Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?

Estás a pensar em melhorar a tua casa de banho? Uma substituição da base de duche pode dar uma nova vida ao teu espaço. Para tal, tens vários tipos de bases de duche que se adaptam ao estilo pessoal de cada pessoa.

As casas de banho atuais são concebidas como um espaço de bem-estar e tranquilidade. Neste sentido, se estás a pensar em renovar a tua casa de banho, a troca da base de duche será sempre um contributo positivo para esta divisão, tanto a nível estético como funcional. 

O mercado oferece múltiplas opções de bases de duches, com instalações simples e económicas. Por isso, a escolha certa para ti vai depender essencialmente das tuas necessidades e preferências.

Iremos então explicar os diferentes formatos e materiais das várias bases de duche.

Vantagens dos duches

Quando se trata de escolher entre um duche e uma banheira, a verdade é que não existe uma resposta errada. Tudo depende das tuas necessidades e do que procuras nesta divisão do teu lar.

Se procuras algo que seja funcional e acessível sem ser demasiado vistoso, um duche é a melhor opção. Os duches são mais fáceis de instalar do que as banheiras e não requerem tanto espaço. Além disso, são menos dispendiosos do que as banheiras.

Que tipos de bases de duche existem?

Para além destas vantagens todas, os duches também se destacam pelas diferentes possibilidades de design que oferecem. Ou seja, estão disponíveis num vasto leque de formatos, dimensões e materiais de fabrico diferentes

De acordo com a sua forma, existem três tipos de base de duche amplamente utilizados:

Bases de duche quadradas 

Com um design minimalista e simétrico, as bases de duche quadradas conferem um aspeto sofisticado à tua casa de banho. Especialmente no caso das casas de banho pequenas, esta base de duche traz modernidade e elegância num tamanho compacto, permitindo ainda um melhor aproveitamento do espaço.

Destaca-se ainda pela facilidade de instalação. A forma simétrica da base não só se adapta bem a diferentes acessórios, como permite a instalação de separadores de duche retos sem a necessidade de os cortar ou personalizar, o que simplifica o processo e reduz o custo total.

Bases de duche retangulares

Se tens uma casa de banho maior, em que tenhas mais espaço para o duche, a instalação de uma base de duche retangular é, sem dúvida, a melhor opção. Além de te permitir tomar banho e movimentar com mais conforto, possibilita ainda a instalação de utensílios adicionais, como o efeito da chuva.

Por fim, as bases de duche retangulares podem tornar-se ainda mais funcionais e estéticas, ao permitirem a instalação de separadores personalizados com diferentes tamanhos.

Bases de duche semicirculares

Por outro lado, a base de duche que se destaca das anteriores pela adaptabilidade a diferentes configurações de casa de banho é a semicircular. Isto porque, dependendo das tuas necessidades, pode adaptar-se bem a diferentes separadores e configurações de torneiras. E não só, também apresenta adaptabilidade nas cores – podes escolher entre um grande leque de bases em diferentes cores, de forma a combiná-las com o design da casa de banho.

A sua forma curva dá um toque único à tua casa banho e, ao mesmo tempo, permite otimizar as dimensões desta divisão. Por todas estas razões, é a escolha predileta para as zonas de banho em canto e com um espaço muito limitado

Qual o melhor material para bases de duche?

Esta é uma pergunta frequente no mundo do design das casas de banho, mas a resposta não é assim tão simples. De seguida, apresentamos uma lista dos melhores materiais para bases de duche disponíveis.

Cerâmica

Se a tua prioridade for a durabilidade da tua base de duche, a cerâmica é o material certo. As bases de duche feitas com este material podem ter uma vida útil de até 30 anos

Conhecidas coloquialmente como bases de porcelana, são muito fáceis de limpar e são uma opção muito económica, perfeita se tiveres um orçamento pequeno. Além disso, como são feitas do mesmo material que as pias, sanitas e bidés, mantém uma uniformidade estética na tua casa de banho.

Contudo, as bases de duche de cerâmica também tem algumas desvantagens, como a sua alta fragilidade e a ausência de superfície antiaderente. Por isso, recomendamos a colocação de  um tapete sobre a base para evitar possíveis quedas ou escorregões.

Acrílico

Possuem um interior de vidro ou espuma de poliuretano e cobertas por uma camada de acrílico que evita fugas. Tal como as bases de cerâmica, não são feitas sob medida. Porém, em comparação com estas, são mais leves ( fáceis de manusear e de instalar, o que reduz o tempo e os custos de instalação), antiderrapantes (mas menos que a resina) e resistentes a choques.

Por outro lado, são mais suscetíveis ao desgaste ao longo do tempo e a sua superfície é sensível a abrasivos e agentes de limpeza, o que pode fazer com que mudem de cor com o uso.

Resina

Constituídas por uma massa composta por 70% de mármore/resina e 30% de outros componentes, as bases de duche de resina são uma das opções mais populares para renovar a casa de banho. De fato, até são um dos tipos mais vendidos, apesar de terem um preço superior aos de porcelana ou acrílico.

Mas, porque é tão popular? Bem, em primeiro lugar pelo seu design minimalista disponível em várias cores, permitindo um design único e perfeitamente integrado da tua casa de banho. Em segundo lugar, pela facilidade de instalação, devido à possibilidade de serem feitas à medida e cortados no local. 

Depois, porque após os devidos tratamentos, pode ser totalmente impermeável, antibacteriana,  antifúngica e antiderrapante. De fato, é o modelo de bases de duche com mais propriedades antiderrapantes. 

Por fim, uma das características importantes deste tipo de base é a sua grande acessibilidade — como a maioria destas bases são extraplanas e podem-se colocar rente ao solo, facilitam o acesso para pessoas com dificuldades motoras.

Pedra natural

Embora exija um maior orçamento, este tipo de base de duche, permite uma personalização máxima. Habitualmente são feitas de ardósia, mármore, granito ou quartzito. Como qualquer pedra natural, estas não possuem nenhum tratamento antiabsorvente (pode levar ao aparecimento de fungos), não são muito resistentes a choques e tendem a ser frias. 

Por outro lado, este tipo de base é geralmente mais barata, já que os materiais são mais baratos e é necessária menos mão de obra (um pedreiro pode fazê-la em apenas algumas horas).

Existem também as bases de duche embutidas. Neste caso, as bases de duche são criadas diretamente no chão da casa de banho.

Metálicas

Fabricada em aço inoxidável e revestida com uma camada de esmalte vitrificado, são uma escolha pouco comum, mas que sai muito barata ao teu bolso. No entanto, a longo prazo é uma escolha que pode não ser a melhor escolha, já que pode começar a enferrujar.

Como saber se a base de duche é de boa qualidade?

Para saber se estás a tomar a melhor decisão na escolha da tua base de duche, deves analisar os seguintes aspetos:

  • Material de fabrico;
  • Grossura;
  • Acabamento;
  • Aderência (antiderrapante);
  • Durabilidade;
  • Garantia.
Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Chão de madeira: dicas para deixá-lo impecável

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como limpar janelas de alumínio?