Para os menos atentos, há um novo sinal de trânsito H42 que pode ser visto nas ruas.
Falamos de um sinal retangular, com fundo azul, com o desenho de duas câmaras pretas e duas riscas ao alto brancas.
Por baixo, aparece escrito “velocidade média”. Um conselho: Decora-o e mantêm-te atento a este sinal de trânsito H42 – mais tarde vais agradecer.
Trata-se do sinal de trânsito H42 e indica que circulamos numa zona onde está instalado um sistema de radares que calcula o tempo e a velocidade média do automóvel, entre dois pontos, onde estão instaladas câmaras.
E as notícias não são as mais animadoras.
Ou seja, na prática, se conduzires num troço com um limite de velocidade definido (por exemplo, 50 km/h) e se passares por este novo sinal de trânsito, significa que vão ser registadas as horas a que passaste pelo primeiro radar (ponto A) e pelo segundo (ponto B). É por isso que verás sempre dois sinais de trânsito H42, um no início e outro no fim.
São estes sinais que vão calcular a sua velocidade média. Posto isto, se passaste por aquele troço em menos tempo do que o previsto (de acordo com o limite de velocidade estabelecido), significa que estavas a circular em excesso de velocidade.
As multas relacionadas com o desrespeito do novo sinal de trânsito irão variar entre os 60€ e os 2.500€.
Tal como já tínhamos referido anteriormente, os radares serão instalados de norte a sul do país, no entanto, a listagem com informação detalhada dos locais onde se encontram todos os radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) podem ser consultados aqui.
De relembrar que, a instalação dos novos radares insere-se no âmbito do objetivo da ANSR de reforçar o combate à sinistralidade rodoviária, pelo que todos os novos equipamentos estão localizados nas zonas de concentração de acidentes mortais e onde a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade.