Quantcast
Cultura & ViagensViagens

Aldeias e vilas de Portugal para visitar neste verão

Piódão

Conheces verdadeiramente o teu país? Além da beleza natural inegável, há várias construções icónicas que merecem ser conhecidas e aldeias e vilas de Portugal para explorar. O nosso país tem uma vasta história, tão bela quanto antiga. 

Ao longo do tempo, muitos eventos relevantes aconteceram de norte a sul do país e até nas ilhas. Podemos encontrar um património ímpar no território português que testemunha esse passado glorioso. No entanto, é nas aldeias e vilas de Portugal que se fica a conhecer um país mais autêntico. 

Além da Natureza privilegiada que as circunda, estas aldeias revelam-se destinos fantásticos, porque têm tradição, cultura e uma riqueza patrimonial fascinante. Os seus monumentos revelam-se autênticos tesouros que dão a conhecer muito do nosso passado. 

Há outra vantagem nesta aldeias: as suas gentes. Estas pessoas que herdaram saberes doutros tempos são acolhedoras. Elas acolhem sempre de braços abertos e com um sorriso os visitantes e partilham as suas estórias.

Desta forma, há cada vez mais pessoas a escolherem passar parte das suas férias nestas aldeias que dão a conhecer a verdadeira alma lusitana. No verão, estação que convida a caminhadas, encontram-se as condições ideais para explorar a riqueza destes destinos rurais memoráveis. 

6 aldeias e vilas de Portugal que tens de visitar

São várias as aldeias portuguesas conhecidas pela sua beleza natural e histórica digna de nota. No entanto, há uma meia dúzia que merece, quanto a nós, um particular destaque. Saiba quais as eleitas.

1. Castro Laboreiro, Melgaço

É numa região de grande beleza que esta aldeia encantadora se situa, estando presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Castro Laboreiro está num espaço territorial deslumbrante, apresentando-se serpenteada pelo rio Laboreiro.

Neste território, podemos encontrar várias pontes que representam um património único. Há construções representativas das épocas romana e medieval. 

Podemos também ficar a conhecer um dos patrimónios pré-históricos mais ricos do país. Há um vasto tesouro em Castro Laboreiro e arredores, destacando-se gravuras e pinturas rupestres, 120 dólmenes e cistas.

Esta aldeia tão peculiar apresenta-nos um património histórico e arquitetónico de valor incalculável. Se a visitares, seguramente que ficarás encantado/a com as suas construções castrejas. 

O ex-líbris local é seguramente o Castelo de Castro Laboreiro. Ora, trata-se de uma construção classificada como monumento nacional, o que diz bem do seu valor. Nesta tua visita, deves também aproveitar para conhecer outra atração local, o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro. Neste espaço cultural, poderás conhecer os hábitos das gentes da terra, os seus costumes e tradições.

2. Sistelo, Arcos de Valdevez

Esta aldeia maravilhosa encanta todos os que a visitam. É em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês que se situa, mais precisamente, no concelho de Arcos de Valdevez. 

Este destino fascinante está presente junto à nascente do rio Vez. A beleza do cenário onde a aldeia de Sistelo reivindica protagonismo serve de bom argumento para quem defende que se trata de uma das aldeias mais belas de Portugal. 

Uma dos seus destaques está nas paisagens em socalcos. A aldeia de Sistelo que se encontra bem preservada apresenta casas típicas de granito recuperadas. Assim, brilham como pérolas na imagem que se revela um cartão de postal. 

Há vários outros elementos de interesse na aldeia, nomeadamente espigueiros e lavadouros públicos. Contudo, o Castelo de Sistelo merece honra de destaque. Trata-se do ex-líbris da aldeia.  

Sistelo tem outras atrações interessantes, nomeadamente a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Igreja Paroquial e a Ermida de Nossa Senhora. Outro dos destaques da aldeia está na Casa do Visconde de Sistelo.

3. Rio de Onor

É no Parque Natural de Montesinho que podemos encontrar Rio de Onor, uma aldeia fronteiriça que está situada no concelho de Bragança. A fama desta aldeia deve-se ao facto de ter a curiosidade de ser atravessada pela fronteira com Espanha. 

Devido a estas condições particulares, diz-se que Rio de Onor é “uma aldeia, dois países”! Enquanto do lado português podemos encontrar Rio de Onor, do lado espanhol podemos encontrar Rihonor de Castilla, uma aldeia espanhola que é sua “irmã”. Neste território, até há um dialeto específico: o rionorez.

Passear pelas ruas empedradas de Rio Onor permite-nos assistir ao quotidiano do seu povo. As tarefas agrícolas fazem parte da sua vida. Nas rotinas das pessoas da aldeia, os fornos e os moinhos também tinham um papel fundamental e eram partilhados. 

Existe um forte espírito comunitário nesta aldeia encantadora. Ele reflete-se em várias áreas da vida em sociedade. Desde os tempos mais remotos que a entreajuda faz parte do modo de ser do povo de Rio de Onor.

4. Cumeada 

Esta aldeia tem encantos distintos de outros destinos rurais apresentados nesta lista. Cumeada encontra-se presente no concelho de Reguengos de Monsaraz. As praias locais são de grande qualidade. A Praia Fluvial De Mourão, a Praia do Mercador e a Praia Fluvial de Monsaraz são atrações locais. 

O Observatório Oficial Dark Sky Alqueva revela-se um ponto de interesse deste local singular. É neste território que se situa o centro do desenvolvimento de um território certificado como Destino Turístico Estrela. Este lugar interessante estende-se por uma área de 10.000,00 km², apresentando-se em torno do Grande Lago Alqueva.

Esta aldeia é cada vez mais procurada, tornando-se num destino rural inovador. A Cumeada tornou-se na primeira aldeia de AstroTurf nacional. Esta aldeia é o primeiro destino turístico Starlight do mundo. 

O facto do astroturismo se tratar de um conceito inovador permite dar mais fama à Cumeada. Uma aldeia que apresenta um céu escuro que permitiu a realização de um projeto original que visa unir as pessoas em torno da ideia de que é importante proteger o céu noturno. 

5. Piódão

A maioria das pessoas desconhece que, de entre as aldeias históricas portuguesas, Piódão é a única sem defesas. As muralhas não foram construídas, porque não faziam falta. Piódão já tinha a Natureza envolvente como elemento defensivo.

A beleza que conjuga Piódão com a Natureza que a circunda é de tal ordem que se tornou comum apelidar este destino rural de “aldeia presépio”. Piódão tem tantos encantos que parece extraída de um conto de fadas.

As pessoas que visitam esta Aldeia Histórica ficam rendidas. Piódão é reconhecido como um “Lugar de Interesse Público”. Passear pela aldeia permite conhecer de perto as encantadoras casas que se destacam na paisagem. 

As fachadas graníticas sobre a Serra do Açor contribuem para a formação de um cenário digno de postal. As habitações peculiares de Piódão encontram-se rodeadas de cultivos. 

6. Monsanto

No século passado, Monsanto foi considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal, mais precisamente no ano de 1938. Monsanto é uma Aldeia Histórica com inúmeros encantos.

Esta aldeia repleta de encantos conserva o traço urbanístico das urbes da Beira. Se tiveres a oportunidade de passear por Monsanto, irás sentir uma atmosfera medieval tão incrível que parece que estás a viajar no tempo. 

O cenário que se encontra em Monsanto é peculiar, pois estamos perante uma aldeia esmagada entre pedras. A beleza é simplesmente arrebatadora e deixa-nos rendidos.

Embora se possam encontrar diversas atrações nesta Aldeia História, o grande destaque vai para o Castelo de Monsanto, uma construção impressionante. O imponente castelo reivindica protagonismo na paisagem, apresentando-se a dominar o montado com azinheiras e sobreiros. 

A vila de Monsanto está situada sobre um saliente escarpado, num espaço territorial que faz recordar o ditado popular que é bastante certeiro…

Nunca se sabe em Monsanto

(que as águias roçam com a asa)

se a casa nasce da rocha

se a rocha nasce da casa.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas na Europa: 10 destinos para viagens a dois

Cultura & ViagensViagens

20 melhores praias de Portugal para visitar este verão

Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis

CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio