Quantcast
AutomóveisDicas

Dicas para não enjoar numa viagem de carro

enjoar numa viagem de carro

Viajar de carro é bastante útil. Este veículo permite percorrer grandes distâncias em pouco tempo. A realização de grandes viagens em família pode revelar-se frustrante, quando há alguém com tendência para enjoos. Ter no carro pessoas que enjoam com frequência pode implicar várias paragens ao longo do percurso, para tomar ar fresco e recuperar o domínio do corpo. Este problema tanto pode surgir em adultos, como em crianças. No presente artigo, iremos partilhar alguns truques para não enjoar numa viagem de carro.

Porquê enjoar numa viagem de carro?

Muitas pessoas enjoam quando fazem viagens de barco, autocarro, comboio ou até de avião, especialmente quando são longas e com muitas curvas. Frequentemente, as pessoas com tendência para enjoar pensam que é quase inevitável apresentar esse sintoma, quando realizam uma viagem longa. 

A sua experiência faz com que sempre que realizam percursos marcados por curvas (e contra-curvas) muito acentuadas, o enjoo acontece. Embora as pessoas que lidam com esse problema achem ser impossível evitar esse sintoma, a verdade é que há estratégias para evitar esse mal-estar. 

Iremos apresentar uma explicação para a patologia e partilhar métodos que ajudam a prevenir os enjoos. 

Cinetose: a explicação para enjoar numa viagem de carro

O nome específico do distúrbio vulgarmente conhecido por enjoo do movimento é cinetose. O distúrbio aplica-se aos enjoos originados pelo movimento de qualquer tipo de transporte. O conjunto dos órgãos do ouvido interno são responsáveis pelo equilíbrio, existindo uma ligação. 

A cinetose consiste num distúrbio do sistema vestibular, isto é, quando duas informações sensoriais contraditórias são recebidas pelo sistema, os enjoos surgem naturalmente. Numa viagem de carro, enquanto o veículo está em movimento, o corpo está parado. Logo, o cérebro tem de lidar com informações contrárias, enviadas pela visão e nervos periféricos. 

O enjoo desenvolve-se, porque não há capacidade de descodificar as informações recebidas, ocorrendo uma confusão no cérebro, motivada pela informação contraditória que gera vários sintomas.

Sintomas mais comuns 

A intensidade dos sintomas não é a mesma em todas as pessoas. No entanto, as principais características deste problema são:

  • náuseas;
  • vómitos;
  • suores frios;
  • vertigens;
  • perda de equilíbrio;
  • tonturas;
  • dores de cabeça;
  • fadiga;
  • entre outros.

Ideias importantes sobre os sintomas

Os sintomas podem piorar e ficarem difíceis de controlar, à medida que a viagem de carro avança. No entanto, também é importante ter em consideração que os sintomas tendem a melhorar quando há uma exposição constante ao fator desencadeador dos sintomas. 

Por isso, se as viagens de carro se tornarem frequentes, os sintomas ficarão mais leves até acabarem por desaparecer.

Truques para não enjoar numa viagem de carro

Uma pessoa com propensão para enjoos em viagens devem preparar-se para evitar a cinetose. A estratégia deve consistir em evitar alguns estímulos durante o trajeto, os quais promovem os enjoos.

Evitar comida, bebida e cheiros fortes

Caso se tenha uma viagem longa agendada, deve evitar-se fazer refeições pesadas. É um erro comer em excesso. A melhor estratégia passa por optar por um prato leve. 

A ingestão de álcool também deve ser evitada, não só pelo condutor (naturalmente, por razões óbvias, “se conduzir, não beba”), mas por qualquer elemento que faça a viagem. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado por todos os que tenham tendência para enjoar. 

Também é sensato evitar a utilização de perfumes ou de outros produtos que apresentem um aroma muito intenso, porque os odores fortes podem contribuir para o surgimento de enjoos. 

Sentar-se nos bancos da frente

Fazer a viagem nos bancos da frente revela-se uma boa opção. Trata-se de uma estratégia que pode não garantir a ausência de sintomas. No entanto, esses lugares revelam-se benéficos, pois ajudam a tornar os enjoos mais improváveis. 

A escolha de um banco dianteiro permite à pessoa uma visão com maior amplitude. Os especialistas recomendam que esta é uma boa estratégia: olhar sempre para o horizonte. Um método para evitar enjoar numa viagem de carro consiste em fixar os olhos em pontos muito próximos de si. 

A melhor opção para evitar os enjoos consiste em assumir o lugar (e as funções) do condutor. A condução permite evitar que os “mecanismo de defesa” do cérebro (que origina os sintomas da cinetose) sejam acionados. Realizar essa tarefa ajuda, porque o condutor tem o cérebro mais ocupado, enquanto está obrigado a concentrar-se na condução. 

Garantir uma boa ventilação

A estratégia de abrir as janelas é bastante eficaz, pois impede que o interior do habitáculo fique demasiado quente com a entrada de ar fresco. Nas autoestradas, a solução passa por recorrer ao ar condicionado, usando uma temperatura reduzida. 

Assegurar a hidratação

É também fundamental manter o corpo hidratado durante toda a viagem. Por isso, deves ter água durante a viagem. No entanto, o seu consumo deve ser feito aos poucos.

Evitar estímulos em andamento

Há atividades que tornam os enjoos nas viagens de carro mais prováveis, nomeadamente   ler, escrever, desenhar, ver séries num tablet ou usar o telemóvel. 

Manter o espírito entretido durante a viagem é importante, mas pode passar o tempo da viagem a realizar outro tipo de atividades. Uma boa estratégia consiste em ouvir o último álbum da banda preferida, por exemplo.

Recorrer a medicação (caso seja necessário)

A medicação é um recurso a ter em conta, quando mais nada funciona. Os medicamentos não devem ser usados com leviandade. Devem ser vistos como a última solução para a prevenção do enjoo em viagem. 

Se as estratégias mencionadas anteriormente não se revelarem eficazes, isso pode significar que é realmente necessário recorrer à medicação. No entanto, primeiramente, deves consultar o médico e informá-lo sobre essa necessidade. Há várias opções no mercado. Por isso, caso ele ache pertinente, irá recomendar a melhor opção para o teu caso.

Como prevenir o enjoo em crianças?

Certas crianças também têm tendência para enjoar. Sendo mais difícil prevenir o enjoo neste caso, há estratégias que podem revelar-se eficientes. Por exemplo, fazer uma viagem de manhã bem cedo ou à noite permite que elas possam viajar nas horas da sesta. 

Outro método complementar consiste na utilização de cadeiras auto elevadas, para o petiz poder fixar-se num ponto do horizonte e concentrar-se nele em caso de dificuldades. Manter a criança distraída também é eficaz, mas não recorra a telemóveis ou tablets. O método passa por realizar atividades divertidas, nomeadamente cantar ou contar histórias.

Related posts
AutomóveisManutenção

Fumo branco no tubo de escape: possíveis significados

AutomóveisDicas

O que fazer ao abastecer com o combustível errado

AutomóveisCarros Elétricos

Guia completo de carregamento de carros elétricos em casa

AutomóveisDicas

Erros comuns na condução que podem originar avarias