Quantcast
FinançasFinanças PessoaisNacional

Seguro multirriscos habitação: o que é e o que cobre?

Seguro multirriscos habitação

Tudo o que precisa de saber sobre o seguro multirriscos habitação

A sua casa é o seu bem mais valioso. E por muito que pense que nada negativo possa acontecer, os imprevistos ocorrem. Por isso, é importante manter a sua casa e família protegida.

O seguro multirriscos habitação é a única solução que garante não só a proteção da sua casa, bem como da sua família, bens pessoais e animais de estimação.

Neste guia, explicamos o que é o seguro multirriscos habitação e quais são as suas coberturas. Apresentamos ainda qual é o plano mais adequado para a sua família e como pode simular, sem sair de casa e sem qualquer custo.

O que é o seguro multirriscos habitação?

Tal como o nome indica, o seguro multirriscos é um seguro de habitação abrangente. Protege a sua casa, assim como a sua família e os animais de estimação.

É o único plano que assegura a resolução de um sinistro para além dos riscos impostos por lei. Ou seja, ao contrário do seguro de incêndio obrigatório, que apenas cobre os danos provocados na estrutura e nas partes comuns do prédio, o seguro multirrisco habitação garante uma compensação para uma variedade de outros danos.

Em detalhe, a lei apenas exige, para os edifícios em regime de propriedade horizontal, um plano que inclua a cobertura de Incêndio, garantindo os danos das  partes comuns do prédio, da estrutura da fração autónoma, dos anexos e das garagens fechadas. Contudo, não protege o interior da casa, nem os respetivos proprietários.

Com o seguro multirrisco habitação, a proteção da casa e do seu recheio, assim como dos seus habitantes estão garantidas. Assim, todos os bens que tem em sua casa, desde mobília, eletrodomésticos e joias, estão protegidos por este seguro. Desde que avalie e calcule rigorosamente o valor dos seus bens. Só desta forma é que pode receber uma indemnização justa, em caso de sinistro.

Mas, então, se não é obrigatório, porque deve ter um seguro multirrisco habitação?

Porque proteger a sua casa é a melhor forma de lidar com o imprevisto. Um dano grave na sua habitação ou um acidente com as pessoas e animais que nela vivem representam encargos financeiros. E o plano funciona como uma proteção extra para quem procura segurança.

Além disso, embora, não seja obrigatório, as instituições bancárias exigem este tipo de seguro de casa na contratualização de um crédito à habitação.

Contudo, note que por ser exigido pelo banco, não significa que tenha de contratualizar o seguro nessa entidade. Nem sempre estas instituições disponibilizam as opções mais económicas ou vantajosas de seguros. Procure mediadoras, como a EXS – Mediação de Seguros, faça uma simulação e avalie detalhadamente todas as ofertas.

O que cobre o seguro multirriscos habitação?

O plano garante uma proteção completa da sua casa. Não só inclui uma compensação em caso de incêndio, como o seguro multirriscos habitação cobre danos por água, danos estéticos, danos elétricos, e  pesquisa de avarias.

Mas, acima de tudo, este seguro de casa é uma solução flexível e adaptada às suas necessidades. Poderá escolher apenas proteger o recheio do seu imóvel, a infraestrutura da casa ou até ambos.

As coberturas do seguro multirrisco habitação são escolhidas por si, de acordo com os seus interesses e características do imóvel.

Porém, algumas coberturas estão sempre garantidas no plano, como:

  • Incêndio, raio e explosão;
  • Tempestade e inundações;
  • Danos por água, como, por exemplo, ruturas de canalizações;
  • Responsabilidade civil do imóvel, fundamental caso seja necessário indemnizar terceiros;
  • E, riscos elétricos e danos estéticos.

Para além destas garantias, pode ainda acrescentar outras coberturas complementares, como, por exemplo:

  • Assistência ao lar, isto é, substituição de fechaduras, serviço de ambulância, etc;
  • Proteção do recheio do imóvel contra acidentes ou furtos;
  • Proteção para os seus bens pessoais contra furtos ou roubos, quer dentro, quer fora de casa;
  • Seguro para acidentes pessoais ocorridos na habitação e cobertura das despesas relacionadas com o sinistro doméstico, incluindo o funeral;
  • Responsabilidade civil familiar, que inclui proteção para condução de bicicletas e para animais domésticos;
  • E, despesas de mudança temporária.

As coberturas disponíveis no mercado são inúmeras e é fácil ficar assoberbado com as ofertas. O importante é selecionar as que melhor respondem às necessidades da sua família e da sua habitação.

Para o ajudar a encontrar um plano completo e adaptável à sua casa e família, peça uma simulação numa mediadora de seguros. Poderá encontrar não só as soluções que mais se adequam aos seus interesses, como os seguros multirriscos habitação mais baratos. A poupança pode ser de até 50%, se comparar com os seguros disponibilizados pelas entidades bancárias.

Ǫual é o melhor seguro multirrisco habitação?

Então, depois de saber mais sobre este plano, importa conhecer os preços dos seguros multirriscos habitação.

Como em qualquer plano, o valor do seguro não é fixo, nem transversal. Depende de muitos fatores, nomeadamente das companhias de seguro, das coberturas selecionadas, das características da casa e do valor do imóvel e do seu recheio.

Por exemplo, se vive numa zona com risco sísmico, é recomendado que adicione esta cobertura no seu seguro casa, logo, o preço será diferente de outra pessoa que mora num local sem este risco. Por outro lado, também pode encontrar formas de reduzir o valor do prémio, instalando um sistema de segurança, alarmes, extintores, etc.

Além disso, o preço do seguro multirrisco habitação também depende do capital seguro, ou seja, do valor de reconstrução da sua casa. Este valor é estabelecido por si ou, no caso de existir um credor hipotecário, este exige um valor minimo a indicar na sua apólice, no início da contratualização ou na atualização anual, ao longo do contrato. Em qualquer altura poderá incluir ou alterar o valor do recheio.

Por isso, o melhor seguro multirrisco habitação é o que se adequa a si e às suas necessidades a um preço competitivo. Para o ajudar a encontrar o plano com melhor equilíbrio entre custo e benefício, peça várias simulações em diferentes companhias.

Na EXS simulamos com as seguradoras mais competitivas em Portugal. Para isso, trabalhamos com as  principais Companhias, nomeadamente a Tranquilidade, Zurich, Ageas, Una Seguros, Fidelidade, Liberty Seguros, Lusitania Seguros, MAPFRE, Victoria e Allianz.

A partir do cruzamento de dados destas seguradoras, oferecemos a solução mais adequada para a sua família e habitação. Além disso, como dispomos de parcerias com várias entidades, conseguimos apresentar propostas mais completas a valores inferiores.

Como funciona o simulador da EXS Seguros?

Se ficou curioso e gostaria de receber orçamentos de um plano, pode utilizar o nosso simulador de seguro habitação.

É muito fácil!

Basta inserir os seus dados e pedir uma simulação grátis. Nós entramos em contacto consigo para que nos possa disponibilizar mais informações para uma correta e completa simulação.

Depois comparamos as soluções disponibilizadas pelas seguradoras com quem trabalhamos e verificamos qual o melhor plano para a sua família. No final, entregamos a simulação mais benéfica com ou sem franquias e capitais adequados às garantias que escolheu.

Tanto para os planos mais simples como para os mais completos, oferecemos uma proposta personalizada. Apresentamos não só as soluções base, que incluem a proteção da casa e as despesas relacionadas com sinistros, mas também alguns exemplos de coberturas que pode acrescentar ao seu seguro base.

Assim, recebe a simulação do seu seguro multirrisco habitação, sem compromisso e sem qualquer custo adicional. O nosso serviço de mediação gratuito garante uma proposta personalizada a um valor competitivo, um acompanhamento próximo e acesso a ofertas exclusivas.

O seguro é simples de contratar e a indemnizar?

Depois de receber a proposta do seguro multirriscos habitação, pedida no nosso simulador, a adesão é muito fácil e simples. Tem apenas de selecionar a opção pretendida e o valor do Capital Seguro para incluir na apólice, tanto para o imóvel como para o recheio.

Sempre que exista um banco credor deverá certificar-se que podemos tratar de tudo com o seu gestor e nós damos seguimento ao processo.

Relativamente ao Capital Seguro, calcule rigorosamente o valor de reconstrução da sua habitação e o valor dos seus bens. Alertamos que o valor de reconstrução trata-se literalmente do valor que seria necessário despender para reconstruir de raiz o seu imóvel, em caso de sinistro em que ocorra a destruição total do mesmo. Caso exista um banco credor, dado que no processo de contratação de crédito habitação é realizada uma avaliação, onde este valor é apurado e ao longo dos anos atualizado, deverá sempre questionar o banco acerca do valor exigido para efeitos de seguro multirriscos habitação para um novo seguro ou para alteração de seguro em vigor, por forma a garantir a boa aceitação da apólice.

Não se esqueça que em caso de sinistro, caso a companhia verifique que o seu imóvel está seguro por valor de reconstrução inferior ao real poderá aplicar a lei da proporção e apenas será indemnizado em proporção do valor que tem seguro. Por isso, seja preciso nos valores a indicar para a sua casa (imóvel e recheio), identifique pormenorizadamente os bens e atualize o Capital Seguro, sempre que necessário.

Por último, mas não menos importante, em caso de sinistro, o tomador do seguro é ressarcido dos prejuízos sofridos. Como o seguro multirriscos habitação tem um caráter indemnizatório, deve comunicar o sinistro à seguradora, com a maior brevidade, para ser compensado.

No entanto, em caso de dúvidas, a EXS Seguros também o acompanha em todo o processo. E se ainda tem questões sobre o seguro multirriscos, a EXS está disponível para o esclarecer. Fale connosco!

_

Leia também: Cashback: o que é e como funciona?

Related posts
FinançasFinanças PessoaisNacional

Dicas para poupar durante as férias de verão

Finanças PessoaisNacional

Idade e penalizações: Pedir Reforma em 2024 e 2025

FinançasFinanças PessoaisNacional

Seguro de Viagem: vale a pena contratar?

FinançasFinanças PessoaisInvestimentosNacional

Quer resgatar o seu PPR? Saiba como