O FÓLIO, Festival Literário Internacional de Óbidos conta com a oitava edição e realiza-se de 12 a 22 de outubro, com o tema ‘’Risco’’
O Festival Literário Internacional de Óbidos prima por manter vivo o compromisso com os aliados da literatura, com os parceiros de sempre e com os novos leitores promovendo a mostra da pluralidade da Vila Literária. À semelhança das edições anteriores, os editores, as fundações, as universidades, as associações culturais, os artistas e pensadores, têm na programação do FOLIO MAIS as portas abertas para mostrar ao público do festival todas as formas que a literatura pode tomar, as identidades que adopta e os muitos meios que influencia. Com mais de uma centena de iniciativas e muitos convidados, no programa deste ano contamos com lançamentos, conversas, performances, leituras, debates, música e outros formatos que figuram entre as propostas do programa FOLIO MAIS. Arriscar foi uma segunda natureza para o diretor e curador José Pinho, é como herdeiros dessa ousadia que continuaremos o caminho do FOLIO e o caminho da promoção da literatura e da sua capacidade de nos fazer sonhar, pode ler-se no programa disponibilizado pelo site.
Toda a programação do evento pode ser consultada aqui, assim como toda a informação de que precisas.
Sobre o Festival Literário Internacional de Óbidos:
O Festival teve a sua primeira edição em 2015 e tornou-se num dos principais eventos de referência na área da literatura em Portugal. Com uma programação diversificada espalhada entre onze dias intensos, o mesmo é dividido em várias linhas de programação: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra. De entre as várias iniciativas, destacamos as exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.
Este festival não limita a literatura ao espaço dos livros, mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade, e torna possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a conceção e a possibilidade de multiplicar a literatura e os outros setores de atividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação.
Sobre a edição deste ano:
O evento trará escritores, músicos, conversas e uma homenagem a José Pinho, o livreiro da Ler Devagar falecido recentemente e um dos principais impulsionadores do Festival de Óbidos. Ney Matogrosso, Geoff Dyer, Leonardo Padura, Jorge Carrión e Mariana Enriquez são alguns dos nomes que vão passar pela vila medieval, num programa, mais uma vez, recheado de novidades.
O Festival Literário Internacional de Óbidos contará com 603 dos autores e criadores, 108 conversas e tertúlias, 40 apresentações e lançamentos de livros, 40 espetáculos e concertos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia, 14 mesas de autores e muitas outras iniciativas.
Ainda sobre literatura, não deixes de visitar a nova livraria Greta em Lisboa, onde só vais encontrar à venda livros produzidos por mulheres.