Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias

Feng shui em casa: 10 dicas para atrair boas energias

Popularmente diz-se que uma casa reflete o estado da alma do seu habitante. Se procuras atrair energias positivas para ti e para a tua casa, vamos ensinar-te como o conseguir, através do Feng Shui.

Uma pessoa observadora pode facilmente identificar como alguém se está a sentir emocionalmente analisando as suas expressões faciais, o tom de voz ou o seu andar. Da mesma forma, os sentimentos e as energias de uma pessoa também podem ser identificados observando e analisando a sua casa (ou, pelo menos, é isto que o Feng Shui defende).

Ou seja, se numa casa viver uma pessoa solitária e fechada, muito provavelmente ela transmitirá uma energia semelhante. Por exemplo, pode ser um ambiente prático, arrumado, com cores neutras e, provavelmente, com poucas fotos (muitas delas antigas). 

Mas também há a hipótese de deparar-nos com uma casa com espaços desorganizados. Desde roupas espalhadas pela casa, sapatos na entrada, pia cheia de pratos por lavar, até montes de livros e caixas espalhados pela sala. 

Segundo o Feng Shui, quando alteras o ambiente onde vives, estás também a alterar os teus sentimentos e o teu destino. É por esta razão, que ao analisarmos uma casa, notamos como os ambientes dos quartos dos moradores são muito diferentes. Isto porque cada pessoa tem a sua própria energia, que irá aparecer no ambiente da sua divisão. 

De seguida, explicamos-te em que consiste a arte milenar do Feng Shui.

Feng Shui 

Com origem na China há mais de 3.000 anos, o Feng Shui é uma arte que envolve arte, técnica e sabedoria. Traduzindo à letra, “Feng” significa “Vento” e “Shui” significa “Água”. Esta filosofia procura criar harmonia, encontrar o equilíbrio e proporcionar boas energias, seja connosco, com outros ou com o espaço onde habitamos.

Se queres entender o Feng Shui, tens de primeiro perceber em que consiste o Chi — a energia vital que habita em tudo, incluindo os objetos inanimados. Esta energia é composta por duas forças — o Yin e Yang — que são opostas, mas, ao mesmo tempo, complementares. 

O Feng Shui consiste, então, em equilibrar o Yin e Yang, alcançando um fluxo de Chi positivo, e afastando o Chi negativo.

10 dicas de Feng Shui para a tua casa

São várias as dicas que podes aplicar na organização e decoração da tua casa. Estas técnicas de Feng Shui são muito importantes para que possas sentir as boas energias da tua casa e afastar tudo o que seja negativo.

Escolhe bem a posição da tua cama

Um dos espaços mais importantes da tua casa é o quarto. Além de ser necessário um espaço arrumado e limpo para renovar a energia, é o local escolhido para descansar e ter um sono tranquilo.

E que peça é mais crucial para uma boa noite de sono do que a cama? Ela deve, então, obedecer a alguns princípios do Feng Shui para garantir que as energias positivas fluam também para este canto da tua casa.    

Assim sendo, em primeiro lugar deves escolher bem a posição da tua cama, tendo em conta o seguinte: a cama deve estar numa posição de comando (por exemplo, no centro do quarto), evitando estar de costas para portas ou janelas. 

De preferência, a cabeceira da tua cama deverá estar encostada a uma parede sólida, dando-te uma sensação de segurança e protegendo as tuas costas. 

Além disso, deves evitar ter objetos suspensos sobre a cama, pois podem ser uma fonte de ansiedade no teu subconsciente. 

Garante circularidade nos espaços de convívio 

A disposição circular nos móveis dos espaços de convívio, como é o caso da sala, promove um maior envolvimentos de todas as pessoas, já que todos conseguem ver-se. 

Podes adquirir, logo à partida, móveis circulares — por exemplo, mesas de centro arredondadas ou ovais — que ajudam a conseguir esta circularidade. Desta maneira, estarás a tornar o fluxo de energia mais livre e a gerar um maior bem-estar energético.

Ilumina toda a casa

Segundo esta arte milenar chinesa, a luz ajuda a combater as energias negativas. Por esse motivo, a tua casa deverá ter muita luz natural. 

Pra tal, abre as janelas e deixa que o sol entre em todas as divisões. No caso de teres cortinas, opta por cortinas leves e transparentes. Por outro lado, caso a tua casa não tenha muita luz natural, poderás compensar com luz artificial, que também ajudará as energias positivas a fluir.

Não deixes louças partidas em casa

Uma peça partida ou incompleta gera a sensação que também nós estamos incompletos, ou que não temos a possibilidade de ter aquele determinado objeto na sua plenitude.

Tenta restaurar a peça partida — se for possível — para ficar como era anteriormente. Se não der, atira-a fora.

Fecha sempre a porta da casa de banho

Segundo o Feng Shui, a casa de banho é a divisão da casa onde nos purificamos. De fato, tem esta conotação devido a ser a divisão onde fazemos as nossas necessidades biológicas. 

Por esta razão, deverás fechar as portas desta divisão para que as energias fugitivas permaneçam na divisão — e consequente na tua casa — e as energias más não regressem.

Coloca plantas pela tua casa

As plantas são também recomendadas, segundo o Feng Shui. Elas ajudam a equilibrar as energias da casa, purificando os ambientes e o ar, atraindo prosperidade e combatendo as más energias.

Assim sendo, coloca várias plantas naturais espalhadas pelas várias divisões da tua casa. Não te esqueças de colocar algumas no teu quarto, já que te podem ajudar a dormir melhor. Encontra aqui as melhores opções de plantas de interior para o teu quarto.

Porém, deves optar por plantas de fácil manutenção, já que as plantas murchas não têm o mesmo efeito de trazer energia positiva à casa.

Mantém os móveis sempre organizados

Para o Feng Shui não há nada pior do que a desarrumação. Assim sendo, deves manter as tuas divisões o mais arrumadas que conseguires. Se, por algum motivo, não conseguires arrumar algum objeto, tenta colocá-lo num armário ou outro móvel fechado. 

Desta maneira, causam menos ruído e distrações — especialmente no teu quarto, onde necessitas de paz e descanso. Ainda falando sobre a arrumação do teu quarto, evita colocar objetos por baixos da cama, já que, segundo o Feng Shui, acabam por perturbar o sono. 

Escolhe bem onde colocas os espelhos

O Feng Shui recomenda a utilização na decoração da tua casa, porém há algumas regras a cumprir. Primeiro, e mais importante, os espelhos só devem refletir coisas boas, caso contrário estarão apenas a duplicar más energias. 

Por exemplo, um espelho no quarto nunca deve refletir a cama, pois poderá causar insónias e pesadelos. Por outro lado, um espelho que reflita uma mesa na sala de jantar atrairá prosperidade. 

Assim, considera adicionar espelhos estrategicamente, já que estes não só ajudam muito a refletir a luz e a dar uma sensação de amplitude à divisão, como também atraem boas energias.

Tem peças de decoração aos pares no quarto

De acordo com o Feng Shui, uma das coisas mais importantes na disposição do quarto é garantir espaço igual em ambos os lados da cama. Por isso, certifica-te que tens uma cabeceira de cada lado da cama ou um número par de almofadas na cama. 

Por exemplo, caso tenhas um quadro pendurado à esquerda da tua cama, deves colocar outro à direita da cama — equilibrando as energias do teu quarto.

Evita colocar cadeira de costas para a entrada

Para que os convidados que cheguem mais tarde se sintam logo acolhidos, deves procurar colocar as cadeiras ou sofás, de frente para a porta. Desta maneira, são vistos assim que entram e, portanto, sentem-se parte do grupo.

No caso da sala de jantar, procura ter a mesa numa posição em que ninguém fique de costas para uma porta. Já, na sala de estar, deves manter o sofá de frente para a porta da divisão.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Como escolher janelas mais eficientes?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Construção sustentável: 10 materiais ecológicos para as tuas obras

Casa & DecoraçãoLifestyle

Pavimento flutuante: como escolher?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Prepara a casa para a primavera