Dormir é uma necessidade do ser humano. Independentemente da idade, todos têm que cumprir um determinado período de sono. No entanto, o tempo que cada um dedica a dormir pode mudar consoante algumas variáveis.
Uma das mais importantes é a idade. Por isso, os especialistas conseguiram determinar o número de horas de sono recomendado para diferentes fases da vida. Quer saber por quanto tempo é que deve dormir diariamente?
Quantas horas de sono são recomendadas?
Um dia dura 24 horas. Ora, há quem defenda como medida base, que se devem dormir 8 horas diárias. Pensar que investimos um terço da nossa vida a fazer algo como dormir pode parecer um desperdício. Há tanta coisa boa para fazer: aventuras, viagens, refeições,… que dormir parece ser uma mão cheia de nada.
Apesar disso, a verdade é que todos necessitam de dormir diariamente, existindo um número de horas de sono mínimo que os especialistas defendem ser essenciais para o nosso bem-estar. Se cumprires com o número recomendado de horas, o teu corpo pode beneficiar de diversas vantagens.
Embora os especialistas recomendem um tempo mínimo de sono, há que ter sempre a noção que diferentes tipos de pessoas apresentam necessidades distintas, pois cada ser humano tem as suas particularidades.
O corpo deve ter um tempo para repousar. O período de horas de que o corpo necessita para assegurar um sono reparador difere em função de variáveis como a idade, o estado da saúde, o peso, o género, entre outras.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América, há recomendações dos especialistas do sono que identificam as horas exatas que indivíduos saudáveis devem dormir diariamente, consoante a faixa etária. Ora, verifica:
- Dos 0 a 3 meses: 14 a 17 horas;
- Dos 4 a 12 meses: 12 a 16 horas;
- Dos 1 a 2 anos: 11 a 14 horas;
- Dos 3 a 5 anos: 10 a 13 horas;
- Dos 6 a 12 anos: 9 a 12 horas;
- Dos 13 a 18 anos: 8 a 10 horas;
- Dos 18 a 60 anos: 7 horas;
- Dos 61 a 64 anos: 7 a 9 horas;
- A partir 65 anos ou mais: 7 a 8 horas.
Benefícios de dormir as horas recomendadas
Cumprir com o número de horas de sono recomendadas pelos especialistas pode ter várias vantagens, tais como:
- Regular a libertação de hormonas que controlam o apetite, o metabolismo e o crescimento;
- Melhorar a função cerebral, a concentração e a produtividade;
- Reduzir o risco de doenças cardíacas;
- Diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC);
- Controlar o peso;
- Manter a função do sistema imunológico saudável;
- Reduzir o risco de doenças crónicas;
- Diminuir o risco de lidar com certos problemas de saúde, nomeadamente a diabetes e a hipertensão;
- Melhorar o desempenho atlético, o tempo de reação e a velocidade;
- Reduzir o risco de depressão;
- Melhorar a libido e a função sexual.
Sugestões para assegurar um sono reparador
Se desejas dormir bem e ter um sono reparador, há comportamentos que deves adotar. Se cumprires as sugestões dos especialistas do sono, podes ter um momento de descanso tranquilo e um acordar revigorante.
É importante regular o relógio biológico interno, estabelecer um horário, cumprir determinadas rotinas, levantar na hora X e deitar todos os dias na hora Y, mesmo aos fins de semana.
Caso tenhas habituado o corpo a sestas, deves fazê-las. Porém, elas não devem superar os 45 minutos. Caso contrário, poderás ter dificuldades em adormecer à noite. Se pretendes dormir tranquilamente, podes fazer por passar algum tempo ao ar livre. Além de saudável, tem a vantagem de fazer com que o corpo beneficie com a exposição solar.
É importante praticar atividades físicas com regularidade, mas fá-lo apenas durante o dia. Se o fizeres à noite, será algo estimulante, o que afetará o teu sono. Para não perturbares esse momento, antes de dormires, também não deves consumir produtos estimulantes (bebidas com cafeína, como café, chá ou refrigerantes, álcool ou tabaco). A comida também pode prejudicar. Por isso, deves evitar refeições apuradas ou comer em excesso antes de ir dormir.
Antes de ires para a cama, deves criar hábitos relaxantes. Não deves ler ou fazeres passatempos, pois são atividades estimulantes. Lembra-te: a cama não é espaço de lazer. Portanto, com exceção da hora de ir dormir, não permaneças na cama!
O quarto deve apresentar um ambiente confortável e agradável, revelando uma temperatura adequada para dormir: nem quente, nem frio. Evita apresentar na divisão destinada ao repouso quaisquer fontes de luz e de ruídos desnecessários.
Para assegurar que esse espaço se torna num santuário do sono, prescinde de ter aparelhos eletrónicos no quarto. Esse refúgio não deve ter tecnologia. Logo, a televisão, o computador, o tablet ou o telemóvel não devem estar presentes.
Se respeitar estas dicas, seguramente conseguirás ter um sono verdadeiramente reparador, irás dormir bem e acordar ainda melhor!