Quantcast
AutomóveisDicas

Dicas para realizar uma limpeza eficiente nos estofos do carro

limpar estofos do carro

Todos sabemos como um carro pode ter um papel fundamental no quotidiano de uma família. O automóvel é um veículo essencial nas rotinas criadas no seio familiar. Ajuda-nos a levar as crianças à escola; vamos com ele fazer compras e trazer as mesmas; leva-nos ao trabalho e faz-nos regressar a casa;… Daí, ser importante cuidar bem dos estofos do carro.

Esta relevância que o carro tem deixa marcas. Justamente por se tratar de um veículo de uso diário, convém tratá-lo bem, nomeadamente lavá-lo regularmente. A limpeza dos estofos do carro é outra etapa essencial para se conseguir preservar o bom estado do habitáculo do veículo. 

No presente artigo, poderá ficar a conhecer algumas dicas que permitem apresentar um interior irrepreensível. 

O desgaste diário dos estofos do carro

O facto de se fazer um uso regular do carro faz com que ele enfrente grande desgaste. Ter um carro para “servir” uma casa implica constantes deslocações. Quem tem crianças ou animais de estimação sabe que é um desafio impossível ter um carro impecável por muito tempo. 

O uso diário do carro deixa marcas. Isso pode verificar-se pela presença de migalhas, pelos de animais, restos de comida, líquidos vertidos, pegadas e vestígios de lama, entre outros problemas.

Ao longo do ano, há diferentes condições climatéricas que representam desafios distintos. Se nas estações secas e quentes, o carro sofre com a poeira que se acumula nos estofos, durante os invernos rigorosos, a humidade pode dar origem a bolor e a maus odores no carro.

Fazer por preservar o bom estado do habitáculo do carro é benéfico não apenas para quem pretende viajar num carro impecável, mas também para não desvalorizar o automóvel. Para se conseguir uma venda pelo melhor preço possível, é importante tratar bem do veículo e valorizá-lo com cuidados constantes.

Realizar uma boa limpeza dos estofos do carro revela-se uma boa estratégia para deixar o automóvel mais atrativo aos olhos de potenciais compradores. O investimento numa pintura do carro pode justificar-se. No entanto, muitos proprietários sabem que apresentar estofos bem tratados pode ser decisivo.

4 dicas para limpar estofos do carro rápido e bem

Há alguns cuidados a ter que permitem fazer uma limpeza dos estofos do carro de maneira mais profunda e eficaz. Tome nota!

1. Conhecer bem o carro

Ler as instruções do fabricante revela-se uma estratégia fundamental, pois permite ter mais conhecimentos sobre o que fazer e não fazer. Logo, poderás seguir qualquer recomendação específica que aches relevante.  

2. Fazer testes em pequenas partes dos estofos

Antes de usar um produto de limpeza em todo o estofo do carro, revela-se sensato testar primeiro uma porção numa área discreta. Desta forma, garantes que não causas danos ou manchas avultadas.

3. Preparar os materiais 

Fazer uma limpeza dos estofos do carro caseira revela-se uma forma económica de manter o interior do veículo em perfeitas condições, ficando limpo e agradável por mais tempo. 

É importante reunir todos os materiais necessários para fazer uma limpeza profunda aos estofos do carro, nomeadamente:

  • Escova de cerdas suaves;
  • Aspirador de pó;
  • Detergente suave adequado aos seus estofos;
  • Balde ou garrafa pulverizadora;
  • Esponja ou pano macio/microfibras;
  • Toalhas limpas;
  • Produto para remover manchas;
  • Protetor de estofos.

4. Escolher o momento certo para a limpeza

Antes de proceder à operação de lavagem do carro e da limpeza dos estofos, deves ter em atenção a temperatura. 

Idealmente, deves fazer a limpeza dos estofos do carro em dias com bom tempo, porque eles secam melhor e mais rápido. Se os estofos permanecerem molhados durante muito tempo, podem surgir maus odores, o que irá levar à sua deterioração.

6 etapas para uma limpeza eficiente dos estofos do carro

No momento de iniciar a limpeza dos estofos do carro, também há um passo a passo que deve ser respeitado de modo a garantir melhores resultados.

1ª etapa: aspirar

Inicialmente, deves remover o excesso de sujidade com um aspirador (com uma boa potência de sucção e uma escova adequada). Este eletrodoméstico permite remover todo o lixo e sujidade solta, nomeadamente pó, terra, cabelos, pedaços de comida.

Para não danificares o material dos estofos, utiliza as escovas mais macias. Deves passar o aspirador e as escovas cuidadosamente, para não originares arranhões, nem desgastarmos os estofos.

2ª etapa: usar uma solução de limpeza

Após removeres a sujidade com o aspirador, surge o momento da aplicação de uma solução de limpeza. Seleciona uma solução de limpeza adequada ao material dos estofos do teu carro. Desta forma, conseguirás evitar danos e garantires que a sujidade é eliminada por completo.

Tem o cuidado de não usar uma quantidade excessiva do produto. Faz a limpeza com camadas finas, antes do processo de escovar e massajar. Tem em conta que usar muito líquido irá humedecer o estofo, o que originará problemas, nomeadamente a proliferação de mofo e mau cheiro.

3ª etapa: esfregar

Esta etapa deve ser feita logo após a aplicação do produto. Para esfregar o produto nos estofos, usa uma escova de dentes ou uma escova de cerdas macias.

4ª etapa: limpar

Deves limpar a zona afetada com a ajuda de um pano de microfibras ou uma toalha, fazendo movimentos suaves. É importante este ato de massajar, pois ele permitirá que o produto penetre com maior facilidade, facilitando a remoção da sujidade no tecido.

5ª etapa: repetir as 4 etapas anteriores

Se verificares a presença de manchas persistentes nos bancos do carro, deves repetir as últimas 4 etapas. Fá-lo as vezes necessárias até atingires o resultado desejado. Tem em consideração que deves fazê-lo em toda a área. Não apliques estas técnicas apenas em zonas com manchas.

6ª etapa: deixar secar

Antes de voltares a usar o carro, deves deixar os estofos respirar bem. Eles devem secar na totalidade.

Related posts
AutomóveisDicas

Como deixar o carro perfumado e a cheirar como novo!

AutomóveisDicas

O impacto do ar condicionado no gasto de combustível

AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?

AutomóveisCódigo da Estrada

Multas de estacionamento: quanto tens de pagar quando deixas o carro mal estacionado?