Quantcast
FinançasSeguros

Tudo sobre Seguro Multirriscos: Proteção e Custo

Seguro Multirriscos

O que é o Seguro Multirriscos?

O seguro multirriscos, também conhecido como seguro habitação, oferece um plano de proteção para as mais diversas situações ou imprevistos que possam ocorrer no interior da habitação.
Todo o cuidado é pouco e este é o único seguro que pode proteger a sua casa e os seus bens de uma variedade de incidentes que possam ocorrer.
Mas vamos por partes!

Por norma, o seguro multirriscos cobre os danos na estrutura e nas áreas comuns da propriedade, mas pode cobrir também todos os seus bens – o chamado recheio da casa – que pode incluir desde equipamentos, a mobílias e outros objetos de valor. Para uma cobertura abrangente dos seus bens, deverá contratar um plano completo e escolher um capital que corresponda ao valor aproximado real do recheio da sua casa. Desta forma garante que, na eventualidade de um incidente, receberá um valor justo pelos seus bens. 

Para ter a certeza que está a escolher um plano abrangente, que cobre todo o tipo de incidentes, é importante saber mais sobre as coberturas que pode contratar.


Quais as coberturas do seguro multirriscos? 

Para saber como funciona o seguro multirriscos, é importante perceber como funcionam as coberturas. Por norma, estes seguros de habitação podem oferecer uma proteção completa e variada. Ainda assim, as seguradoras têm, por norma, um plano base com coberturas essenciais, à qual podem ser adicionados complementos de acordo com a preferência do cliente e consoante as suas necessidades face à habitação. 


Ao avançar com o seguro multirriscos, deve garantir sempre as coberturas de:
– Incêndios, e explosão;
– Tempestades e inundações;
– Danos por água;
– Responsabilidade civil do imóvel;
– Riscos elétricos e danos estéticos.

Mas pode ainda acrescentar complementos ao seguro, tais como:

– Assistência ao lar;
– Proteção do recheio do imóvel;
– Proteção dos seus bens pessoais;
– Seguro para acidentes pessoais ocorridos na habitação e cobertura das despesas relacionadas com o sinistro doméstico;
-Responsabilidade civil familiar;
-Despesas de mudança temporária.

Lembre-se, portanto, que este é um seguro que pode ser personalizado consoante as suas necessidades familiares de forma a assegurar a melhor cobertura para si. 

Como é calculado o custo do seguro? 

Por ser um seguro personalizável, é necessário ter em conta que quanto maior for a cobertura e o valor assegurado, maior será o prémio (preço) do seguro.
Estes são alguns dos fatores que influenciam o valor final do seguro:

Capital Seguro: Quanto maior for o capital segurado definido na apólice, mais completa será a proteção, mas, consequentemente, maior será o valor a pagar pelo seguro.

Franquia: Optar por uma franquia mais alta resulta num prémio mais baixo, pois a seguradora será responsável por menos sinistros. Por outro lado, ao reduzir a franquia, o prémio aumentará, mas a seguradora irá cobrir sinistros de valor mais reduzido.

Fracionamento do prémio: O prémio é calculado anualmente e pode ser pago todos os anos ou de forma fracionada: por semestre, trimestre ou ao mês. Em algumas seguradoras, existem encargos associados a cada fracionamento.

É importante mencionar que são consideradas para a avaliação, certas características do imóvel como o ano de construção, a área da habitação, o tipo de construção e os materiais utilizados. Por exemplo, se a construção for recente, o prémio será mais baixo.

– Localização: A área de residência é também um critério importante: cada região do país recebe uma classificação de risco por parte das seguradoras. As classificações variam mediante fatores como risco sísmico, risco de inundações, criminalidade, entre outros.

Quais os benefícios do Seguro Multirriscos?

Ter um seguro multirriscos é fundamental para garantir a segurança financeira e a proteção abrangente da sua casa. A EXS pode ajudá-lo a escolher o melhor plano de coberturas, que pode ir para lá dos danos estruturais, abrangendo também os seus bens pessoais, responsabilidade civil, e outras situações imprevistas.

Vamos falar mais aprofundadamente sobre alguns dos benefícios que poderá ter ao contratar um Seguro Multirriscos:

– Proteção contra Danos Estruturais: Um seguro multirriscos pode cobrir danos estruturais à sua casa causados por incêndios, inundações, terremotos ou tempestades. O seguro multirriscos garante que, em caso de sinistro, os custos de reparação ou reconstrução fiquem cobertos pelo seguro.

– Cobertura dos bens e recheio da habitação: Além da estrutura da casa, o seguro multirriscos pode cobrir os bens pessoais (recheio) do interior da habitação. Nesta vertente do seguro, estão incluídos móveis, eletrodomésticos, e outros pertences pessoais. Em caso de roubo, incêndio ou outro tipo de incidente que faça parte da cobertura, pode ser indemnizado pelos danos ou perda dos objetos em causa. 

– Assistência 24 horas: São várias as apólices de seguro multirriscos que incluem serviços de assistência 24 horas. A rápida resposta a emergências pode ajudar a minimizar os danos da sua habitação.

Ao escolher a EXS Seguros não está apenas a facilitar o processo de comparação de seguros, está também a encontrar opções mais acessíveis e personalizadas às suas necessidades. Num mercado dinâmico, a EXS Seguros trabalha com as 26 seguradoras mais competitivas em Portugal para garantir que lhe oferece as soluções mais competitivas do mercado.

Para pedir a sua simulação grátis de seguro multirriscos, basta inserir os seus dados no nosso simulador online e entraremos em contacto consigo para obter informações adicionais. Em 24 horas úteis, os nossos consultores especializados entregam uma proposta personalizada, considerando as franquias e capitais ideais para as garantias escolhidas por si.
Se precisar de ajuda para escolher o melhor seguro multirriscos para a sua habitação, não hesite em entrar em contato com a EXS Seguros.

Related posts
FinançasFinanças PessoaisNacional

IRS 2024: como declarar rendimentos do estrangeiro?

FinançasSeguros

Benefícios do Seguro de Vida: Conheça a proteção além da cobertura

FinançasNacional

Fatura da Sorte: Como participar?

FinançasNacional

Deduções Fiscais 2024: quais os valores máximos?