A desmotivação no trabalho afeta cada vez mais os trabalhadores, e isso tem consequências negativas tanto para a nossa saúde física quanto mental.
Os líderes, a chefia e o ambiente de trabalho continuam a ser os grandes responsáveis pela desmotivação de tantos profissionais que estão no mercado de trabalho.
Procrastinação. Desinteresse. Falta de produtividade. Todos estes “efeitos” fazem parte da rotina de pessoas que estão completamente desmotivadas com o trabalho.
A motivação e o estar motivado, tem um papel essencial tanto para profissionais quanto para as empresas, pois influencia diretamente o desempenho, satisfação e os resultados no trabalho, e neste caso em específico, do trabalhador.
No entanto, são muitos os fatores que contribuem para um trabalhador desmotivado.
Porque acontece a desmotivação no trabalho?
Normalmente, essa desmotivação surge quando o profissional se sente, pelo menos na maior parte do tempo, menos produtivo e mais cansado, ficando assim mais exposto ao desenvolvimento de algumas doenças tanto a nível físico, como psicológico.
A isto, pode estar associado:
- Falta de reconhecimento no trabalho
- Sentir que o trabalho e a empresa estão estagnadas
- Insatisfação Salarial
- Ambiente de trabalho tóxico
- Stress e ansiedade
- Má liderança por parte das chefias
Posto isto, a desmotivação no trabalho pode estar associada a vários fatores, como vimos anteriormente. No entanto, a primeira coisa a fazer para resolver o problema, é identificar a causa.
Afinal de contas, porque te sentes desmotivado no trabalho?
Assim que souberes responder a esta pergunta, é altura de encontrares soluções.
1. Vida pessoal e profissional
Definir metas pessoais no trabalho pode renovar o teu sentido de propósito e direção a seguir. Estas metas devem ser desafiadoras, realistas e alinhadas com os teus interesses e valores.
2. Novos e mais desafios
Todavia, a falta de novos desafios pode ser uma das principais causas da desmotivação. Procura projetos ou tarefas desafiadoras dentro da tua área ou explora novas áreas para expandir as tuas capacidades e encontrar novas fontes de motivação. Propõe-nas em equipa e vê como podem ser postas em prática.
3. Bem estar sempre em primeiro lugar.
Assim, o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é essencial para manter a motivação. Deves cuidar sempre e em primeiro lugar da tua saúde física, mental e emocional, deixando tempo para atividades de lazer, bem como tempo para descanso. Nada que uma noite bem dormida não resolva muita coisa.