Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Dicas para renovar a casa de banho

Dicas para renovar a casa de banho

Renovar a casa de banho pode passar por mudar apenas a decoração até fazer obras mais profundas. Se estás a pensar em fazê-lo, este artigo é para ti. Vamos explorar estratégias acessíveis e criativas para transformar a tua casa de banho sem comprometer o teu orçamento.

Renovar a casa de banho pode parecer uma tarefa assustadora, especialmente quando se pensa nos custos envolvidos. Porém, antes de começar a trabalhar e fazer grandes investimentos, existem soluções intermediárias que ajudam a renovar a casa de banho

Mesmo com um orçamento baixíssimo, podes fazer a diferença com algumas pequenas mudanças que custam menos do que imaginas. O que queremos é propor ideias simples para renovar a tua casa de banho com estilo e economia. Vem daí!

Procura soluções que se adequem ao teu orçamento 

Antes de começares a renovar a tua casa de banho, define um orçamento realista. Não procures fazer um grande projeto se não tiveres dinheiro para o fazer. 

Muitas vezes, ser demasiado extravagante pode deixar-te sem dinheiro e acabar por interromper a tua renovação durante alguns meses e, consequentemente, comprometer todo o processo. 

Assim, procura soluções que se enquadrem nas tuas possibilidades financeiras. Pequenas mudanças podem muitas vezes ter um grande impacto sem custar muito dinheiro; por isso investe no que realmente importa e poupa noutras áreas.

Substituí a banheira por um poliban

Uma das mudanças mais radicais que podes fazer na tua casa de banho é substituir a banheira por um poliban. Caso queiras algo mais extravagante podes comprar um poliban com uma coluna de massagem. 

Apesar de mudar totalmente a tua casa de banho, não é uma obra complicada nem demorada. Retirar uma banheira e colocar um poliban demora 3 ou 4 dias, dependendo dos materiais utilizados. 

Com esta alteração, não só ganhas mais espaço, como tornas a tua casa de banho mais moderna e segura para as pessoas com menos mobilidade (especialmente os idosos).

Coloca toalhas novas

As toalhas são elementos essenciais na casa de banho. Contudo, nem sempre lhes é dada atenção devida. Ou seja, gastamos dinheiro com uma infinidade de objetos que nunca usamos, mas guardamos as toalhas que já perderam toda a suavidade.

Substituir toalhas gastas por toalhas macias e bem conservadas aumenta o conforto. Além disso, com simples variações de cor e/ou padrão, podem mudar a estética da casa de banho, adicionando um toque de sofisticação.

Muda as cortinas do chuveiro

Outra opção barata e eficaz para renovar a casa de banho é alterar as cortinas do chuveiro. De fato, é necessário trocar as cortinas do chuveiro após um certo tempo de uso, principalmente para evitar a formação de bolor no fundo das mesmas.

Assim, quando achares necessário trocar as tuas cortinas do chuveiro, aproveita para adquirir umas com design completamente diferente. Por exemplo, comprar umas cortinas às riscas, com mais cor, ou com padrões mais arrojados.

Procura plantas que se adaptem ao ambiente da casa de banho

É verdade que ao pensar em plantas para casa, poucas vezes nos lembramos de colocar plantas na casa de banho. Porém, devido à elevada humidade, até são ambientes muito propícios para o crescimento de certas plantas.

Para o Horto do Campo Grande, as sete plantas mais indicadas para colocar na casa de banho são: Feto; Asplénio; Calathea; Tilândsia; Clorófito; Bambu da sorte e Areca. Além de purificarem o ar, estas plantas trazem um ambiente mais acolhedor e tranquilo para a tua casa de banho.

Aposta em espelhos

Se a tua casa de banho é pequena, escolhe um espelho grande ou vários espelhos pequenos para criar a ilusão de mais espaço. Isto porque os espelhos têm o poder de ampliar visualmente o espaço. Mais, ao utilizar vários espelhos, eles refletem mais a luz, tornando o ambiente mais luminoso.

Se quiseres fazer uma mudança mais drástica, substitui os teus espelhos quadrados e tradicionais, por outros mais disruptivos e inovadores. Por exemplo, troca os teus espelhos por uns em forma de sol, com um toque modernista ou por uns de estilo vintage com moldura de madeira.

Pinta os azulejos

Se as paredes da tua casa de banho estão revestidas com azulejos do século passado, não te preocupes. Se ainda estiverem em bom estado, pintar os azulejos pode ser mais económico e igualmente efetivo para renovar a casa de banho.

Primeiro, limpa bem a superfície, de maneira a eliminar os calcários acumulados na casa de banho. Depois repara eventuais defeitos e começa por dar uma demão de primário de aderência.

Deixa este secar durante 8 horas (aproveita a noite, se quiseres poupar tempo) e aplica uma demão de tinta específica para azulejos. Escolhe uma cor mais arrojada para dar um novo visual à tua casa de banho. De seguida, dá mais uma nova demão com o rolo e deixa secar.

Por fim, dá uma terceira demão no dia seguinte, e assim, deixar as paredes da tua casa de banho perfeitas. 

Inova no design das paredes

As casas de banho modernas podem, muitas vezes, não ser muito mobiladas. Por isso, uma das formas mais eficaz de renovar a tua casa de banho é alterar o design das paredes. Se pretendes uma atmosfera caseira com um toque pessoal, podes trazer os teus padrões, cores ou fotografias favoritas para tua casa de banho com o papel de parede. 

Na hora da escolha dos materiais para revestir as paredes, não te esqueças que a casa de banho é um dos departamentos da casa mais suscetível a sofrer com a humidade em casa. Por isso, opta por opções anti-fungos e isolantes, garantindo um ambiente mais saudável e duradouro. O papel de parede de fibra de vidro, assim como o papel de parede de vinil são muitas vezes a melhor escolha (procura o símbolo que indica a resistência à água de acordo com a norma DIN EN 235).

Se procuras uma opção que alia o conforto, com um design rústico minimalista, podes utilizar uma parede de ripas de madeira. Esta solução traz para a tua casa de banho o carácter hygge das saunas escandinavas. Podes ainda combiná-las com paredes monocromáticas feitas de gesso para um toque mais moderno.

Procura materiais para revestir o chão

Durante a remodelação, o chão também é frequentemente renovado. Assim, podes prescindir dos azulejos e recorrer a outros materiais:

  • Pedra: Os pavimentos de pedra têm um carácter forte. As suas texturas podem dar variedade a casas de banho minimalistas. Combina-as com madeira para realçar o toque natural de uma divisão.
  • Madeira: Um pavimento de madeira traz mais conforto à casa de banho com a sua textura e cor. Além disso, é também muito agradável para andar descalço. São recomendadas madeiras nativas como o carvalho e o pinho suíço, assim como espécies de madeira com um elevado teor de humidade, para absorverem menos humidade do ambiente.
  • Vinil: Escolhe o pavimento vinílico se quiseres manter o aspeto de mosaico sem comprometer a sensação de conforto dos pés descalços. Este material é resistente à humidade e está disponível numa grande variedade de padrões e cores.
  • Cortiça: o pavimento de cortiça quando impermeabilizado pode até ser incorporado em espaços de casa de banho. Com as suas qualidades de absorção de som e flexibilidade, as características naturais da cortiça podem dar um toque orgânico subtil para complementar qualquer design de casa de banho. 

Procurar mão-de-obra especializada 

Por último, mas não menos importante, lembra-te que algumas tarefas de renovação requerem conhecimentos técnicos. Se estás a pensar em fazer alterações estruturais à tua casa de banho, como a troca de canalização, procura profissionais qualificados. A mão-de-obra especializada garante resultados duradouros e seguros.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras

Casa & DecoraçãoLifestyle

Pavimento flutuante: como escolher?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias