Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

feng shui quarto

O termo Feng Shui tem ganho grande popularidade em muitas revistas de decoração, nacionais e internacionais. O conceito de Feng Shui comprova que o design de interiores é muito mais do que assegurar uma casa bonita. 

Esta filosofia permite enriquecer uma casa de diversas formas. É possível apresentar diferentes atmosferas em cada divisão. No entanto, o modo como se apresenta o espaço pode influir muito mais no teu quotidiano do que pensas. 

Iremos partilhar contigo algumas indicações de especialistas em Feng Shui que permitem retirar o melhor partido dos ensinamentos desta filosofia e tornar a tua casa num verdadeiro lar, confortável e acolhedor.

O que é o Feng Shui?

O Feng Shui consiste numa prática originária da China antiga. Com o tempo, tornou-se numa referência na área da decoração e do design de interiores. Esta filosofia encontra-se ligada às boas energias que se podem fomentar num espaço de uso quotidiano, como a casa.

O Feng Shui traduz-se como “vento-água”, numa tradução literal. Feng quer dizer ‘vento” e Shui ‘água”. Esta filosofia oriental tem o propósito de harmonizar um espaço. Pode ser uma casa ou um escritório, por exemplo. 

O Feng Shui permite-nos encontrar o equilíbrio e a harmonia entre as pessoas e os espaços. Desta forma, há muito a aprender com os ensinamentos desta prática milenar chinesa. 

Segundo esta filosofia, podemos criar grande impacto nos ambientes que apresentamos, seja na casa que habitamos ou no nosso local de trabalho (um escritório, por exemplo). Pode influenciar significativamente a nossa vida. 

A influência do Feng Shui

A tua casa deve apresentar o que ambicionamos. O modo como fazes essa apresentação pode facilitar as tuas conquistas. Deves usar cores, imagens e texturas para harmonizar a habitação, torná-la num espaço confortável e criar uma influência positiva. 

O Feng Shui permite melhorar a energia da casa. Com pequenos gestos, é possível impactar o quotidiano das pessoas que habitam a casa, fazendo com que elas possam atrair o que desejam para a sua vida. 

A colocação de certas plantas numa posição específica permite criar um impacto positivo. Este é um exemplo das diversas medidas que podes estabelecer que permitem melhorar a tua vida, tais como reordenar a disposição da mobília ou trocar a cor da parede. 

Com esta técnica milenar chinesa, podes conseguir isso, tornar o espaço verdadeiramente benéfico para a tua vida. O Feng Shui permite atrair influências benéficas da Natureza e gerar vitalidade nos espaços, permitindo que se obtenha mais energia e mais disposição.

Esta filosofia permite alinhar pensamentos e colocar a cabeça e o coração em ordem.

O Feng Shui pode exercer grande impacto na tua vida, em diversos âmbitos, nomeadamente:

  • nos relacionamentos pessoais;
  • nos relacionamentos profissionais;
  • no sucesso;
  • na saúde;
  • na prosperidade.

Quarto

Esta é uma divisão especial da casa. É no quarto que passamos um terço das nossas vidas. Segundo os especialistas, devemos dormir 8 horas por dia, tendo em conta que um dia tem 24 horas e que grande parte do nosso tempo é passada nesta divisão. 

É no quarto que encontras espaço para descansar e recarregar baterias para o dia seguinte. Eis alguns dos muitos ensinamentos para tornar este espaço num verdadeiro santuário.

8 dicas de Feng Shui para quartos de adultos

Se estás a pensar redecorar o teu quarto, seguindo os princípios do Feng Shui, segue as nossas dicas e harmoniza a divisão onde descansas e relaxas.

1. Usar as cores certas

As melhores cores para usar no quarto são as neutras. Por isso, segundo o Feng Shui, deves escolher preto, branco e cinza. Em alternativa, podes optar por variações das mesmas, como bege, creme ou manteiga. 

No entanto, também podes adicionar um pouco de cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e frias (azul, violeta e verde), para apresentar um equilíbrio entre os grupos. Evita lilás e salmão.

2. Posicionar bem a cama

No Feng Shui, trazer equilíbrio para o teu quarto é fundamental. Para isso, a cama deve encontrar-se numa ‘posição de comando”, equidistante das paredes do quarto, para se poder olhar para a porta do quarto do lado oposto.

3. Utilizar roupa de cama natural

A roupa de cama deve ser suave, inclusivamente as colchas e os sacos de edredão. Para assegurares um sono mais profundo e relaxante, deves investir em roupa de cama suave e natural, porque permite trazer boas energias positivas. 

Idealmente, a roupa de cama deve ser feita de materiais naturais, nomeadamente algodão egípcio, porque se revela mais respirável e mais agradável ao toque. Sempre que possível, opte por produtos fabricados de forma ética.

4. Optar por roupa de cama clara

Deves evitar usar cores vibrantes no teu quarto como tema principal. A decoração deve ser simples, sem nada dramático ou estimulante. A roupa de cama deve ser em tons de pele e clara, permitindo que quem está na divisão se sinta à vontade. As cores suaves permitem criar um bom equilíbrio no quarto. 

5. Apostar em plantas  

No Feng Shui, é importante haver equilíbrio entre elementos como a água, a terra, a madeira e o fogo. Desta forma, ter plantas nas nossas casas é positivo. Elas encontram-se associadas ao elemento madeira e contribuem para o desejado equilíbrio. 

As plantas podem filtrar o ar de químicos nocivos, resultando num ar respirável mais limpo. Por isso, revelam-se elementos positivos. Ter plantas em casa é sensato. Consistem num elemento altamente saudável. 

No quarto, deves optar por colocar plantas mais pequenas. Segundo o Feng Shui, há plantas boas para se ter no quarto, nomeadamente o alecrim e a lavanda. Estas plantas não só purificam o ambiente como promovem uma sensação agradável. Contudo, se tens alergia ao pó, não coloques plantas no quarto.

6. Evitar os aparelhos eletrónicos

Segundo o Feng Shui, deves evitar colocar aparelhos eletrónicos no quarto (telemóveis, computadores, televisões), pois estes elementos são fontes de stress e afetam negativamente o seu sono. 

O quarto deve ser um espaço sereno, que permita o desejado descanso de que o corpo precisa e que promova o rejuvenescimento. Um quarto com aparelhos eletrónicos não é benéfico, pois prejudica a qualidade do sono e pode levar a insónias.

7. Não coloque espelhos

Os especialistas em Feng Shui defendem que não de devem utilizar espelhos no quarto de casal. Caso não exista hipótese de os retirar, então tape-os com um biombo ou lençol. Segundo os especialistas desta prática originária da China antiga, é importante cobrir os espelhos durante a noite.

8. Privilegiar os números pares

No Feng Shui, é importante que se apresente tudo aos pares. Isso simboliza equilíbrio para o quarto. Haver duas mesas de cabeceira, em ambos os lados da cama, é recomendado. No entanto, deve ter dois candeeiros em cada uma. 

Colocar duas almofadas decorativas na cama também ajuda a manter o equilíbrio. Apresentando peças de arte, coloque uma de cada lado. O mesmo se pode dizer para pinturas ou fotografias (tenha o cuidado de escolher sempre imagens positivas), plantas ou outros elementos que pretenda colocar no seu quarto. Todos os itens devem constar em número par.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?