Quantcast
SaúdeSaúde & Bem Estar

Consumo de café: os benefícios e as alternativas

Consumo de café

Da saga ‘’ uma chávena de café por dia, nem sabe o bem que lhe fazia’’, pois bem, a verdade é que o café traz inúmeros benefícios à saúde quando consumido com conta, peso e medida.
Claro que o consumo do café para a nossa saúde tem vindo a sofrer alterações ao longo dos anos. Ora é prejudicial, ora traz benefícios … A verdade é que é preciso moderação, mas está provado que é uma bebida que pode trazer vários pontos positivos. 

Mas afinal, o que é o café?


Segundo a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC),  o grão de café utilizado para fazer a bebida vem de uma planta, o cafeeiro, que é um arbusto da família das Rubiáceas que pode alcançar até 10m de altura. 

Também o café possui duas variedades principais:

O café arábica descende dos pés de café originais da Etiópia. O café feito a partir desta variedade tem sabor suave e aromático. Ele é o rei dos cafés e responde por cerca de 70% da produção mundial. 

O café robusta representa cerca de 30% do mercado mundial. O grão é menor e mais redondo do que o arábica. Os grãos do café robusta produzem um café de sabor amargo com cerca de 50% mais cafeína do que o arábica.

Consumo de café em Portugal. 

Em Portugal, 80% da população consome café. “A média são 2,5 cafés por pessoa’’,  o que corresponde a uma média de consumo (nacional) de café de 5 kg, por pessoa e por ano.

O composto mais conhecido do café é sem dúvida a cafeína, uma substância com efeitos estimulantes no organismo, mas sabias que é também uma das bebidas mais consumidas pelos portugueses, e não só? Os estrangeiros, tal como nós, também não resistem ao tradicional café e ao pastel de nata. 

Benefícios do consumo do café. 

  • Diminui a sensação de fadiga e sonolência
  • Aumenta a capacidade de trabalho mental
  • Exerce uma ação vasodilatadora, estimulando a circulação sanguínea
  • Estimula a secreção ácida do estômago, ou seja, ajuda à digestão
  • Tem um acentuado efeito diurético
  • Promove a utilização da gordura corporal durante a prática de exercício físico

Que alternativas podemos ter?

Todavia, o café pode ser tomado como uma bebida social ou funcional, com efeitos que o tornam popular entre atletas e pessoas com rotinas mais stressadas. 

Já ouviste falar em café em cápsulas?
Consumida maioritariamente por atletas, estas cápsulas também podem ser tomadas para quem não aprecia tanto assim o café, ou simplesmente não pode.
Assim, podes desfrutar dos benefícios da cafeína, sem a consumir na forma de bebida. 

Assim, as cápsulas de cafeínas tornam-se muito práticas para quem tem dias apressados mas precisa de um boost de energia, e claro, não quer ficar de fora dos benefícios que a cafeína provoca no organismo. 

Que opções encontras no mercado? 

Gold Nutrition: A suplementação com cafeína tem vindo a mostrar melhorias na performance desportiva como aumento da resistência, atenção e redução da fadiga.
Podes ler mais sobre o produto da Gold Nutrition aqui. 

Prozis: Já não é preciso beber café para ter um boost de cafeína nas veias.
A Prozis desenvolveu este ótimo suplemento para te fornecer uma forma alternativa de ingestão. Sem dentes manchados, nem sabores acrescentados.
Podes ler mais sobre o produto da Prozis aqui. 

MyProtein: É comprovado que a cafeína aumenta o estado de alerta, melhora a concentração e aumenta o desempenho de resistência, tornando-a o parceiro de treino perfeito, independentemente dos seus objetivos de boa forma física.
Podes ler mais sobre o produto da MyProtein aqui. 

Related posts
SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão

NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Leite de vaca: 10 benefícios para a saúde

SaúdeSaúde & Bem Estar

Glaucoma: como tratar a doença que pode levar à cegueira

SaúdeSaúde & Bem Estar

Hepatite A: tudo o que precisas de saber