Esteja a par dos acontecimentos e atividades no Carnaval de Lisboa, para saber onde e como celebrar uma das ocasiões mais animadas do ano!
Quer venha de fora ou seja “da casa”, Lisboa é um dos melhores locais de Portugal (talvez do mundo!) para passar um bom e divertido tempo, dado que qualquer festa ganha vida na capital lusa! Com isso em mente, seria de esperar que as celebrações de Carnaval correspondessem. Assim sendo, “Lx” será agraciada com diversas atividades e desfiles a terem lugar em diversas partes da cidade.
Em primeiro lugar, o coletivo Pandeiro LX tem marcado, para o dia 12 de fevereiro, terça-feira, um cortejo de Carnaval, sendo esta uma boa forma de introduzir as festividades!
Integrante do Carnaval de Lisboa, um dos eventos a manter debaixo de olho é a performance-cortejo de Carnaval do coletivo “artivista” Colombina Clandestina, uma associação cultural sem fins lucrativos, que tende a marcar presença com recurso a muita dança e percussão, podendo esperar-se o mesmo para um sábado carnavalesco!
Com uma forte mensagem de igualdade, e em conjunto com o coletivo Colombina Clandestina, Lisboa traz-nos o Baque Mulher, um movimento feminista nascido na Comunidade do Bode em Recife, em Pernambuco, com um intuito de ouvir e dar uma voz às mulheres e imigrantes. Autónomo e diverso, este coletivo promete, para além da música, uma posição tomada sobre igualdade de oportunidades.
O bloco e escola de percussão de Samba, Carvalho em Pé, traz também consigo um Carnaval Carioca, com o “Baile do Carvalho”, no Sambalfama, no dia 17, a partir das 18h00. As festividades do “Carnaval do Carvalho” passarão ainda pelo restaurante/bar Palaphita Cascais, às 12h00, do dia 18, sábado de Carnaval.
Como parte do Carnaval de Lisboa, o bloco “Qui Nem Jiló” tem agendado para o dia 19 de fevereiro, na zona exterior da fábrica do Braço de Prata, em Marvila, uma demonstração de cor e alegria, com um desfile que procura celebrar diversos nomes da música do nordeste brasileiro.
O workshop de percussão brasileira BatucaBoa vai sair à rua em forma de bloco, com performances agendadas para diversos pontos da cidade alfacinha, durante todos os dias do Carnaval!
A capital lusa oferece também o Lisbloco, um bloco carnavalesco constituído por músicos e dançarinos residentes, que atua com uma temática de sustentabilidade e conscientização. Para além do típico desfile e festa de Carnaval, que terá lugar no dia 21 de fevereiro, o Lisbloco oferece habitualmente workshops e projetos de interação com o público, de modo a transmitir informação cultural e ambiental.
Por último, o bloco “Bué Tolo” vai ser mais um dos nomes a ter em conta no decorrer das festividades, com o Cais do Sodré a ser palco de concertos de música carioca, com um programa definido para toda a família!
Para mais informações sobre as outras atividades e eventos do Carnaval de Lisboa, aceda ao link!