Ao instalar janelas eficientes na tua casa, podes torná-la ainda mais confortável, melhorar a redução do ruído, maximizar a segurança da tua família e, como bónus, o valor da tua propriedade aumentará significativamente. Aprende a escolher janelas mais eficientes.
Os dados mais recentes da Eurostat refletem uma realidade nua e crua: 17,5% da população portuguesa não consegue aquecer a sua casa, estando bem acima da média da união europeia, que se situa nos 9,3%.
Isto revela que, em Portugal, muitas pessoas ainda continuam a não ter conforto em casa. A verdade é que faltam casas com eficiência energética em Portugal, que promovam o conforto climático, isto é, que não só mantenham temperaturas amenas no interior, como permitam uma boa renovação do ar.
Esta falta de conforto de muitas casas no nosso país é provocada essencialmente pela construção deficiente e utilização de materiais de fraca qualidade.
Então, se pretendes maximizar o conforto da tua casa, a instalação de janelas eficientes é um bom ponto de partida: permitem a passagem de luz, bloqueando a entrada de frio ou de calor excessivo, de água e de ruído, e podem ainda proteger contra incêndios e arrombamento.
Além disso, ao instalar janelas eficientes podes reduzir cerca de 30% da energia consumida na tua habitação, reduzindo a tua fatura de luz ao final do mês.
Que materiais escolher para a caixilharia?
Um dos aspetos fundamentais a ter em conta antes de comprar novas janelas é a escolha dos materiais para a caixilharia. Entre as opções recomendadas estão:
- Madeira: isolante natural, duradouro e reciclável. É a opção perfeita para as janelas feitas à medida. Porém, necessita de uma manutenção regular para manter as duas propriedades de isolamento. Par tal, recomendam-se tratamentos contra fogo e humidade, bem como de proteção do caixilho para evitar deformação e surgimento de bolor.
- Alumínio: de fácil manutenção, 99% reciclável, resistente à ferrugem, sólido e extremamente leve, este material encontra-se disponível numa vasta variedade de cores e acabamentos. Deverá ser combinado com sistemas de rutura térmica ou materiais não condutores — como a madeira — dada a sua condutividade térmica. Adapta-se perfeitamente aos modelos de grandes dimensões e, geralmente, tem um custo inferior ao PVC.
- PVC: hoje em dia, é o tipo mais utilizado nas novas construções. Tem uma grande durabilidade, necessita de baixa manutenção e é altamente reciclável. Além de altamente isolante, oferece ainda um ótimo desempenho térmico, com a vantagem de se encontrar disponível numa vasta gama de cores e acabamentos, inclusive a imitar madeira.
Vidros
Até há bem pouco tempo, a maioria das casas tinha janelas com vidros simples, o que diminuía o desempenho energético da habitação. Atualmente, utilizam-se opções com vidros mais espessos, como os vidros duplos e triplos — que têm melhor isolamento térmico e acústico.
Eis, as várias as soluções de vidros disponíveis para as janelas da tua habitação:
- Vidros duplos: consistem em dois painéis de vidro separados com uma câmara de ar ou de gás árgon selada entre eles. Estes proporcionam uma boa eficiência térmica e acústica, recomendando-se para zonas com elevada exposição solar.
- Vidros triplos: à semelhança dos vidros duplos, são compostos por três vidros separados entre si por duas câmaras de ar ou de gás árgon. Porém, estes são mais recomendáveis para zonas muito frias.
- Vidro temperado: apresenta uma grande resistência térmica e segurança — já que, quando parte, fragmenta-se em pequenas partes reduzindo o perigo. Por isso, é muito utilizado em janelas e portas.
- Vidro laminado: outra opção segura — uma vez que, quando parte, os fragmentos ficam agarrados ao plástico — e muito resistente. É composto por duas ou mais lâminas de vidro unidas entre si por uma ou mais películas de plástico.
Além disso, se a tua casa estiver localizada numa zona muito ruidosa, considera a utilização de vidros acústicos.
Tipo de abertura da janela
Outro dos aspetos a ter em conta é o tipo de abertura da janela. Apesar de não ser um ponto tão importante em termos energéticos, pode ajudar a melhorar o conforto térmico do teu lar.
Hoje em dia existem vários tipos de aberturas de janelas, desde as fixas, de correr, batente, oscilo batentes, até às basculantes.
Neste ponto, a escolha depende muito da estética que cada um desejar para as suas janelas. Porém, quando falamos de eficiência energética, as janelas de correr têm um desempenho inferior às restantes — devido à maior permeabilidade ao ar.
Melhores combinações
Claro está, que terás de combinar cada uma destes materiais para formar as tuas janelas. Dependendo do teu orçamento, existem algumas combinações de materiais para a tua janela que levarão a uma maior eficiência em casa. Encontra aqui as opções mais eficientes:
Para uma máxima eficiência energética — combina caixilharia em PVC, com vidros duplos ou triplos, e janelas oscilo-batentes (ou basculantes).
Para um investimento mais económico — opta por uma caixilharia em alumínio, com isolamento e vidros duplos.
Opção mais popular — escolhe uma caixilharia em PVC, com vidros duplos e corte térmico.
Como sei que estou a comprar uma janela eficiente?
Através da etiqueta energética CLASSE+. Esta foi criada para ajudar os consumidores a identificarem as janelas mais eficientes que lhes permitam conforto e poupança de energia, através de uma escala de F a A+ (de menos eficiente a mais eficiente).
Para tal, estas são testadas e posteriormente avaliadas a classe de permeabilidade ao ar, o fator solar do vidro, a transmissão térmica da janela, o nível de conforto que pode obter no verão e inverno e até informações sobre a atenuação acústica.
Naturalar
Investir em novas janelas é uma decisão sensata que beneficia todos os moradores da tua casa. Consultar a Naturalar ajudá-lo-á a determinar a melhor opção para a tua casa, tendo em consideração todos os fatores relevantes.
Com a instalação de janelas eficientes, a tua casa ficará mais confortável, terá melhor acústica, maior segurança para a tua família e aumentará significativamente o valor da tua propriedade.
Não hesites mais, antes que o pico do verão chegue definitivamente, toma a decisão certa e troca as tuas janelas antigas por janelas eficientes!