Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Café: os diversos benefícios de uma bebida poderosa

benefícios de uma bebida poderosa

O café é uma bebida que faz parte das rotinas de muitas pessoas. Seja em Portugal, seja no estrangeiro, esta bebida, conhecida por ser rica em cafeína, revela-se um elemento essencial no quotidiano de boa parte da população. As razões são simples. Além de ser uma bebida agradável (especialmente, quando adoçada), ela contém inúmeras propriedades que geram diversos benefícios para o organismo. Por isso, iremos apresentar alguns dos motivos que justificam a integração do café no nosso quotidiano e quais são, afinal, os benefícios de uma bebida poderosa.

Qual a quantidade de café recomendada pela OMS

Antes de conhecer os benefícios de uma bebida poderosa como o café, importa explicar que ele pode ser consumido de diferentes formas. O consumo desta bebida pode ser realizado após diferentes formas de preparação. Antes do café chegar à chávena, há um tempo de torrefação distinto e um tipo de moagem distinto. Estas particularidades, aliadas ao modo de preparação dos grãos, proporcionam uma bebida distinta. 

O café expresso, o solúvel, o coado ou o descafeinado são versões com as suas especificidades que resultam numa bebida diferente, que difere no sabor, no aroma e até na quantidade de cafeína 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve existir um consumo máximo de 400 mg de cafeína por dia. Esta entidade internacional que se tornou numa referência na área da saúde com impacto global (como se comprovou quando o mundo enfrentou o vírus da COVID) dá uma indicação que se deve ter em consideração. 

Se tivermos em conta que uma chávena de café expresso contém entre 80 mg e 125 mg de cafeína, facilmente se conclui que não se deve superar as 6 chávenas de café por dia. Existem riscos, quando há um consumo elevado de cafeína. 

Outros produtos com cafeína 

É fundamental não esquecer que a cafeína está presente noutros produtos, nomeadamente:

  • chocolates;
  • chás;
  • refrigerantes;
  • bebidas energéticas;
  • medicamentos;
  • suplementos alimentares.

Caso aprecies estes produtos ou os incluas no teu dia a dia (como medicação ou suplementos alimentares com cafeína), deves considerar reduzir o número máximo de chávenas de café por dia para 4. Desta forma, convém ler sempre os rótulos dos produtos consumidos com atenção. 

Propriedades e benefícios de uma bebida poderosa

O café é uma bebida rica em cafeína. Nesta bebida, podemos encontrar polifenóis, que são microcomponentes derivados das plantas. As propriedades antioxidantes desta bebida são parte das muitas razões que levam muitos médicos a recomendar o consumo de café, pois há muitos benefícios associados a esta bebida. 

Estes conhecimentos são fundamentais para não se superar a quantidade máxima. No entanto, quando o café é consumido de forma regular e moderada, dentro da quantidade recomendada pela OMS, a popular bebida revela-se bastante benéfica para a saúde. Reunimos um conjunto vasto de benefícios associados a esse consumo adequado da bebida rica em cafeína:

  • Concede um boost de energia;
  • Ajuda a ter maior capacidade de foco;
  • Aumenta os níveis de concentração;
  • Melhora o rendimento cognitivo;
  • Melhora a capacidade de memória;
  • Melhora a disposição física;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Previne a depressão;
  • Ajuda a combater a prisão de ventre;
  • Ajuda a prevenir a diabetes;
  • Reduz o risco da doença de Parkinson;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Recomendação

Além de ser necessário fazer um consumo moderado e regular de café, dentro dos valores recomendados pela OMS, é fundamental não contaminar a bebida. 

Adoçar torna a bebida mais saborosa, mas afeta os efeitos positivos da bebida. Por isso, desaconselha-se a adição de açúcar (mas também de outros elementos, como natas ou xaropes) ao café, porque podem “anular” os benefícios associados ao café.

Insónias

As pessoas podem reagir de forma diferente ao consumo de café. Contudo, regra geral, quando a bebida é consumida tarde, pode gerar problemas a adormecer. A cafeína presente no café é estimulante e dá um boost de energia. 

O problema é que, apesar da cafeína começar a ser absorvida pelo corpo pouco após ser ingerida, atinge o pico de concentração no sangue depois dos primeiros 30 a 60 minutos. A verdade é que o efeito da substância prolonga-se no tempo e pode durar 3 a 6 horas. 

Esse efeito pode variar segundo a quantidade de cafeína ingerida e a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.). No entanto, os especialistas do sono defendem que não se deve beber café após as 18h.

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Quantos passos diários são necessários para se estar saudável?

SaúdeSaúde & Bem Estar

Seguro de saúde ou plano de saúde: saiba distinguir

SaúdeSaúde & Bem Estar

10 termas de sonho para manter o seu corpo saudável

NutriçãoSaúde & Bem Estar

Kombucha: uma bebida singular, repleta de benefícios