Portugal Manual – Curated Cultural Experiences procura dar a conhecer os novos artesãos de Portugal Continental e Ilhas.
Artistas inspirados por tradições familiares e nacionais que se focam em trabalhar os principais materiais de sempre. Estes são quem o projeto Portugal Manual procura promover!
Esculturas em madeira e cerâmica, joalharia, mobiliário e tecelagem. Estas são algumas das artes que este projeto quer dar a conhecer, bem como exibir a paixão, personalidade, identidade e crença, aliadas ao consumo e economia sustentáveis para o qual estes novos artesãos contribuem.
Com o apoio da Visit Portugal, o principal portal de promoção de turismo no país, Portugal Manual – Curated Cultural Experiences é um meio digital e interativo de promover as artes, tradições e economias regionais, fortalecendo a ideia de que este território, desde o Continente às Ilhas, é dotado de criatividade e contemporaneidade.
De acordo com o website do projeto, de “Norte a Sul do País, bem como nas ilhas da Madeira e dos Açores, encontrámos novos artesãos que recuperam ofícios tradicionais e matérias-primas locais. Criam peças contemporâneas, personalizadas e únicas, desenvolvendo produção em pequena escala mas com recurso a tecnologias modernas, numa perspetiva empreendedora que promove uma economia sustentável”.
“Portugal Manual – Curated Cultural Experiences é uma experiência única e imersiva que pode ser vivida no conforto dos vossos lares ou diretamente em Portugal”, escrevem.
Arte, artesanato, design e luxo são as categorias pelas quais este projeto digital se encontra dividido, oferecendo a localização, imagens e uma biografia de cada um dos novos artesãos parceiros desta iniciativa!
Caso queira saber mais sobre o Portugal Manuel – Curated Cultural Experience, pode aceder ao website do projeto através deste link, ou dar uma vista de olhos no Instagram oficial, onde colocam fotos de alguns dos artistas e projetos que promovem!
A Portugal Manual conta também com dois espaços físicos: um no Centro Cultural de Belém (CCB) e outro no Depozito, um espaço criado em colaboração com A Vida Portuguesa, no número 21, da Rua Nova do Desterro.