A carreira de cada pessoa é influenciada pelas suas preferências, vontades, ambições, cultura, expectativas e valores de cada um. Por isso, ter conhecimentos sobre as tuas âncoras de carreira habilita-te a fazer escolhas mais conscientes. Descobre o que são estas âncoras de carreira e como influenciam as tuas escolhas.
No contexto atual em que os profissionais têm mais poder de decisão pela própria carreira, é cada vez mais importante repensar não só os próprios valores e perspetivas, como a maneira como estes influenciam as tuas decisões profissionais. Esta autorreflexão é o que chamamos de âncoras de carreiras.
Teoria das Âncoras de Carreira
A Teoria das Âncoras de Carreira é um conceito que surgiu em 1970, por Edgar Schein, PhD. em Psicologia Social na Universidade de Harvard e antigo professor do MIT — Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.
De acordo com Schein, os pilares das Âncoras de Carreira guiam-nos rumo às decisões que precisamos de tomar na nossa carreira. A partir destes, percebemos que tipos de empresa ou trabalho se adequam aos nossos valores e estilo de vida.
Tipos de âncoras de carreira
Cada âncora indica os elementos da realidade que irão impactar nas preferências por determinada função, carreira, organização ou oportunidade. A âncora predominante norteia o comportamento profissional e demonstra do que ele não abdica mesmo quando precisa tomar decisões difíceis.
A descoberta das tuas âncoras de carreira pode ajudar-te na escolha de uma empresa e carreira mais adequada. Por exemplo, um profissional cuja âncora principal é a autonomia, a trabalhar numa empresa de processos rígidos e burocráticos, terá poucas hipóteses de ser feliz. Pelo contrário, uma pessoa com âncora de serviço ou dedicação a uma causa é perfeita para trabalhar numa ONG.
Por isso, faz uma autoanálise para saberes do que “não abres mão” na hora de fazer escolhas profissionais.
Competência Gerência Geral
Nesta âncora, as pessoas pretendem ser reconhecidas e valorizadas pelos seus resultados. Têm o sonho de atingir os cargos altos da empresa e gostam de liderar.
Além disso, visam ter responsabilidade nas decisões, especialmente em cargos onde possam destacar-se e fazer a diferença, adequando-se a cargos de gestão.
Competência Técnico/Funcional
Neste caso, mais do que valorizar o cargo e o estatuto dessa posição, os profissionais valorizam o conhecimento, a especialização e o domínio técnico. Procuram trabalhos desafiantes, autonomia e poder de decisão, de modo a testar os conhecimentos que possuem na sua área de atuação.
Mais do que chegar a cargo de relevo, os profissionais desta âncora desejam tornar-se experts (especialistas) numa determinada área.
Autonomia/Independência
Nesta âncora de carreira encontram-se os espíritos livres — as pessoas que sentem repulsa pelas regras pré-estabelecidas. Neste caso, estas pessoas vão buscar uma carreira que lhes proporcione mais escolha e poder de decisão.
Segurança/Estabilidade
Uma âncora bastante comum no tempo dos nossos pais. Até existia uma expressão de descrevia da melhor maneira este sentimento — “fazer carreira” numa dada empresa. Esta expressão descrevia as pessoas que trabalhavam toda a vida, ou quase toda, para uma só empresa.
A principal preocupação é a sensação de bem-estar gerada pela baixa volatilidade na sua carreira.
Neste caso, a procura de estabilidade, principalmente financeira, vai guiar a carreira destes profissionais.
Criatividade Empreendedora
Nesta âncora estão os profissionais empreendedores — possuem motivação para, criar negócios, produtos ou serviços. Estes profissionais gostam de influenciar outras pessoas e têm o desejo profundo de melhorar o que já existe, deixando assim a sua marca.
Serviço/Dedicação a uma causa
Pessoas com esta âncora são orientadas na sua carreira por trabalhos que sejam condizentes com os seus valores pessoais, mais do que aos seus talentos e competências. São profissionais que querem, de alguma forma, contribuir para um mundo melhor através do seu trabalho, alguns até fazem voluntariado.
Duro Desafio
Neste caso, são profissionais altamente competitivos. Eles definem o seu sucesso profissional pela superação constante de obstáculos aparentemente impossíveis e a solução de problemas muito difíceis.
Estilo de vida
Os profissionais aqui ancorados procuram encontrar uma forma de juntar as necessidades individuais, familiares e as exigências de carreira.
Cada vez mais frequente na nossa sociedade, estas pessoas querem, acima de tudo, flexibilidade. Assim, dão prioridade à atitude da empresa em vez do trabalho realizado propriamente dito.