Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

5 plantas de interior que te ajudam a dormir melhor

5 plantas de interior que te ajudam a dormir melhor

Se é um amante de plantas, temos boas notícias para ti! Há muitas plantas de interior que são ideais para ter no quarto, não só porque são decorativas e dão vida à tua casa, mas também porque têm inúmeros benefícios para a tua saúde.

Sabias que há plantas que te podem ajudar a dormir melhor à noite? Estudos científicos demonstraram que as plantas de interior podem ter um efeito calmante e relaxante nas pessoas, o que as torna uma escolha perfeita para os quartos.

Mas, não é perigoso ter uma planta à noite no quarto? 

É um dos mitos mais difundidos: não se deve dormir num quarto que tenha plantas porque faz mal à saúde. No entanto, a verdade é que a quantidade de oxigénio que as plantas consomem não é suficiente para causar qualquer tipo de problema respiratório no ser humano.

Aliás, as pessoas dormem, muitas vezes, com os seus animais de estimação, que consomem mais oxigénio que as plantas.Além disso, não só é mentira que as plantas roubam o nosso oxigénio, como há benefícios em tê-las.

Sabemos como é importante descansar e os benefícios que isso traz para a saúde mental das pessoas. Por esse motivo, aqui ficam as 10 plantas de interior que podem ser colocadas no quarto e que ajudam a melhorar a qualidade do sono:

Jasmim

O jasmim é uma planta ideal para decorar o teu quarto. Tem pequenas flores brancas e um aroma doce que tem sido utilizado desde a antiguidade pelas suas qualidades relaxantes. Os psicólogos da Universidade Wheeling Jesuit descobriram que pessoas expostas ao cheiro desta planta apresentaram uma qualidade de sono melhor em comparação aos demais pesquisados.

É uma planta muito fácil de cuidar. No entanto, deves ter atenção à posição onde a colocas — pede bastante luz natural, portanto deve ficar perto da janela.

Gardénia

A gardénia é perfeita para a decoração do quarto, com as suas pétalas brancas e folhas brilhantes. Estudos demonstraram que estas plantas podem ajudá-lo a aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, uma vez que o seu aroma libera um efeito sedativo.

A gardénia é um pouco mais exigente em termos de manutenção do que as outras plantas da nossa lista, mas os cuidados extra necessários valerão definitivamente a pena. Nesse sentido, tens de deixá-la em ambientes iluminados, mas nunca em luz solar direta, já que as suas folhas podem queimar. 

Hera

A hera-inglesa ou simplesmente hera é uma planta multifuncional. A sua beleza delicada e clássica a tornam ideal para compor cestas suspensas. Isto, porque as folhas da hera devem crescer para baixo.

Além disso, devido à capacidade de absorver as toxinas nocivas encontradas no ar, como o formaldeído e o benzeno, bem como de diminuir o crescimento de bolor, funciona como um purificador, diminuindo as alergias e as irritações pulmonares. 

É importante destacar que devido à sua toxicidade para crianças e animais de estimação, é crucial que a mantenhas fora do seu alcance.

Aloé Vera

Uma planta de aloé vera é uma adição elegante e prática para a casa. Esta planta suculenta purifica o ar do formaldeído e do benzeno — dois químicos habitualmente encontrados nos produtos de limpeza domésticos. Incluída na lista das plantas purificadoras de ar da NASA, liberta oxigénio à noite, o que a torna perfeita para o teu ambiente de sono. 

Além disso, é uma das plantas mais fáceis de cuidar, já que podes passar três semanas sem a regar e ela não terá problemas. Estas plantas também são conhecidas pelo gel no interior das suas folhas. Este está cheio de vitaminas e é naturalmente anti-bacteriano, o que o torna ideal para tratar pequenos cortes e queimaduras. 

Espada de São Jorge

A Sansevieria trifasciata, que também é conhecida pelo nome Espada de São Jorge é possivelmente uma das plantas de interior mais reconhecidas por todos. Com uma folhagem suculenta espessa em tons de verde raiado e de bordas amarelas não fica indiferente ao olhar.

É uma ótima escolha para o teu quarto, não só porque ocupa um lugar na lista da NASA das 10 melhores plantas purificadoras de ar, mas também porque é uma das poucas plantas de casa que converte dióxido de carbono em oxigénio durante a noite (algo que a maioria das plantas de casa só faz durante o dia).

Ao cuidar dela, não tens de lidar com folhas caídas ou podas complicadas; basta regá-la de duas em duas semanas. 

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa

Casa & DecoraçãoLifestyle

Como remodelar a cozinha sem obras?

Casa & DecoraçãoLifestyle

Bases de duche: como escolher a ideal para a tua casa de banho?