Quantcast
Bem-Estar no trabalhoDicasFormação & Carreira

Como gerir a vida profissional e pessoal

vida profissional e pessoal

Ainda que estejamos a fazer algumas mudanças na nossa rotina, a sociedade é muito orientada para o trabalho e às vezes torna-se complicado gerir a vida profissional e pessoal, tornando-se um verdadeiro desafio para muitas pessoas. 

A pressão para alcançar o sucesso no trabalho leva muitas vezes a uma negligência severa na vida pessoal, provocando acima de tudo, um desequilíbrio emocional.
Mas tudo é fazível, desde que sejas tu a dar o primeiro passo para uma gestão eficaz destas duas realidades, mantendo sempre o foco pretendido no trabalho e na família, garantindo assim uma saúde mental e física adequada ao teu estilo de vida.

Para uma satisfação profissional e pessoal, invocamos algumas estratégias importantes para alcançar o equilíbrio que procuras. 

1. Estabelecer limites

Uma tarefa complexa, na maior parte das vezes, mas muito importante e valiosa para colocares em prática. Estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal é essencial e pode ser feito a partir de horários específicos e definidos, para que, tanto os colegas de trabalho como os teus familiares saibam quando estás disponível.

2. Priorizar tarefas

A gestão do tempo é crucial para equilibrar a vida pessoal da profissional. Para isso é preciso:

  • Identificar as tarefas mais importantes, tanto no trabalho como em casa;
  • Dedicar tempo e empenho a cada uma delas;
  • Definir prioridades realistas e evitar sobrecarga no trabalho;
  • Dedicar tempo à família e amigos e outras atividades de lazer e, caso seja necessário: Aprender a dizer que não!

3. Facilidade na Comunicação

Acima de tudo, ter uma comunicação clara e honesta com a entidade empregadora, e isso pode envolver alguma flexibilidade nos horários, home office ou até a contratação de novos colegas para evitar a sobrecarga de trabalho. Já a nível familiar, é importante que a comunicação seja eficaz para ser possível construir um ambiente de apoio e compreensão, para que a família seja também mais flexível. 

No final, o resultado de uma vida equilibrada onde as necessidades pessoais são alcançadas e o sucesso profissional é atingido, todo o esforço valerá a pena! 

Por fim, é importante relembrar que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem de ser um processo contínuo, individual, consciente e proativo. Nem sempre funciona com todas as pessoas, no entanto, é importante experimentar diferentes técnicas e abordagens e ajustar, se for necessário. Não negligencies a importância de encontrar o equilíbrio destas duas realidades e não te esqueças que o bem-estar geral, a tua saúde mental e a relação com as pessoas são tão ou mais importantes que as tuas conquistas laborais! 

Related posts
Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Queres tirar uma licença sem vencimento? Sabe como fazê-lo!

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

Viajar em trabalho: direitos e deveres

Bem-Estar no trabalhoFormação & Carreira

Síndrome pós-férias: como evitar?

Direitos do TrabalhadorFormação & Carreira

1 de maio: Direitos fundamentais dos trabalhadores