Quantcast
NutriçãoSaúdeSaúde & Bem Estar

Carne Vegetal: alimentos à base de plantas.

Carne vegetal

Nos últimos dois anos a venda dos alimentos à base de plantas aumentou 20% em Portugal, atingindo em 2022 um recorde de 64,7 milhões de euros. O instituto sem fins lucrativos Good Food Institute Europe analisou os dados da empresa NielsenlQ, revelando assim que o setor de produtos de origem/carne vegetal em Portugal cresceu 7% desde o ano passado. Além disso, as vendas das carnes à base de plantas aumentaram 67% entre o ano de 2020 e 2022. 

Os ingredientes mais usados para confecionar a carne vegetal são as proteínas vegetais, que visam imitar o sabor, a textura e a aparência da carne, utilizando assim plantas como o grão de bico, a soja, e a ervilha. 

A importância da carne vegetal

A diminuição do consumo de carne devido a problemas de saúde, como os problemas cardiovasculares, foi um dos fatores que permitiram aumentar a margem de crescimento das marcas e o seu posicionamento no mercado. Algumas marcas viram-se desafiadas a oferecer a mesma textura e o mesmo sabor da carne de origem animal.

A gastronomia vegan não é apenas consumida pelas pessoas que adotaram essa realidade, mas sim por muitos que nos dias de hoje estão preocupados com a situação atual do planeta e a forma como os animais são tratados. Além disso, estes produtos são classificados como produtos Gourmet de modo a encher os olhos de quem deseja consumir o alimento, sendo aprovado até pelos mais céticos.  

A diminuição do consumo de carne é uma tendência em ascensão. Pratos vegetarianos e veganos já são opções até nos restaurantes mais tradicionais.

Marcas de supermercados que produzem estes produtos

A carne vegetal tem uma taxa de vendas mais baixa do que a própria carne e peixe, mas nos supermercados as prateleiras estão recheadas de produtos das marcas Powered by Plants, Beef Style e Chicken Style, Next Level Meat, Future Farm, entre outras.

  • Sonae

O grupo Sonae em parceria com um fornecedor nacional, desenvolveu os produtos da marca Powered by Plants, de modo a proporcionar quatro referências de produtos congelados e três referências de produtos refrigerados. Além disso, estes produtos foram aprovados por mais de 250 consumidores em meio a provas cegas, contendo assim o selo Continente Food Lab.

Os produtos Powered by Plants são:

  • Almôndegas;
  • Hambúrgueres (com sabor a carne);
  • Hambúrgueres e nuggets (com sabor a frango);
  • Carne picada (100% vegetal).
carne vegetal
Foto: Powered by Plants: Almôndegas, hambúrgueres
e nuggets – Continente
  •  Jerónimo martins

O supermercado Pingo Doce desde dezembro de 2019, oferece produtos com 0% de carne mas que contêm 100% do sabor da carne de origem animal.

A marca Beef Style e Chicken Style são as duas gamas de produtos que visam imitar o bife e o frango, sendo assim uma ótima opção para os ovo-lacto-vegetarianos (dieta de consumo de ovos, leite, e os seus respectivos derivados). Estes produtos contam com uma variedade de produtos congelados como hambúrgueres, carne picada, croquetes, coxinhas e nuggets

carne vegetal
Foto: Beef Style e Chicken Style: Hambúrgeres
e nuggets – Pingo doce
  • Lidl

Desde do ano de 2020 a gama Next Level Meat oferece opções vegan como os hambúrgueres feitos com proteína de soja e de trigo, assim como o substituto da carne picada de origem animal.

Estas opções de carne vegetal tem como objetivo induzir o cliente a diminuir o consumo de carne, de modo a não perder a textura da carne e o seu sabor.

carne vegetal
Foto: Next Level Meat: Hambúrgeres
e carne picada – Lidl

Marcas que produzem estes produtos 

  • The Vegetarian Butcher

Tudo começou quando Jaap Korteweg, no ano de 1997 mudou a sua forma de pensar quando o assunto tratado eram os animais, aumentando assim um desejo de obter o maior talho do mundo somente com carne vegetal.

Os produtos The Vegetarian Butcher garantem carne vegetal de alta qualidade, expressando assim a textura e o sabor que a carne de origem animal contêm. Os hambúrgueres, os pedaços de frango e os nuggets são os alimentos que a marca confeciona. 

Além disso, a marca oferece no seu site uma variedade de receitas envolvendo todos os seus produtos que podes acessar através deste link.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por The Vegetarian Butcher PT (@thevegetarianbutcher_pt)

  • Future Farm

A Future Farm é uma empresa que usa a tecnologia para criar a carne vegetal com a mesma suculência, o sabor e a textura da carne de origem animal, assim como a cor avermelhada da carne feito através da beterraba.

Os ingredientes como a proteína de ervilhas, soja isolada, proteína de grão de bico são o que constituem todos os hambúrgueres, carne picada, almôndegas, salsichas e pedaços de frango que a marca confeciona. Além disso, os produtos da Future Farm não contêm glúten, nem organismos e aromas artificiais.

Todos os artigos da marca estão disponíveis no El Corte Inglês de Lisboa e na de Vila Nova de Gaia, conseguindo assim fazer as encomendas através do online e da aplicação Getir.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by future farm ᐅᐅ (@futurefarm)

E que tal comer o teu prato de carne vegetal acompanhado de uma bebida refrescante? Clica neste link e descobre como fazer smoothies refrescantes para escapar do calor.

Related posts
Saúde & Bem EstarSaúde Mental

Ansiedade: identifica os sintomas e descobre como prevenir

SaúdeSaúde & Bem Estar

Ácido úrico elevado: o que é, sintomas e causas

SaúdeSaúde & Bem Estar

Blefarite: como tratar a inflamação das pálpebras

SaúdeSaúde & Bem Estar

Rosácea: mais do que vermelhidão