Os dias quentes e de calor fazem com que muitas vezes só seja possível estar no carro com o ar condicionado ligado.
Desde sempre que ouvimos falar que o ar condicionado ligado gastava mais combustível, mas, será isto verdade ou mito?
Pois bem, sim, é verdade que o ar condicionado ligado aumenta o consumo do combustível, no entanto, esse gasto vai depender do tipo de sistema do ar condicionado, entre outras coisas.
Ora bem, o consumo de combustível poderá ser afectado por inúmeros factores, como a carga sobre o motor e a aerodinâmica do veículo. A velocidades de autoestrada, o veículo é geralmente mais aerodinâmico e eficiente ao nível do combustível com os vidros fechados e o ar condicionado ligado do que com os vidros abertos e o A/C desligado. A velocidades mais baixas (em circuito urbano), o impacto da resistência aerodinâmica devido aos vidros abertos é menos significativo.
Porque é que circular com o ar condicionado ligado consome mais combustível ?
Quando o ar condicionado de um automóvel está ligado é ativado um compressor que exige energia adicional ao motor. Como consequência, este vai precisar de mais combustível para desempenhar de forma correta a sua função. Os gastos com o combustível vão depender do tipo de sistema do ar condicionado:
- Sistema de gestão digital
É desenvolvido para otimizar a refrigeração e ter um consumo mais prudente.
- Sistema de gestão analógico
Como não contém um software, este tipo de sistema de ar condicionado é mais dispendioso.
Dado os aumentos do combustível no último ano, todo o cuidado é pouco e os portugueses não estão em condições de gastos extra, ainda para mais com o ar condicionado. Qual a melhor solução?
Dicas para poupar combustível enquanto usas o ar condicionado:
#1. Modera o uso. Esta opção é clara. Usa o ar condicionado só quando necessário Ligue-a apenas em caso de necessidade e nunca como ventilador.
#2. Fecha as janelas. Mantenha os vidros bem fechados enquanto circula com o ar condicionado ligado nas vias rápidas. Na cidade, é preferível a janela aberta (se for aceitável) e o aparelho desligado.
#3. Não ligues o ar condicionado de imediato. Num dia quente, deixa o ar circular durante pelas janelas uns minutos antes de pressionar o botão do ar condicionado. Vai permitir que o ar quente acumulado seja libertado.
#4. Faz a recirculação de ar para repartir o ar fresco pelo interior do carro, mais rapidamente.
#5. Não te esqueças da manutenção do ar condicionado. Lê mais sobre esse tema, aqui.