Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Banheira ou duche? Qual a melhor alternativa

Banheira ou duche? Qual a melhor alternativa

Para alguns a banheira é um elemento essencial de uma casa de banho padrão; outros preferem o duche para a sua higiene pessoal. Descobre neste artigo qual é a melhor alternativa para a tua casa de banho.

Quando se trata de banheiras e duches, há muitos fatores a considerar. O custo da instalação, a funcionalidade e o valor de revenda devem ser todos tidos em conta ao tomar esta decisão. 

Tanto as banheiras como as cabines de duche têm as suas vantagens únicas, pelo que pode ser difícil decidir qual é o mais adequado para a tua casa. No final das contas, a melhor opção para a tua casa dependerá das tuas necessidades e desejos específicos. 

Então, qual é a melhor opção para ti — uma banheira ou um duche? Neste artigo, vamos ajudar-te a tomar esta decisão!

Como escolher a opção certa para as tuas necessidades?

A escolha entre banheira e duche não tem apenas a ver com o valor de revenda. Tem também a ver com as tuas preferências de estilo de vida e com a forma como vais utilizar a tua casa de banho. 

Se preferes tomar um banho quente, então adicionar uma banheira à tua casa de banho principal deve ser a tua principal prioridade. Por outro lado, se preferes tomar um duche rápido, deves considerar a instalação de uma cabina de duche na tua casa de banho.

Portanto, escolher entre banheira e duche não é fácil, principalmente quando o objetivo é vender ou arrendar. Existe ainda uma opção intermediária que permite aproveitar ambas as soluções quando a casa de banho é grande o suficiente: colocar a banheira na parte inferior e logo na frente ou ao lado do chuveiro.

Utilização de espaço

Se tens uma casa de banho pequena, recomenda-se a instalação de um duche. Um duche pode ser instalado num espaço pequeno, com uma planta incomum e independentemente da inclinação do teto. Por outro lado, uma banheira — apesar de ser a opção predileta para decoração da casa de banho — necessita de mais espaço para ser instalada.

Mais, existem muitas versões de cabines de duches disponíveis que poupam espaço e variam em largura e comprimento, bem como em design. Ainda para aumentar a sensação de amplitude na tua casa de banho, podes integrar o design do duche na divisão. Para tal, utiliza uma porta de vidro ou azulejos que garantem a continuidade entre o duche e o resto da casa de banho.

Além disso, um duche também pode chamar a atenção com vários elementos de destaque, como torneiras de formato especial, uma cortina de duche colorida ou azulejos com padrões especiais.

Custo da instalação

Um dos fatores que leva muitas pessoas a instalar um duche em vez de uma banheira é precisamente o custo da instalação. Geralmente, a instalação de uma banheira é mais cara do que a instalação de um duche. 

Isto deve-se ao fato de as banheiras necessitarem de mais espaço e tenderem a ser mais pesadas e difíceis de instalar. Além disso, as banheiras requerem frequentemente a instalação de um revestimento em azulejo, o que pode aumentar o custo total da instalação.

Utilização de água 

Um duche é uma forma mais eficiente de utilizar a água do que um banho de imersão, porque utiliza apenas dois terços da quantidade de água. Isto é importante não só do ponto de vista ambiental, mas também porque pode poupar dinheiro nas tuas contas de água.

Se tens uma banheira e a utilizas, é provável que estejas a gastar mais dinheiro em água do que os teus amigos que tomam duche. 

Num típico banho de imersão gasta-se cerca de 250 litros de água, em comparação com apenas 50 litros para um duche médio (considerando um duche de 5 minutos). Isto são valores, que ao fim de um ano se tornam uma grande despesa extra para o teu orçamento. Calcula a água que gastas em casa com esta ferramenta disponibilizada pela Câmara Municipal de Gondomar.

Tempo gasto na banheira vs duche

Os duches são geralmente mais rápidos do que os banhos, o que os torna uma opção mais desejável se tiver falta de tempo.

No entanto, se preferes relaxar durante uns minutos, a banheira é uma escolha melhor. A imersão em água quente numa banheira não só ajuda a aliviar a dor como a reduzir o stress. Mais, há muitas banheiras que vêm com jatos incorporados que podem massajar o teu corpo. Estas podem ser uma opção a ter em conta se tiveres dores musculares ou nas articulações.

Segurança e facilidade de utilização

As cabinas de duche são mais seguras, especialmente quando têm piso antiderrapante. As banheiras são mais perigosas e são fonte de inúmeras quedas por escorregamento. 

As cabines de duche são mais fáceis de utilizar por pessoas com mobilidade reduzida, que as banheiras comuns impedem. Especialmente as cabines de duche com um banco e barras de apoio, facilitam a entrada e saída do duche. Mais, este tipo de duche também é ótimo para idosos, que podem ter dificuldade em passar por cima de uma banheira tradicional. 

Se tens bebés e crianças pequenos, talvez seja melhor ideia instalar uma banheira com um assento incorporado. Isto não só dará ao teu filho um lugar para se sentar enquanto toma banho, como também proporciona estabilidade extra, tornando menos provável a queda. 

Por isso, incluir uma banheira nos teus planos de renovação da casa de banho é uma excelente forma de garantir que as famílias jovens estão entre os potenciais compradores da tua casa.

Higiene e limpeza 

Outro fator que importa comparar é a facilidade de manter uma banheira ou um duche limpo.

Por um lado, a limpeza de uma banheira normal tende a ser mais difícil e demorada do que a de um duche. Isto porque, quando não é bem cuidada, pode ficar com sujidade e fuligem, ou até mesmo com bolor.

Por isso, se optares por uma banheira, vais ter de dedicar algum tempo a limpá-la regularmente. Para tal, certifica-te que a banheira está bem seca antes de começares a limpeza. Depois, utiliza um produto de limpeza suave com vinagre e bicarbonato de sódio. 

Quanto à cabine de duche, apesar de requerer menos tempo e perícia, continua a necessitar de alguns cuidados. Por exemplo, pode ser uma boa ideia colocar um tapete de banho para evitar que a água se infiltre no chão. 

Além disso, a argamassa entre os azulejos antiderrapantes nas paredes e no chão do duche pode necessitar de manutenção de tempos a tempos. Para tal, uma solução de lixívia e água, ou um produto comercial de limpeza de juntas.

Qual é a melhor alternativa para a tua casa?

A decisão entre uma banheira e um duche é muitas vezes pessoal, mas há alguns fatores a considerar ao tomar esta decisão. Se estás à procura de um equipamento que aumente o valor de revenda da tua casa, considera a instalação de uma banheira. 

Embora as banheiras sejam mais caras do que as cabines de duche e possam ser difíceis de instalar, são geralmente consideradas um melhor investimento do que as cabines de duche porque acrescentam valor à tua casa.

Se procura algo que seja funcional e acessível sem ser demasiado vistoso, um duche é a melhor opção. Os duches são mais fáceis de instalar do que as banheiras e não requerem tanto espaço. Além disso, são menos dispendiosos do que as banheiras.

Quando se trata de escolher entre uma banheira e um duche, não há uma resposta errada. Tudo depende das tuas necessidades e do que procura numa banheira ou num duche.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras

Casa & DecoraçãoLifestyle

Pavimento flutuante: como escolher?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias