Quantcast
Cultura & ViagensViagens

20 melhores praias de Portugal para visitar este verão

melhores praias de portugal

Os portugueses adoram o verão. O céu limpo e as temperaturas elevadas convidam-nos a procurar praias. Estender a toalha numa das melhores praias de Portugal, num areal dourado, poder dar uns mergulhos para combater o calor é das melhores experiências que se podem viver nesta estação tórrida. Felizmente, no nosso país, há praias de qualidade e em quantidade. 

Essa é uma das inúmeras razões que levam muitos estrangeiros a visitarem este maravilhoso cantinho à beira-mar plantado. As praias paradisíacas que se encontram dispersas pelo território nacional são autênticos tesouros naturais. 

No presente artigo, poderás encontrar uma verdadeira seleção das melhores praias de Portugal. Assim, só tens de usufruir. Ah e não te esqueças de colocar protetor solar…

20 melhores praias de Portugal

Portugal é rico em muitos aspetos, nomeadamente nas praias que possui, com areais extensos e águas cristalinas. Se és fã de te deitares à beira-mar, dizemos-te quais as 20 melhores praias de Portugal para fazê-lo.

1. Praia da Arrifana, Aljezur

Os surfistas encontram na praia da Arrifana ondas perfeitas para a prática da sua modalidade preferida. Este destino paradisíaco goza de grande popularidade, sendo muito procurado por praticantes de surf e por apreciadores da modalidade. 

Neste areal, é possível assistir a um belo espetáculo. Esta praia com bandeira azul tem muitos atributos. Todos os que escolham estender a sua toalha no areal com cerca de 500 metros podem passar momentos bastante agradáveis. 

A Praia da Arrifana é considerada uma das melhores praias do Algarve. Será a melhor? O melhor é visitares e avaliares por ti…

2. Praia das Furnas, Alentejo

No Alentejo, também se encontram belas praias. Uma das mais populares no sul da costa alentejana é a Praia das Furnas, situada na margem esquerda do Rio Mira.

Este destino paradisíaco destaca-se pelo seu extenso areal que conta com a proteção de pequenas arribas rochosas. Esta é uma das praias que assegura bons momentos para toda a família. Os teus filhos irão adorar a experiência de visitá-la.

3. Praia do Baleal, Peniche

Este paraíso encanta qualquer visitante que pretenda passar momentos agradáveis. Estender a toalha neste extenso areal e dar uns mergulhos nas suas águas tranquilas são experiências que ficam na memória.

Esta praia tem condições de excelência para a prática e aprendizagem de windsurf. Portanto, se tens apreço por este desporto aquático, não hesites em viver essa aventura.

4. Praia dos Galapinhos, Setúbal

Esta praia conquistou o galardão de ‘Melhor Praia da Europa’ nos reputados prémios European Best Destinations em 2017, mas são vários os elogios internacionais que este areal coleciona. 

A praia dos Galapinhos revela-se uma das praias mais encantadoras de Portugal. Se desejares conhecer este destino paradisíaco, terás que realizar um caminho tortuoso. No entanto, o sacrifício realizado e a energia gasta serão devidamente recompensados.

5. Praia da Comporta, Comporta

Este Éden encontra-se presente no extremo sul da Península de Tróia. A Praia da Comporta fica nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado.

É um autêntico paraíso. A sua beleza deslumbrante e o fácil acesso fazem com que seja muito procurada pelos veraneantes. Quem escolhe visitar este paraíso goza de uma tranquilidade incomum.

6. Praia da Culatra, Ria Formosa

O acesso a este paraíso exige que se faça uma travessia de barco. Um percurso que implica um investimento. No entanto, a Praia da Culatra revela-se um autêntico tesouro. 

Este destino paradisíaco tem como qualidades o areal quase deserto e uma grande tranquilidade. O silêncio e a paz de espírito revelam-se bastante sedutores. E o que dizer da sensação de mergulhar nas suas águas calmas e quentinhas?…

É também possível testemunhar alguma atividade por parte dos pescadores locais. Estes homens, nas suas rotinas, revelam-se protagonistas de um espetáculo à parte. Ao mostrarem o seu quotidiano, partilham o que é a sua vida. Atarefados nas suas funções, eles desembaraçam as redes e preparam-se para levar com eles para a ilha o peixe fresco.

7. Praia Stª Eulália, Albufeira 

Este oásis é um dos tesouros que o Algarve tem para oferecer. A Praia de Stª Eulália apresenta-se circundada por um pinhal, formando um cenário de rara beleza. O seu 

amplo areal e os recantos rochosos podem proporcionar momentos inesquecíveis.

8. Praia do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia

A água pode não ser tão acolhedora como outras aqui presentes. Porém, este destino destaca-se pela icónica presença da capela do Senhor da Pedra. O cenário criado faz com que seja uma das praias mais populares do norte do país.

A Praia do Senhor da Pedra proporciona uma experiência memorável. Visitar a capela situada sobre um rochedo, revela-se obrigatório, mesmo para quem vai regularmente à praia.  

9. Praia do Guincho

Os amantes de desportos aquáticos devem visitar esta praia de Cascais. A Praia do Guincho está presente na freguesia de Alcabideche, sendo reconhecida como uma das praias mais belas de Portugal.

Além da beleza deslumbrante que apresenta, a presença constante do vento torna a Praia do Guincho num local perfeito para a prática de algumas atividades desportivas, nomeadamente windsurf, kitesurf e surf.

10. Praia da Ilha de Tavira, Algarve

Este deslumbrante paraíso encontra-se a uma curta distância de barco da cidade de Tavira. A praia extensa assegura bons momentos a quem tem a sorte de estender a sua toalha no areal branco e dourado da ilha de Tavira. 

Ter a possibilidade de mergulhar nas águas turquesa e cristalinas revela-se algo maravilhoso. Neste espaço, poderás encontrar tudo o que necessitas para ter momentos agradáveis, nomeadamente bares, zonas para acampar e até uma escola de windsurf.

11. Praia de São Torpes, Sines

Esta praia de água quente é excelente. A Praia de São Torpes apresenta um amplo areal, com areias finas e claras. Poderás também encontrar infraestruturas de apoio, parque de estacionamento, restaurante e escola de surf. Esta praia é conhecida por ter vários picos de surf (S. Torpes, Pico Loco, L-Point).

12. Praia da Ursa, em Sintra

A Praia da Ursa encontra-se presente num local de rara beleza. Contudo, como se trata de uma praia de difícil acesso, não é simples, nem fácil visitar este paraíso. O trajeto que tens de realizar até este areal demora uma hora. 

O caminho íngreme, de terra, revela-se um desafio, mas usufruir do local é uma recompensa digna. No final, todos os aventureiros que fazem o esforço reconhecem que a experiência vale a pena o investimento e o suor.

É devido a umas formações rochosas que a Praia da Ursa apresenta este nome. Naquele local, encontra-se outra atração local: o Cabo da Roca, reconhecido como o ponto mais ocidental da Europa continental.

13. Praia da Falésia, Algarve

Este paraíso encontra-se perto de Albufeira. A maravilhosa Praia da Falésia apresenta um areal com 6 km, num cenário deslumbrante onde se destacam as imponentes falésias ocre. Esta praia é bastante apreciada, atraindo muitos veraneantes.

14. Praia de Moledo, Caminha

Há muitas qualidades na Praia de Moledo. Diz-se que a água local têm propriedades terapêuticas, o que está comprovado, pois apresenta uma elevada quantidade de iodo.

Essa será uma das razões que atrai milhares de banhistas a visitar esta zona balnear. As pessoas que visitam esta praia encantadora podem ainda apreciar o cenário, destacando-se a ilha rochosa da Ínsua, onde o rio Minho desagua. 

Se desejares, podes aceder de barco à ilha. Nesse pequeno paraíso, até podes visitar uma pequena fortaleza, o chamado Forte da Ínsua.

15. Praia de Benagil, Lagoa

Esta praia é conhecida pela presença da emblemática gruta do Algar de Benagil. A imagem formada serve de cartaz de promoção da beleza singular do Algarve. Todavia, apesar da fama, não haverá multidões, pois o acesso não é fácil. 

É preciso alugar uma canoa ou um barco para aceder à popular gruta. A Praia de Benagil 

está situada num vale inclinado, junto a uma aldeia piscatória encantadora. Este paraíso está abrigado do vento, o que acontece pela presença de uma falésia.  

16. Praia de Zambujeira do Mar, Odemira

Esta praia é um destino paradisíaco presente no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. 

Todos os que visitam a Praia de Zambujeira ficam maravilhados pelo cenário encontrado, pelas imponentes falésias e pela forte ondulação do mar que proporciona condições ideais para a prática de surf e bodyboard.

17. Praia São Jacinto, Aveiro

Esta magnífica praia está presente no flanco oeste da reserva natural de São Jacinto. Se desejares visitar a Praia São Jacinto, terás de fazer uma viagem de 20 minutos de autocarro, que liga Aveiro ao Forte da Barra. 

Posteriormente, necessitas de apanhar o barco até São Jacinto. O restante percurso é feito a pé. Pode parecer muito, mas a experiência é memorável.

18. Praia da Amoreira, Aljezur

Os algarvios colocam a Praia da Amoreira nos mais elevados patamares, identificando-a como uma das praias mais belas do Algarve, o que é dizer muito, dada a riqueza da região nesta matéria.

A Praia da Amoreira apresenta uma beleza encantadora, destacando-se pelo seu vasto areal. Ora, sendo tão espaçosa, não terá qualquer dificuldade em assegurar um lugar para si.

Estender a toalha irá permitir-te viver uma experiência fantástica. Logo, poderás usufruir deste paraíso com maior tranquilidade.

19. Praia de Tróia, Grândola  

Esta praia é absolutamente deslumbrante. Todos os que visitam este paraíso prometem regressar. Estar neste areal permite testemunhar a incrível beleza natural da Serra da Arrábida, confirmar a envolvente de dunas e, ainda, admirar golfinhos em atividade.

O areal deste destino paradisíaco é amplo e tem sempre espaço para colocar a toalha. Quando o sol estiver a incomodar, pode parar de trabalhar o bronze e banhar-se nas águas calmas, com baixa ondulação.

Os que gostam de atividades desportivas na água, poderão encontrar na Praia de Tróia ótimas condições para praticar kitesurf ou windsurf. A Capela da Nossa Senhora do Mar, presente no topo da arriba Norte, revela-se uma das atrações locais.

20. Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

Esta praia localizada na margem sul do estuário do rio Lima é uma das atrações de Viana do Castelo. A Praia do Cabedelo apresenta 1 km de areal. No cenário, existe uma área de pinhal que permite contemplar uma beleza incomum. Este paraíso com um areal pequeno é caracterizado pela presença de ventos fortes, o que torna o local perfeito para a prática de desportos radicais e windsurf e uma das melhores praias de Portugal.

Related posts
Cultura & ViagensViagens

Férias românticas na Europa: 10 destinos para viagens a dois

Cultura & ViagensViagens

Aldeias e vilas de Portugal para visitar neste verão

Cultura & ViagensViagens

Férias românticas em Portugal: 10 destinos memoráveis

CinemaCultura & ViagensFilmes

Festa do cinema: Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio