Quantcast
AutomóveisManutenção

Motor gripado: o que é?

Motor gripado: o que é?

O motor gripado é considerado o rei das avarias na mecânica automóvel. Isto deve-se ao tempo de reparação, às consequências e, claro, ao preço da reparação. Sabe o que é e como identificar um motor gripado.

Qualquer avaria é de evitar, mas há algumas que podem tornar-se verdadeiros pesadelos, tanto em termos de danos como de despesa associada ao seu arranjo. É o caso do motor gripado. 

O que é motor gripado?

Todos sabemos que o motor é o coração de um veículo — responsável por transformar a energia em movimento — e como tal o seu bom funcionamento é vital. No entanto, o motor é um conjunto de peças metálicas que estão em fricção contínua entre si.

E este atrito gera calor que não só aumenta a temperatura do motor, mas também faz com que as peças se dilatem e até se fundam. Então, quando a fusão de duas peças — uma móvel e outra fixa — impede o movimento de toda a engrenagem, o motor deixa de funcionar (motor gripado). 

Por exemplo, este problema geralmente ocorre ao pistão e a camisa que cobre o cilindro ou aos casquilhos e a cambota.

Que fatores podem causar o motor gripado?

Óleo de motor insuficiente

Na maioria das vezes, todo este processo deve-se à falta de um elemento muito simples: o óleo do motor. 

O motor requer que uma mistura de ar e combustível se queime para produzir energia. Neste processo de combustão, o motor pode fornecer muito calor num curto período e começar a acumulá-lo.

Por isso, o motor de combustão interna depende do óleo para lubrificação das peças internas, reduzindo o atrito e dissipando o calor.

Se a lubrificação faltar ou se o óleo já não tiver a viscosidade necessária para manter as peças lubrificadas, isso fará com que os componentes internos sequem e absorvam calor e, eventualmente, causará o motor gripado.

Água no motor

Quer seja por um defeito durante a lavagem do carro ou por uma infiltração no tanque de combustível, a água pode entrar no teu motor. 

Lá, ao contrário do ar e da gasolina, a água não pode ser comprimida. Ou seja, à medida que o pistão se move para cima para comprimir a mistura, a compressão fará com que as válvulas de entrada e saída dobrem. 

Peças enferrujadas dentro do motor

Este é um problema comum em carros antigos, já que os metais tendem a enferrujar com o tempo.

Apesar de ser incomum que as partes móveis internas do motor enferrujem, isto pode acontecer quando a água se infiltra no interior do motor (como explicamos anteriormente).

Devido ao elevado atrito dentro do motor, as peças enferrujadas podem triturar e deixar aparas de metal, causando o motor gripado.

Uma peça pode ter-se partido dentro do motor

Ainda mais raro ainda, a quebra de uma peça dentro do motor, como, por exemplo, um pistão, o braço do pistão ou as válvulas. Estando partida, qualquer uma destas peças acabaria presa em algum lugar, desencadeando o motor fique gripado.

Falha da árvore de cames / correia dentada

Quando a correia dentada, a corrente de sincronização ou a árvore de cames falham, as válvulas podem atingir os pistões e causar que o motor fique gripado. Neste caso, os custos de reparação seriam muito elevados porque seria necessário desmontar todo o motor.

Pistões expandidos

Com o aumento da temperatura no motor, os pistões podem expandir-se demasiado e danificar as paredes do cilindro. Neste caso também levaria a uma grande fatura no mecânico.

Como evitar o motor gripado?

Regra geral, o motor gripado pode ser evitado se fizeres uma boa manutenção do teu veículo, cuidando dos sistemas de refrigeração e lubrificação. Em primeiro lugar, quanto ao sistema de lubrificação, é fundamental saber como e quando trocar o óleo.

Já na manutenção do sistema de refrigeração, também é essencial trocar o líquido de refrigeração. Este líquido, tal como o óleo do motor, deve ser trocado a cada dois anos ou a cada 40.000 quilómetros para transmitir todas as suas propriedades ao motor.

Deves, ainda, evitar as acelerações repentinas a frio, de modo a manter a temperatura do veículo estável — á volta dos 90° C. Além disso, carrega apenas o necessário e evite excessos de carga. Isto porque o peso excessivo no carro pode sobrecarregar o motor e reduzir a sua vida útil. 

Indicadores de motor gripado

Infelizmente, o motor gripado geralmente só é identificado já numa fase muito avançada em que já alastrou mais do que é devido e já envolve faturas grandes no mecânico.

Por isso, se és proprietário de um carro, é importante conheceres os principais indiciadores de um motor gripado para poder agir rapidamente e evitar prejuízos maiores:

  • Maior consumo de óleo: o consumo de óleo em excesso é um dos principais sinais de que algo está errado com o motor do teu carro. Assim, verifica regularmente o nível de óleo, pois um nível baixo pode causar atrito excessivo nas peças internas do motor.
  • Falta de potência: se o teu carro parece ter menos potência do que o habitual, isso pode indicar que o motor está com problemas de compressão, o que afeta a eficiência dos pistões.
  • Perda de combustível: se notares um acréscimo no consumo de combustível do teu carro, ele pode ter problemas no motor. Neste caso, verifica o filtro de ar e o sistema de injeção de combustível.
  • Vibração exagerada: quando a condução de um carro vem acompanhada de uma vibração incomum, pode ser um caso de um motor desequilibrado devido a problemas com as bielas ou pistões. Esse problema, caso não se solucione, pode causar danos em outras peças do carro.
  • Barulhos estranhos: analisar o som do motor de um carro é uma das maneiras de identificar que está errado com o motor do teu carro. Quando notares batidas ou sons anormais, leva o carro à oficina para pedir ajuda especializada.
Related posts
AutomóveisLegislação

Documento Único Automóvel: Como pedir?

AutomóveisCódigo da Estrada

Multas de estacionamento: quanto tens de pagar quando deixas o carro mal estacionado?

AutomóveisCarros ElétricosCódigo da Estrada

Bicicletas e trotinetes: Regras e boas práticas de circulação

AutomóveisCódigo da Estrada

Sinais H46 e H47: afinal, o que significam estes sinais?