Quantcast
Bem-Estar no trabalhoCarreiraDicasFormação & Carreira

Horas a mais no trabalho: quando não conseguimos dizer ‘não’

Horas a mais no trabalho quando não conseguimos dizer ‘não’

Dás por ti ao computador fora do teu horário de trabalho e a fazer horas a mais? Quantas vezes já deixaste isto acontecer?
O medo de sair a horas ainda está muito presente na mente das pessoas e isso é não imaginas como isso pode ter um impacto brutal na tua saúde mental.
Aliás, é muito à conta de um ambiente tóxico no trabalho que se desenvolvem os tão falados burnouts, isto porque muitos dos trabalhadores continuam a fazer horas a mais com receio de serem vistas como pouco profissionais, incapazes ou insuficientes, sobrecarregando, na grande maioria das vezes, a quantidade de trabalho que deveria ser feito num dia de trabalho dito ‘’saudável’’.

Não conseguir dizer “não” ao trabalho extra; ficar mais do que as 8 horas previstas diárias, ficar até mais tarde no escritório, constantemente; ter receio de explicar que não se sente capaz de exercer uma tarefa por poderem considerar-te incapaz ou pouco profissional, são apenas alguns exemplos de um ambiente tóxico e muito pouco saudável que possas estar a passar por trabalhar horas a mais.

Escusado será dizer que, estas atitudes, impactam a nossa saúde mental e a nossa postura no trabalho. 
Ao nível das relações profissionais, a vida das pessoas que sentem grande dificuldade em dizer não é extremamente afetada, defendem os especialistas. “O não define limites nas nossas relações, e a pessoa com dificuldade em colocar esses limites vai provavelmente encontrar-se com frequência em situações que são desconfortáveis para si”, garante Sara Cruz, Psicóloga Clínica num artigo para a Visão.

Algumas técnicas que podes usar dizer ‘’não’’ às horas a mais e para impedir que fiques numa situação constrangedora e que, eventualmente, te possam afetar a nível emocional e mental.

#1. Estabelecer limites no trabalho:
Uma tarefa complexa, na maior parte das vezes, mas muito importante e valiosa para colocares em prática. Estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal é essencial e pode ser feito a partir de horários específicos e definidos, para que, tanto os colegas de trabalho como os teus familiares saibam quando estás disponível.

#2. Gerir melhor o tempo:
Começa o teu dia de forma organizada. Cria uma to do list com todas as tarifas e atividades que precisas de realizar nas tuas 8 horas de trabalho. Hoje em dias já tens várias ferramentas de trabalho que te permite organizar melhor as tarefas, criar checklists e destacar o que é mais importante.

#3. Honestidade é a chave:
Acima de tudo, tem uma comunicação clara e honesta com a entidade empregadora e com os colegas em questão .Se não estás à vontade para exercer alguma tarefa ou questão, expõe a situação e vais ver que te sentirás mais segura e claro, com menos stress e ansiedade. 

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores

EmpreendedorismoFormação & Carreira

Informação Empresarial Simplificada: O que é esta declaração?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Contrato de trabalho a termo certo: quantas vezes pode ser renovado

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Horário laboral: tudo o que precisas de saber