Sabes quando deves trocar os pneus do carro? Não te preocupes, nós ajudamos-te a garantir a tua segurança, bem como a do teu automóvel!
Se queres assegurar uma boa performance e segurança do teu veículo, deves sempre ter atenção ao estado dos pneus. São eles que permitem manter o carro em andamento em todo o tipo de terrenos, portanto há que saber quando os trocar.
Mas antes de oferecermos qualquer tipo de informação sobre trocar os pneus do carro, é importante dar a conhecer os diferentes tipos de pneu.
- De inverno: Mais aderentes, tornando-se ideais para estradas cobertas de gelo e neve ou para pisos molhados;
- De verão: Níveis de aderência próprios para piso seco ou molhado em condição quente;
- Todas as estações: Híbridos que servem para qualquer tipo de situação, dentro das referidas;
- 4×4: Contam com tração melhorada, de modo a permitir a circulação em pisos mais complicados, como grama ou lama.
Lembra-te! A troca de pneus deve ser feita por eixo ou de forma completa, substituindo os quatro de uma assentada.
Ora, vamos então falar sobre mudar pneus! O primeiro sinal a ter em conta é o tempo de vida útil desta peça de automóvel.
Apesar de depender da marca utilizada, os fabricantes apontam para 5 anos de vida útil, em média. Porém, os pneumáticos podem aguentar muito mais tempo, sem evidenciar grandes sinais de desgaste ou danos.
Existem também outros fatores que podem obrigar à troca dos pneus, como o clima, o estado das vias por onde circulas, a frequência com que o carro é utilizado e até o teu estilo de condução.
Há, no entanto, alguns sinais a que deves prestar especial atenção, como danos no flanco ou no bordo do pneu junto à jante, um aumento significativo da distância de travagem ou o desgaste do piso, que pode ser verificado através de três saliências localizadas abaixo do nível da borracha, sendo que, no caso de dois dos indicadores se encontrarem na mesma altura, está na altura de uma troca!
Em último lugar, para te lembrar da importância de trocar os pneus do carro, enumeramos algumas das consequências de circular com pneumáticos em fracas condições:
- Derrapagem, devido à falta de tração nos pneus;
- Menor resistência a danos e impactos;
- Menor tempo de resposta na altura da travagem, o que pode complicar em situações de emergência;
- Falta de estabilidade na condução;
- Aquaplanagem, devido à ausência de zona de escoamento em pneus carecas;
- Por último, multas!