Quantcast
Casa & DecoraçãoLifestyle

Estratégias para uma limpeza eficaz da placa de indução 

limpar placa de indução

Quem tem em casa uma placa de indução percebe que se trata de um desafio distinto no momento de limpar. É necessário ter algum conhecimento do modo adequado de realizar a limpeza. Caso contrário, poderá causar vários danos na placa. É que o desconhecimento da especificidade deste item, poderá levar a alguns erros que podem colocar em causa a aparência da placa.

Ter uma placa de indução tornou-se comum. Há cada vez mais pessoas que não hesitam no momento de comprar. Sabem que a placa tem vantagens, nomeadamente quando comparada com a opção mais tradicional. 

A placa de indução revela-se um elemento bastante útil, sendo particularmente eficaz na confeção das refeições mais complicadas. Ela assegura uma maior eficiência energética. No entanto, no momento de limpar, há que saber o que fazer para não estragar. Será que sabes como fazer a limpeza da placa?

Antes de se apresentarem as sugestões dos especialistas para fazerem uma limpeza adequada da placa de indução, primeiro há que saber o que é ao certo este elemento tão valioso numa cozinha moderna.

O que é uma placa de indução?

As placas de indução consistem em superfícies em vitrocerâmica brilhantes e lisas. Ao contrário dos tradicionais fogões a gás, elas não apresentam as grelhas. Numa placa de indução, o calor espalha-se uniformemente, quando ela se encontra ligada.

Ela apresenta a vantagem de somente aquecer o fundo da panela, enquanto o restante permanece frio. Desta forma, a placa de indução é mais segura, dificultando o surgimento de queimaduras ou incêndios.

Antes da limpeza da placa de indução

Antes da limpeza da placa de indução, deves ter noção de algumas sugestões de especialistas, nomeadamente:

  • Como as placas de indução são sensíveis, nunca utilizes esfregões, nem panos ríspidos. Apenas deves usar panos de microfibra, ligeiramente humedecidos, para não deixar a placa com marcas;
  • Não deves usar produtos inflamáveis ou abrasivos. Estes elementos poderão colocar em causa a eficiência das placas de indução, porque elas são formadas por materiais sensíveis;
  • Há dois modos de manutenção que irão determinar o tempo de vida útil da placa de indução: a manutenção diária (que é mais ligeira e consiste numa limpeza quotidiana de poeiras ou pequenos resíduos deixados pelos cozinhados) e a manutenção profunda (que deve recorrer a produtos especiais, permitindo eliminar manchas de gordura mais resistentes):
  • Deves fazer regularmente a manutenção da placa de indução. Este procedimento assegura que ela tenha uma maior durabilidade. Para garantires a longevidade desejada da placa, fá-lo. Após cada utilização, deves fazer a limpeza da placa para eliminares resíduos e sujidade no imediato.

Etapas da limpeza da placa de indução

Neste artigo, iremos apresentar todos os passos que deves dar para limpar a placa de indução adequadamente. Se não queres causar qualquer tipo de dano na placa, nem pretendes que ela ganhe as indesejadas gorduras, deves cumprir diferentes etapas. 

  • Primeiro passo: Começa por desligar a placa de indução. Este passo é fundamental. Deves deixar a placa arrefecer, antes de começares a fazer a limpeza. Não te preocupes, que será um processo rápido.
  • Segundo passo: Então, deves limpar os resíduos sólidos, nomeadamente eliminar os restos de comida e remover açúcar, sal ou grãos que tenham originado aquela sujidade irritante.
  • Terceiro passo: Após eliminares os resíduos sólidos, deves centrar a tua atenção na sujidade que se apresenta incrustada na placa. Tanto podes fazer esta limpeza com produtos específicos, como com receitas caseiras (iremos apresentar algumas soluções). Depois, aplica o produto (seja específico ou caseiro) e deixa-o atuar ao longo de 5 a 10 minutos.
  • Quarto passo: Neste momento, deves passar um pano de microfibra sobre a placa. No entanto, se ainda verificares alguma sujidade, deves repetir todos os passos anteriores.
  • Quinto passo: Finalmente, deves usar papel de cozinha para fazeres a limpeza da placa. Além de eliminares gotas de água que possam ter caído sobre a placa, irás conseguir enaltecer o seu brilho. Se cumprires estes passos simples, consegues apresentar uma placa impecável e uma cozinha mais limpa, onde podes preparar as tuas refeições.

Soluções caseiras para a limpeza da placa de indução

Por vezes, mesmo quando se recorre aos melhores produtos, não se assegura os melhores resultados. Pode ser surpreendente, mas a verdade é que há soluções caseiras que se revelam bastante eficazes. 

Apesar de ser um elemento moderno, há soluções antigas que se mostram muito eficientes. Como já eram usadas no tempo da avó para limpar um fogão tradicional, conseguem remover as manchas na perfeição.

Opção 1: água e bicarbonato de sódio

  1. Primeiro, coloca um pouco de água numa taça.
  2. Depois, adiciona 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio.
  3. Em seguida, mistura até criares uma pasta excecional. 
  4. Posteriormente, deves aplicar a pasta na placa de indução.
  5. Então, deves aguardar 5 minutos.
  6. Finalmente, deves recorrer a um pano macio para limpares a placa de indução.

Opção 2: limão

Em vez de usares bicarbonato, podes recorrer a um limão. Este citrino assegura eficácia no momento de eliminar gorduras, devido à sua acidez. Podes usar o limão diariamente para fazeres a limpeza da placa de indução. 

Opção 3: vinagre

Outra opção que assegura uma limpeza eficaz das placas de indução ou placas de vitrocerâmica é o vinagre. Basta colocares algumas gotas deste produto diretamente sobre as manchas. Posteriormente, basta usares um pano húmido para limpar a área.

Opção 4: lava-loiça

Outra opção eficaz consiste em recorrer ao “velho amigo” lava-loiça. O detergente pode ser usado para limpar a placa de indução, porque com o seu pH neutro, não causará danos. 

Independentemente da tua opção, podes assegurar uma placa de indução livre de gorduras, sem grandes gastos. Estas soluções caseiras podem ser compradas num supermercado ou mercearia perto da tua casa a um preço bem mais amigo do que os produtos específicos.

Related posts
Casa & DecoraçãoLifestyle

Plantas de interior que não necessitam de luz direta

Casa & DecoraçãoLifestyle

Truques de limpeza antigos que ainda se usam

Casa & DecoraçãoLifestyle

8 dicas de Feng Shui para um quarto equilibrado

Casa & DecoraçãoLifestyle

Oosouji: o método japonês para limpar a casa