Quantcast
AutomóveisDicas

Estratégias para valorizar o carro antes de o vender

valorizar o carro

As estradas portuguesas acolhem diversos tipos de carros. Geralmente, os carros que se compram nos stands desvalorizam logo após se colocarem em circulação. A exceção acontece com edições raras ou marcas emblemáticas, por exemplo. Portanto, uma pessoa que pense em vender o seu carro tende a perder parte do dinheiro investido, mesmo que a venda ocorra alguns meses depois. No entanto, há determinados procedimentos que permitem garantir uma valorizar o carro

Iremos apresentar-te um conjunto de sugestões que contribuem para a preservação do automóvel, permitindo aos proprietários obter um lucro mais significativo com a sua venda.

Como valorizar o carro antes de o vender

Se estás a pensar vender o teu automóvel, interessa-te saber como podes valorizar o carro e conseguir assim obter mais lucro com o negócio. Reunimos algumas estratégias que vais querer conhecer.

Manter boas práticas no veículo

Para o carro não desvalorizar significativamente, é fundamental manter o habitáculo bem limpo. As novas regras da inspeção automóvel valorizam o ato de manter o interior do veículo limpo. 

Por isso, se queres contribuir para prolongar a vida do automóvel, deves fazer regularmente a limpeza do seu interior. Também é importante evitares comportamentos nocivos para o veículo, nomeadamente fumar, beber e comer no seu interior. 

Lavar o carro com frequência

Apesar de ser algo que é do conhecimento de todos, é constantemente esquecido. Se desejas prolongar a vida do teu carro, não te podes descuidar. Tens de fazer uma lavagem regular.

Fazer por ter os pneus em perfeito estado, sempre!

É um erro comum negligenciar os pneus. Como facilmente se pode constatar, são sobretudo os pneus que estão em contacto com o solo. Logo, tratam-se de elementos que garantem a segurança rodoviária. Assim, eles desempenham uma função fundamental.

Realizar uma verificação mensal da pressão dos pneus revela-se uma estratégia preventiva importante. Além disso, também se deve fazer um controlo regular do relevo dos quatro pneus. Estas medidas simples ajudam a evitar uma deterioração prematura desses elementos. 

Conseguirás valorizar o carro, se mantiveres os pneus preservados e se fizeres uma utilização uniforme dos mesmos.

Fazer uma adaptação ao veículo

Recomenda-se prudência e paciência nas primeiras conduções com o carro. Após fazer a compra de um carro, o condutor deve ser prudente, não deve testar os limites do carro, nem fazer arranques e travagens agressivas. 

Deve ter em conta que é necessário cumprir um período de adaptação. Há um tempo que permite ficar a conhecer a máquina e o modo como o carro responde aos seus comandos. 

Ter cuidados com a carga

Exagerar na carga do carro gera efeitos negativos. Se não quer prejudicar o veículo, não coloque o carro em esforço. O peso excessivo causará danos nos amortecedores e na carroçaria. Pode saber mais sobre a carga máxima do carro lendo o respetivo manual de instruções.

Realizar reparações no carro antecipadamente

Se não quer que o carro desvalorize a pique, cuide do carro. Uma forma de fazê-lo consiste em atuar com antecedência. 

Existem sinais que servem de alerta para a necessidade de reparação. Se deteta ruídos estranhos no carro, peças soltas, líquidos a verterem, entre outros, atue no imediato. O investimento numa reparação pode evitar problemas de maior.

Fazer uma manutenção profunda

Fazer a manutenção das principais áreas do carro revela-se um procedimento preventivo importante. O investimento numa vistoria completa, mensal ou trimestral revela-se positivo a longo prazo. 

Cuidar da suspensão e da direção do veículo

A suspensão promove a segurança do carro. Ela impede o desgaste prematuro dos amortecedores e a quebra das juntas esféricas do sistema. 

Protege o carro quando este lida com buracos em alta velocidade ou quando te deparas com lombas ou sobrecargas.  

Adotar este comportamento mais preventivo e evitar solavancos e viragens bruscas ajuda a tratar bem destes elementos do carro. Se o fizeres, adias a indesejada ida ao mecânico. 

Ter cuidados particulares com o motor 

Independentemente de ser a gasolina ou a gasóleo, o motor de um veículo apresenta uma temperatura de funcionamento que, geralmente, ronda os 100 °C. Está comprovado que não é positivo para o motor iniciar a marcha ou acelerar a frio, sem qualquer tipo de ligação. 

Muitos especialistas defendem que antes de iniciar a marcha devem aguardar-se uns breves minutos, o que permitirá aumentar a temperatura do motor e fazer com que os fluidos possam circular corretamente. Se cuidar dos elementos centrais do veículo, irá valorizar o carro.

Utilizar a caixa de velocidades corretamente 

A ordem da caixa de velocidades é frequentemente desrespeitada, o que causa danos, porque implica colocar uma pressão enorme sobre o motor. É também um erro acelerar durante uma inclinação para manter a velocidade em vez de reduzir a velocidade e acertar as mudanças. 

Realizar um controlo rigoroso do nível de óleo

É importante estar atento ao nível de óleo. A falta de lubrificante pode danificar o motor. O nível de óleo deve ser verificado mensalmente.

Cuidar do sistema de travagem

É importante dar atenção a todos os componentes do sistema de travagem, desde pastilhas, discos até ao pedal de travagem, elementos importantes para a manutenção deste sistema.  

Atua no imediato. Se identificares algum ruído estranho ou detetares uma falha aparente, visita uma oficina.

Ter cuidados com a climatização

Em teoria, o ar condicionado consiste num circuito estanque. Apesar dessa realidade, anualmente, 10% do refrigerante evapora. 

Alguns componentes do circuito de climatização são trocados com a passagem dos anos (dependendo da utilização). Deves considerar essa informação, antes de pensares em trocar o gás do ar condicionado.

Realizar a troca do filtro de ar

É um erro não fazeres a troca do filtro de ar regularmente, pois todo o sistema irá acumular sujidades e originar problemas no futuro. 

Trocar o filtro é fundamental para preservares e valorizares o teu carro. Este procedimento permite que o ar entre limpo no motor e realize o processo de combustão corretamente. 

Estimar a bateria do carro

Se desejas prolongar a vida da bateria do seu carro, tens de verificar frequentemente o líquido e limpar os terminais. Após realizares as tuas viagens de carro, desliga as luzes do carro e o rádio.

Cuidar do exterior do carro

Se existirem amolgadelas e riscos no exterior do carro, arranja-os. O investimento num bate-chapas pode contribuir para aumentar o preço de venda do veículo de forma substancial. Para minorar alguns riscos e melhorar o aspeto da pintura, podes optar por polir o veículo.

Remover todas as personalizações

É comum o condutor personalizar o carro a seu gosto, colocando alguns itens que tornam o veículo mais seu. As alterações que fizeres no carro devem ser reversíveis. Além disso, deves sempre guardar os componentes originais que substituíste no carro. 

As personalizações funcionam como um prolongamento de nós, como quando se coloca no veículo um autocolante ou outro item. Pode ser algo alusivo a uma criança, a um clube de futebol ou outro pormenor. Por exemplo, jantes irreverentes, um escape mais ruidoso, luzes néon,… Essas personalizações podem afastar potenciais compradores.

Ora, colocando estas dicas em prática, seguramente que evitarás uma desvalorização abrupta do carro. Estas estratégias aplicadas ao longo do tempo permitirão que o carro se mantenha bem preservado, o que implicará uma melhor rentabilidade. Logo, se tiveres de vendê-lo, conseguirás um melhor preço!

Related posts
AutomóveisManutenção

Ruídos irritantes no carro: o que são e como eliminá-los

AutomóveisDicas

Limpeza perfeita do carro: truques para um automóvel impecável 

AutomóveisManutenção

Por que é que o carro não pega? Principais motivos

AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados