Quantcast
AutomóveisDicas

Enjoar no automóvel: 5 dicas para evitar

Enjoar no automóvel: 5 dicas para evitar

Durante o Natal e o Ano Novo, muitas pessoas fazem-se à estrada, mas essa pode não ser a experiência mais agradável para quem tem tendência para enjoar no automóvel. Descobre por que razão te sentes assim e como evitá-lo.

O enjoo de viagem é causado por uma confusão sensorial — os teus olhos e ouvidos internos recebem sinais contraditórios sobre o movimento que se passa à tua volta, tal como a sensação que tem quando estás a girar em círculo. 

Quando estamos num espaço fechado, como um automóvel, temos tendência para nos concentrarmos nos objetos dentro do veículo. Os teus olhos dizem ao teu cérebro que o ambiente está parado, mas os teus órgãos de equilíbrio dizem que não está.

Como é mais fácil prevenir o enjoo do que lidar com os seus sintomas no momento, reunimos cinco dicas para ajudar a evitá-lo completamente.

Evita os exageros alimentares antes da viagem

Tanto o consumo excessivo de comida antes das viagens longas, como viajar com o estômago vazio não são hábitos recomendáveis. No primeiro caso, a grande quantidade de comida ingerida, fica a “balançar” no estômago, provocando náuseas ou enjoos. Quanto às viagens com o estômago vazio aumentam as probabilidades de enjoo. 

Além disso, evita alimentos gordos — podem causar náuseas ou agravar os enjoos de viagem — e picantes, e bebe também bastante água ou bebidas isotónicas para te manteres hidratado.

Por isso, certifica-te de que comes algo leve cerca de 45 a 60 minutos antes de partir. Depois, caso seja uma viagem longa, faz uma paragem a cada duas horas. Nessas paragens, recomenda-se comer uma fruta ou snacks com baixo teor de gordura e ácido.

Escolhe o melhor lugar

De preferência, ofereça-se para conduzir. Os condutores são menos suscetíveis de sofrer de enjoos porque a sua atenção está firmemente concentrada na estrada e não nos objetos que se encontram nas proximidades. 

Os passageiros com tendência para enjoar no automóvel devem sentar-se à frente — excetuando, obviamente, as crianças que não estão ainda em idade legal de o fazer. 

Em virtude de serem lugares onde a visibilidade é menor, a probabilidade de enjoar nos lugares traseiros do automóvel é maior.

Evita ler durante a viagem

É sabido que concentrar-se em algo de perto durante uma viagem pode não ser boa ideia, quer esteja a ler um livro, a jogar um jogo no tablet ou a percorrer as redes sociais no teu telemóvel. Para muitas pessoas a sua simples utilização pode provocar náuseas, enjoos, que podem culminar até em muito desconfortáveis vómitos.

Em vez de dar aos teus filhos um telemóvel ou um tablet para os manter entretidos, tente entretê-los de outras formas, como os clássicos jogos de viagens (eu vejo…), música ou até mesmo podcasts.

Tem atenção à ventilação

Abre as janelas sempre que puder e faz circular ar fresco no habitáculo. Mesmo nas manhãs frias de inverno, evita aquecer demasiado o habitáculo com o aquecedor, especialmente com ar recirculado. Isso ajudará a evitar náuseas e vómitos. Caso o teu automóvel tenha ar condicionado, mantém o habitáculo numa temperatura amena, por exemplo, entre os 21 ºC e os 23 ºC. 

Além disso, evita os aromas fortes, como os perfumes ou os ambientadores de automóveis, já que são suscetíveis de piorar as náuseas.

Condução suave 

Por fim, quando conduzes com outros passageiros, é essencial adotar uma condução mais suave, mesmo que isso signifique sacrificar alguma velocidade. 

Todos nós reagimos de forma diferente aos estímulos, por isso é importante encontrar um estilo de condução equilibrado que não seja agressivo, repentino ou imprevisível. A adaptação à situação é crucial.

Related posts
AutomóveisEventos

Carro do ano 2024: os finalistas

AutomóveisDicasManutenção

Como poupar na manutenção do carro?

AutomóveisManutenção

Avarias graves: o que fazer para evitar?

AutomóveisDicasManutenção

Carro parado? Vê quais os cuidados a ter