Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Truques de limpeza antigos que ainda se usam

truques de limpeza antigos

Salvo algumas exceções, a maioria das pessoas guarda boas memórias dos avós. Além de serem uma personalidade amável, que deu carinho aos netos, são um poço de conhecimentos básicos e úteis para o nosso quotidiano. 

Há muito saber na experiência acumulada dos avós ao longo dos anos. Muitos avós arranjam sempre uma solução mágica e eficaz para resolver um problema doméstico comum, nomeadamente de limpeza. 

Sem apresentarem conhecimentos científicos para sustentarem as suas opções, conseguem indicar determinados produtos caseiros para gerar os efeitos desejados. Há conhecimentos que passaram de geração em geração, de avós para netos, devido à sua eficácia. Elas sabem reconhecer diferentes potencialidades em produtos comuns que habitualmente temos por casa, aplicando-os das mais diversas formas. 

Produtos como vinagre, bicarbonato de sódio, Coca-Cola, pasta de dentes, entre outros, podem ter muitas mais utilizações do que aquelas para as quais normalmente se destinam. Estes produtos podem servir como soluções caseiras para problemas domésticos comuns.

Há vários itens que se têm por casa e que apresentam uma utilidade surpreendente, pois podem ser utilizados para remover nódoas, desentupir canos, assegurar uma correta higienização, entre outras finalidades inesperadas.

Estes são alguns dos ensinamentos dos antigos que revelam grande eficácia. Reunimos um conjunto de truques de limpeza antigos que fazem a diferença. São estratégias dos avós que primam pela sua tremenda eficácia e que são baratos.

Anote truques de limpeza antigos que permanecem atuais

Sente que gasta muito dinheiro em produtos de limpeza que nem sempre se revelam particularmente eficazes? Que tal experimentar soluções antigas para problemas atuais? Experimente os seguintes truques de limpeza antigos.

Usar jornais para limpar vidros

Um dos métodos antigos que continua a funcionar de forma maravilhosa é recorrer a papel de jornal para fazer a limpeza dos vidros de casa. Provavelmente, não encontrará melhor solução que esta. O papel de jornal absorve eficazmente os produtos que normalmente se utilizam para a remoção da sujidade. 

O papel de jornal revela-se mais resistente e não deixará marcas, nem deixará que o vidro apresente resíduos ou fios, algo que tende a acontecer quando se utilizam panos para essa função. Pode usar ambas as opções e comparar a eficácia do papel de jornal.

Fazer a limpeza do colchão com bicarbonato de sódio e vinagre

Este é um truque que recorre a uma dupla maravilha que pode ser usada noutras funções, também de limpeza. Neste caso, poderá ser usado para lavar o chão. É comum deixar para mais tarde esta limpeza, algo que faz com que o piso adquira manchas com o passar do tempo. 

Se polvilhar bicarbonato de sódio sobre as manchas e, depois, pulverizar a zona com vinagre, pode testar a eficácia desta solução caseira. Basta deixar que atue ao longo de algumas horas. Posteriormente, só tem de aspirar. 

O cheiro do vinagre não é agradável ao início, mas não se preocupe. Ele desaparecerá após algum tempo.

Aplicar detergente da louça para remover gordura da roupa

Este é um dos truques de limpeza antigos que todos deveriam conhecer, porque é tremendamente eficaz. O detergente da louça remove eficazmente as manchas de gordura da roupa. Caso tenha uma nódoa de gordura na camisa nova, não a deite fora. Recorra a esta solução caseira.

Recorrer à Coca-Cola para eliminar manchas de ferrugem e desentupir canos

A ferrugem é um desafio, mas pode usar Coca-Cola para eliminar nódoas de ferrugem. A popular bebida gaseificada é tremendamente eficaz, devido aos ácidos cítricos que atuam no sentido de eliminar e prevenir a ferrugem. Basta recorrer a um pano embebido em Coca-Cola. Então, só tem de esfregar sobre a ferrugem. Por fim, lave tudo muito bem com água e sabão.

Esta bebida irresistível pode também atuar eficazmente como arma contra os canos entupidos. Basta colocar o refrigerante no ralo da cozinha e deixar atuar. Ao fim de algumas horas, irá comprovar a sua eficácia.

Remover cera de velas

Há razões diversas para acender velas. Pode acontecer por uma questão de fé, por falha de luz, para deixar a casa mais perfumada ou para um jantar romântico. No entanto, é comum as velas tradicionais deixarem um rasto de cera derretida. 

As marcas de cera derretida podem revelar-se um problema irritante, mas há uma solução caseira surpreendente para retirar as marcas de cera. Pode recorrer a um saco de gelo. Coloque-o por alguns minutos na superfície manchada. Este truque é infalível. Experimente!

Colocar limão para um frigorífico mais perfumado

Este citrino permite eliminar maus cheiros no eletrodoméstico. Após fazer a limpeza, pode cortar um limão ao meio. Posteriormente, basta colocá-lo numa taça e deixá-lo aberto no frigorífico. Esta solução caseira tornar o interior do eletrodoméstico mais agradável, apresentando um perfume fresco.

Estes pequenos truques são bastante úteis pois, além de permitirem manter a casa limpa e perfumada, tratam-se de soluções baratas para problemas comuns. 

Muitos deles, são resolvidos com produtos específicos que tendem a ser caros, mas nem sempre conseguem revelar-se tão eficazes como estes truques que uma mãe ou avó podem partilhar com a geração mais nova, sem tanta experiência nas lides domésticas.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa