recentes encartados querem é ter o seu primeiro carro. No entanto, este é um passo muito importante e é fundamental estar bem informado antes de tomar qualquer decisão.
Claro que comprar um carro traz muitas vantagens, mas é normal sentires alguma ansiedade na hora de o fazer. Não só porque é um investimento grande do qual é preciso alguma ponderação, como também deverá ser um carro adequado às tuas necessidades.
Por último, e apesar das vantagens de mobilidade quando compramos um carro, é importante perceber se realmente precisas dele em todos os passos que dás, isto porque é importante pensar no custo ambiental que um carro causa. Por isso, sempre que possível, em distâncias curtas, usa os transportes públicos ou vai a pé!
Antes de qualquer decisão, é preciso ter em conta 3 passos importantes:
1. Devo comprar um carro usado ou novo?
Não vamos mais longe. Qual é o orçamento disponível que tens para gastar num carro? Esta é sem dúvida a pergunta chave para a resposta que procuras. Mas vamos dar-te uma ajuda para analisares os prós e os contras.
Carro Novo: Vem equipado com as mais recentes tecnologias, a mecânica certamente encontra-se nas melhores condições e tem garantia de compra.
Carro Usado: A probabilidade de ter problemas mecânicos é maior, não tem qualquer tipo de garantia, mas o preço é muito mais reduzido.
2. Devo optar por um carro a gasolina, gasóleo ou elétrico?
O tipo de combustível é um detalhe também muito importante na hora de comprar um carro.
Mais uma vez, é importante comprar um carro de acordo com as tuas necessidades.
Se o intuito é fazer viagens de longas distâncias, o carro a gasóleo, apesar de ser mais caro na hora de compra, é o ideal.
No entanto, o preço dos carros a gasolina tendem a ser mais baratos, mas na hora de abastecer, o preço da gasolina é mais elevado que o preço do gasóleo. Por fim, se estiveres disposto a gastar um bocadinho mais no teu primeiro carro, a opção mais acertada a todos os níveis é mesmo o carro elétrico. Pois vais estar a contribuir para um planeta melhor. Fica a saber mais sobre os prós e contras do carro elétrico.
3. Quais são os custos associados ao ter um carro?
Antes de te aventurares na compra do teu carro, não te esqueças que com ele, vêm muitos outros custos associados. Estás preparado?
IUC – Imposto Único de Circulação, uma despesa anual obrigatória. O valor do imposto é alterado todos os anos pelo Governo e é calculado com base na cilindrada e nas emissões de CO2, assim como o ano da matrícula. Podes saber mais sobre as tabelas do IUC.
Seguros – Não há como fugir desta despesa para circular com o carro. É obrigatório, no entanto, hoje em dia a variedade de seguradoras e seguros é grande e podes escolher o que melhor se adapta às tuas necessidades, qual o melhor para o teu carro e quanto é que ficas a pagar mensalmente.
Inspeção – Também não te vais conseguir escapar deste custo anual obrigatório. O preço estipulado para 2023 para os veículos ligeiros é de 34,20€.
Revisão – É um procedimento que deve ser feito regularmente e os valores dependem dos serviços prestados e do local onde é feita a revisão.
Documentação – Depois de comprares o carro, é necessário pedir o DUA – Documento Único Automóvel e registá-lo na conservatória. O preço é variável, mas podes informar-te na conservatória mais perto de ti.
Imprevistos – Não há como prevê-los, mas eles acontecem. Por isso, prepara a carteira. Podem variar entre pneus novos, lâmpadas, velas, avarias ou até mesmo pequenas amolgadelas. Boa sorte!
Por fim, a compra de um carro é sempre um acontecimento especial e entusiasmante, por isso aproveita bem essa tua conquista e desfruta ao volante do teu primeiro carro!