Quantcast
Formação & Carreira

Gestão Emocional no trabalho

Gestão emocional

Todos nós já passamos por dias mais difíceis ou cansativos no trabalho. E a verdade é que com as demandas e o stress do dia-a-dia nem sempre é fácil conseguir gerir as emoções. Agir de forma descontrolada ou sem fundamento pode prejudicar não só o ambiente laboral como a nossa imagem profissional. É, por isso, essencial saber controlar as emoções para que não se reflitam de forma negativa no dia-a-dia e no relacionamento entre os colegas de trabalho. Vamos dar-lhe dicas para fazer uma melhor gestão emocional no trabalho. Fique atento

Dicas para a Gestão Emocional

  • Tente entender as suas emoções

Tente compreender a emoção que está a sentir. Perca algum tempo a tentar descobrir a origem e os porquês do que está a sentir. O que é que desencadeou esse sentimento? 

Reconheça as suas emoções e não deixe que os sentimentos negativos se agravem e interfiram com o seu desempenho. Se alguma coisa o está a incomodar pense em formas de os resolver e siga em frente.

  • Mantenha uma atitude positiva

Nem todos os dias vão ser bons. Prepare-se para encontrar obstáculos no caminho. Olhe para as dificuldades como uma oportunidade e pense em formas criativas de as ultrapassar. Coloque o problema em perspetiva. Não gaste a sua energia a alimentar pensamentos negativos.

Procurar os aspetos positivos de cada situação ajudam a melhorar o humor e aumentar a produtividade e bem-estar no trabalho.

  • Encare os problemas de forma objetiva

Esteja preparado para lidar com problemas inesperados. O mais provável é que nem tudo corra como esperado. Tente ficar tranquilo enquanto pondera as diferentes possibilidades. Observe o problema de forma objetiva. Avalie bem as alternativas que tem à sua disposição.

  • Não leve as críticas para o lado pessoal

A capacidade de saber aceitar críticas é uma parte essencial da gestão emocional. Aprenda a ouvir as críticas e a absorver o que melhor pode retirar delas. Sentir-se ofendido só aumenta o sentimento de frustração e insatisfação. Não transforme uma simples chamada de atenção num grande problema. Ouça as críticas construtivas e cresça com elas. Afinal, são uma forma de compreender os pontos que podem ser melhorados ou desenvolvidos.

  • Comunique de forma clara

Escolha comunicar de forma clara com os seus colegas de trabalho. Falhas de comunicação causam mal-entendidos e mau ambiente de trabalho. Opte por comportar-se sempre de forma respeitosa e profissional. Apresente o seu ponto de vista de forma assertiva e evite atitudes agressivas ou rudes. Tenha cuidado com os comentários que podem ser mal interpretados. 

  • Não leve os seus problemas pessoais para o trabalho

No local de trabalho tente abstrair-se dos seus problemas pessoais. Experimente focar-se apenas nas tarefas que tem a fazer e criar uma barreira entre a vida pessoal e profissional. Trate os seus problemas pessoais de forma reservada e não os exponha em contexto de trabalho.

  • Faça pausas

Saiba quando é preciso parar, relaxar e descansar. Não coloque demasiada pressão em si. Para trabalhar de forma produtiva é vital saber valorizar a saúde mental e o descanso.

 

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Direito a férias dos trabalhadores independentes

CarreiraFormação & Carreira

O que significa ser trabalhador designado?

DicasFormação & Carreira

Como criar um CV impactante: dicas para te destacares

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!